segunda-feira, fevereiro 01, 2010

PAINEL DA FOLHA

No palanque

FOLHA DE SÃO PAULO - 01/02/10


O núcleo da pré-campanha da ministra Dilma Rousseff pretende transformar o vice-presidente José Alencar no principal cabo eleitoral da petista em Minas Gerais, segundo maior Estado do país e reduto do governador tucano Aécio Neves.
Candidato ao Senado -há quem defenda até lançá-lo ao governo-, a ideia é que o vice copie a estratégia de Aécio e coloque o pé na estrada, percorrendo o Estado para alavancar o nome de Dilma. A avaliação é que a presença dele no palanque, depois de um ano de luta para superar o câncer, pode ter um efeito de "comoção". Recentemente, Lula o designou para mediar a disputa envolvendo PMDB e PT em Minas.


Memória. Há poucas semanas, o PT de Minas Gerais brindou Alencar, que é do PRB, com o título de "militante petista de honra".

Fatura 1. Em conversas com o núcleo da campanha da ministra Dilma, lideranças do PC do B indicam estar à espera de uma "forcinha" para que o partido atinja o objetivo de fechar 2010 com uma bancada mais robusta no Senado - hoje, o único senador do partido é Inácio Arruda (CE).

Fatura 2. As principais apostas dos comunistas ao Senado são as candidaturas do vereador Netinho de Paula em São Paulo, da deputada Vanessa Grazziotin no Amazonas, de Perpétua Almeida ou Edvaldo Magalhães no Acre e, possivelmente, Flávio Dino no Maranhão.

Presente de grego. Netinho, aliás, presenteou o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) com uma camisa do Corinthians. Santista, o petista preferiu entender o gesto como um sinal de aproximação.

Tudo a ver. Na passagem de Lula e Dilma por Recife, semana passada, virou motivo de piada a dificuldade de pronúncia do sobrenome da petista entre os prefeitos que a acompanharam. Das variações mais recorrentes, prevaleceu Dilma "Do Chefe".

Feudo 1. Dentro da estratégia de fortalecer o presidente da Câmara, Michel Temer, a participação da ala oposicionista do PMDB no novo diretório do partido, a ser eleito no sábado, deve encolher.

Feudo 2. A configuração da Executiva peemedebista deverá ter o senador Romero Jucá (RR) na vice, o ministro Hélio Costa (MG) na secretaria-geral e o deputado Eunício Oliveira (CE) na tesouraria.

Zen. Não foram apenas as bochechas protuberantes de Ciro Gomes que chamaram atenção na semana passada. Segundo correligionários, ele anda tão calmo que chega a dar medo. Efeito das andanças em Santiago de Compostela, ironizam os colegas.

Vitrine. O governo divulgará com alarde nesta semana que o Luz Para Todos atingiu a meta de 11,1 milhões de famílias. E que o programa foi implementado por Dilma. Além disso, anunciará que a instalação dos novos postes gerou 335 mil empregos.

Ambiente 1. Estudo técnico elaborado pelo Ibama em novembro para a concessão de licença para as obras da hidrelétrica de Belo Monte (PA) aponta "grau elevado de incerteza" sobre a qualidade da água após as obras na região.

Ambiente 2. Também cobra que o governo apresente um programa para contemplar a população dependente economicamente da pesca, que será duramente impactada pela construção da hidrelétrica, segundo o parecer.

Prazos. Os técnicos alertam que o documento não foi produzido com a devida profundidade, dado "o prazo estipulado pela Presidência".

Ajuda. O deputado Rocha Loures (PMDB), acionista da Nutrimental, despachou 500 mil barras de cereais ao Haiti.
com LETÍCIA SANDER e MALU DELGADO

Tiroteio

O PAC serve para qualquer finalidade. Menos para executar obras e fazer o país crescer.
Do deputado PAULO BORNHAUSEN (DEM-SC), sobre o governo ter usado gastos do PAC para cumprir a meta fiscal do setor público em 2009.

Contraponto

Fuso tucano


Um grupo de tucanos paulistas participava da inauguração de uma escola técnica na zona leste de São Paulo, na última quarta-feira. Ao microfone, o deputado estadual Bruno Covas saudou a plateia:
-Boa dia a todos!
Ao lado dele, o deputado José Aníbal fez piada:
-Não sei qual foi a balada que você estava ontem, mas acho que já é boa tarde, não deputado?
Conhecido notívago, o governador José Serra ouviu o diálogo e tratou de emendar:
-É que ele estava falando comigo...

Nenhum comentário: