sábado, fevereiro 06, 2010

PAINEL DA FOLHA

Por um triz

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 06/02/10


Procuradores da República encarregados de investigar o mensalão candango e advogados dos envolvidos avaliam que nunca foi tão grande o risco de prisão de José Roberto Arruda, agora suspeito de tentar obstruir as investigações. Além de bilhete do governador, a PF tem imagens de um gerente de banco entregando a Rodrigo Arantes, sobrinho e secretário particular de Arruda, dinheiro usado em tentativa de suborno.
Teme-se, no entanto, que a defesa de Arruda ganhe um argumento para derrubar a prisão caso ela seja pedida antes de o Supremo Tribunal Federal responder a consulta do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, sobre a possibilidade de abrir processo contra o governador sem licença da Câmara Distrital.




Veja bem. Ao lado de Ciro Gomes, o presidente do PSB, Eduardo Campos, disse ontem em Recife que "nem sempre concorda com o estilo" do deputado, que nesta semana bateu pesado nos petistas interessados em removê-lo da disputa presidencial. Mas o governador de Pernambuco ressalvou que Ciro deve ser "respeitado", pois é "sincero".

Não é comigo. Tampouco o PT quer polêmica pública com Ciro neste momento. "Ele bate, a gente finge que não apanhou e fica tudo por isso mesmo", resume um integrante do alto escalão da campanha de Dilma Rousseff.

Em estúdio. Na passagem por Recife, Ciro gravou parte de sua participação no programa do PSB que irá ao ar no próximo dia 18. Ele espera que a janela televisiva vitamine seu desempenho nas pesquisas, contendo o ataque especulativo à candidatura.

Emergência 1. Até ontem reunido na residência oficial do presidente da Câmara, Michel Temer (SP), o "conclave" que preparava a convenção de hoje do PMDB teve de abrir uma dissidência: o grupo do Senado foi para a casa de José Sarney (AP) tentar resolver a pendência entre Romero Jucá (RR) e Renan Calheiros (AL) em torno da primeira vice-presidência da sigla.

Emergência 2. Jucá prometia ontem levar a disputa a voto, mas a turma do deixa disso tentava dissuadi-lo.

Me dê motivo. Renan invocava um desentendimento em torno da votação de um empréstimo para Alagoas na tentativa de justificar o veto a Jucá e a preferência por Valdir Raupp (RO). Mas quem conhece a história sabe que a disputa Renan-Jucá por áreas de influência no partido e no governo vem de longe.

Venham todos. O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), colocou anúncios na TV convocando a população a receber Lula e Dilma, que estiveram ontem no município gaúcho. De quebra, organizou um encontro hoje de prefeitos de partidos aliados com a ministra-candidata.

Cada um na sua. Já a governadora Yeda Crusius (PSDB) e o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), que enfrentarão o PT na eleição estadual, recepcionaram a comitiva de Lula no aeroporto e não foram a São Leopoldo.

Segundo tempo. Advogados do PSDB vão recorrer da decisão do ministro auxiliar do TSE Joelson Dias de arquivar representação que acusa Dilma de campanha antecipada durante evento em Minas Gerais. O partido solicitará que o caso seja examinado pelo plenário do tribunal.

Rrrrronaaaaldo! Com o plenário ainda esvaziado nos primeiros dias pós-recesso, Tião Viana (PT-AC) elogiou a assiduidade de Mão Santa (PSC-PI): "É o Galvão Bueno do Senado. Narra, comenta, analisa e quer cabecear!".

Sonho meu. O PSOL apresentou uma resolução na Câmara sugerindo punição aos deputados que utilizarem a verba indenizatória na contratação de empresas financiadoras de suas campanhas.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

A teimosia do governo leva a concluir que há muita sujeira e interesses escusos nessa transação.

Do senador ÁLVARO DIAS (PSDB-PR), sobre a preferência de Lula pelos caças franceses, mais caros do que os concorrentes.

Contraponto

Deixa que eu chuto Na semana passada, ao chegar a Porto Alegre para participar do Fórum Social Mundial, Lula recebeu de sua assessoria o discurso a ser lido no tradicional evento de organizações de esquerda. Uma vez no palco, mandou bala:
-É com grande satisfação que eu estou aqui hoje na abertura desta conferência, para conversar com vocês sobre um tema essencial para a democracia e para o exercício da cidadania: a comunicação social!
A plateia estranhou, ouviram-se cochichos, e o presidente logo percebeu que por engano haviam lhe dado o discurso proferido em dezembro na Confecom. Lula resolveu o problema de sua maneira favorita: improvisando.

Nenhum comentário: