sexta-feira, fevereiro 26, 2010

MÔNICA BERGAMO

Saresp: média de português sobe; só 10% atingem nível "avançado"

Folha de S.Paulo - 26/02/2010


Serão divulgadas hoje as notas do Saresp, a prova do governo paulista que avalia o rendimento dos alunos do Estado em português e matemática.

A boa notícia: as médias de 2009 melhoraram em relação ao ano anterior. Na 4ª série do ensino fundamental, subiram de 180 para 190, numa escala que vai até 500; na 8ª série, foram de 231 para 236. Na 3ª série do ensino fundamental, subiram de 272 para 274. Do total de alunos que foram avaliados, só 10% atingiram o nível avançado (um pouco mais do que no ano anterior), enquanto, na outra ponta, 20,9% tiveram notas consideradas "insuficientes" ou "abaixo do básico".

No escalão intermediário, 68,8% tiveram notas consideradas "adequadas".

BOMBA
Já em matemática não há muito o que comemorar: os resultados foram piores do que os obtidos em português.

BILHETE
Integrantes do grupo de Orestes Quércia entabularam conversa com o grupo do prefeito Gilberto Kassab para que ele se mude do DEM para o PMDB em 2011.

AMOR PERFEITO
De acordo com um interlocutor do prefeito, isso dificilmente acontecerá caso José Serra (PSDB-SP) vença as eleições presidenciais em 2010, em aliança com o DEM. "Nesse caso, o partido sobreviverá e Kassab será seu nome mais forte." Em caso de derrota, o partido se desmilinguirá -e a migração para o PMDB paulista seria até um caminho natural, já que Kassab e Quércia se dão às mil maravilhas.

IRMÃO GÊMEO
Ciro Gomes (PSB-SP), eventual candidato ao governo de São Paulo, aparecerá em centenas de anúncios do PSB que serão veiculados no Estado na próxima semana. Estará ao lado do neossocialista Paulo Skaf (PSB-SP), presidente da Fiesp -e integrante da fina flor da elite paulista, que Ciro tantas vezes definiu como deletéria para o país.

PRIMEIRO ATO
Ciro e Skaf, por sinal, foram dirigidos pelo publicitário Duda Mendonça.

EU QUERO
Protagonista de "Hairspray", que estreou anteontem em SP, Edson Celulari quer ter na plateia o prefeito Kassab, o secretário estadual da Cultura, João Sayad, e o jogador Ronaldo. Pediu que a produtora Lulu Librandi convide o trio para assistir ao espetáculo.

GRANDE ANGULAR
O ator Raoni Carneiro, 28, vai ser amante de Marília Pêra, 67, no seriado "A Vida Alheia", que a Globo deve estrear em abril. Ele viverá um paparazzo da revista de celebridades da qual ela será dona.

SHOW DO MILHÃO
Com o fechamento do Avenida Club, que passará por reformas, o espetáculo "Terça Insana" se muda para o Acústica São Paulo, na Bela Vista. Na nova temporada, que estreia no dia 16, haverá um esquete discutindo as novas mídias, com um "quiz" em que os personagens "sr. Facebook", "sr. Orkut" e "sr. MySpace" não conseguirão responder a perguntas sobre história antiga.

TROTE
Os novos alunos da SP Escola de Teatro vão ser recebidos hoje com "galharufas", amuletos com mensagens de boas-vindas escritos por nomes consagrados dos palcos. Denise Fraga, Leopoldo Pacheco, Cássia Kiss, Antunes Filho, Beatriz Segall e Sandra Corveloni estão entre os padrinhos dos calouros.

ABRIGO
Tramita na Assembleia Legislativa um projeto que prevê a instalação de centros para abrigar pessoas que sofrem do mal de Parkinson. A iniciativa, do deputado Fernando Capez (PSDB-SP), prevê que o doente passe o dia no lugar enquanto seus familiares estão no trabalho. No fim do expediente, eles iriam buscá-lo.

MULHERES DO EGITO
Elenir e João Antônio Zogbi, do grupo empresarial Zogbi, tentam inovar nos eventos para celebrar a união de seu neto Maurício Zogbi Porto com a cantora lírica Luciana Feres, que se realizará em março. Faz parte da programação, por exemplo, uma palestra sobre "O Papel da Mulher no Egito Antigo", que será ministrada por um especialista, amanhã, para amigos do futuro casal.

HOJE É O SEU DIA
Os fãs brasileiros da banda Coldplay estão ensaiando um "Parabéns pra Você" para o vocalista, Chris Martin, que faz aniversário no dia do show da banda em São Paulo, 2 de março. A surpresa vai acontecer depois da música "In My Place", acompanhada por uma ola com luzes de celulares e balões brancos, pretos e vermelhos, cores da turnê do grupo.

CURTO-CIRCUITO
O GRUPO AMERICANO Overkill se apresenta no dia 19 de março, no Clash Club, com ingressos de R$ 90 a R$ 150. 16 anos.

O CLUBE Astronete recebe amanhã a festa Discotexxx, com os DJs convidados Atum, Daniel MS e Leandro Cunha. 18 anos.

COMEÇA HOJE, no shopping Iguatemi, a feira de design e produtos Paralela Gift. Entre os expositores, estão a designer Elisa Stecca e a marca argentina Pic Nic.

O RESTAURANTE Freddy comemora seus 75 anos com o Festival Chateaubriand-Camarão, que começa hoje na casa.

Nenhum comentário: