sexta-feira, fevereiro 05, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Goldfajn prevê ainda muitos solavancos

Folha de S.Paulo - 05/02/2010


"Depois do terremoto, há tremores. Os mercados ainda vão sofrer. A crise foi séria." Para Ilan Goldfajn, economista-chefe do Itaú Unibanco, as turbulências fazem parte do período pós-crise.

O nervosismo de ontem dos mercados foi uma combinação de fatores, nem todos novos no horizonte. O risco de Grécia, Portugal e Espanha subiu em consequência da piora fiscal desses países do Mediterrâneo.

Além disso, pesaram a ameaça de rebaixamento dos EUA pela agência de "rating" Moody's e dados negativos do mercado de trabalho norte-americano. À medida em que o pior da crise vai ficando para trás, começa-se a fazer conta e a percepção é que levará anos para pagar as dívidas.

Goldfajn não teme que a saída de investidores estrangeiros do Brasil seja suficiente para provocar graves problemas.

"Vai haver solavancos. Muitos devem ter se retirado do mercado hoje, dada a queda na Bolsa, mas acredito que os estrangeiros vão continuar", diz.

"Há mais risco no mundo. Quem vê o longo prazo, sabe que o Brasil não teve problema com bancos. O problema está nos EUA, na Europa e no Japão. Somos parte da solução."

Para o investidor de curto prazo, um alerta. "É bom apertar o cinto. Vai ter volatilidade." Para quem mantém aplicações por mais tempo, as condições seguem razoavelmente bem.

Goldfajn afirma acreditar que o Banco Central elevará os juros entre março e abril. Há piora de expectativas de inflação e o dólar em alta não ajuda a segurar preços. A autoridade monetária, porém, não tomaria medidas drásticas para evitar fuga de investidores, diz o ex-diretor do BC.

"O câmbio é flexível. faz parte do sistema. Se deixar as pessoas livres, elas voltam", afirma.

Daqui a pouco, essa [turbulência] acaba, mas, infelizmente, não será a última. Teremos muitos solavancos

DE OLHO NO LANCE
A demanda de jovens de escolas públicas por mais qualificação tem impulsionado os cursos técnicos. "O estudo público não prepara a pessoa para o mercado de trabalho. Esse aluno sai em desvantagem", diz Cristina Franco, sócia da BIT Company, franquia especializada em cursos técnicos, de informática e de educação continuada, para alunos de ensino público. A mensalidade de um curso básico é de R$ 99. A empresa quer abrir 30 unidades neste ano. Em 2009, foram 24 novas franquias. Hoje são 140 escolas, com 32 mil alunos por semestre. De olho nas oportunidades de trabalho e de receita gerados pela Copa do Mundo de 2014, a empresa lançou dois cursos: um para quem vai lidar com o turista, indicado para funcionários do varejo, voluntários, taxistas, entre outros; e outro para o empreendedor, que já tem seu negócio ou deseja tê-lo com foco na Copa. O curso terá início no segundo semestre deste ano em São Paulo, e depois será expandido para a rede. A empresa atua em 14 Estados, mais o Distrito Federal, além de Portugal e Angola.

Carrefour busca investimentos no Nordeste

Jean Marc Pueyo, diretor-superintendente do Carrefour Brasil, diz que a empresa está à procura de oportunidades de expansão no Norte e no Nordeste.
"Acreditamos no potencial da região, onde já atuamos há mais de uma década e seguiremos atentos às boas oportunidades de expansão", afirma Pueyo, contrariando os rumores de que a rede Walmart poderia comprá-la.
As operações do Carrefour nas regiões Norte e Nordeste do país representam atualmente mais de 17% das vendas da rede no Brasil.
Há quatro anos, o faturamento dessas regiões representava menos de 7% do total. Em 2009, foram criados mais de 2.000 postos de trabalho nas regiões. Para este ano, a perspectiva é de crescimento, chegando a 16 mil colaboradores diretos e indiretos até o fim do ano.
No final do mês passado, Lars Olofsson, presidente mundial do Grupo Carrefour, disse a Pueyo que Brasil e China serão o foco dos investimentos do grupo francês nos próximos anos.

AUTORAL
Desde agosto de 2009, até o final de janeiro deste ano, foram encontrados na internet 15.713 links para download pirata de livros, segundo levantamento da ABDR (Associação Brasileira dos Direitos Reprográficos). Mais de 90% foram retirados do ar após notificação da entidade, que começou a fazer trabalho de busca de links piratas no segundo semestre do ano passado.

POETA
Por meio do Twitter, em menos de 140 caracteres, Jonathan Schwartz, CEO da Sun Microsystems, anunciou ontem a saída da companhia. O executivo escreveu em forma de um curto poema "haiku" que sentirá falta da Sun e que a crise contribuiu para o mau desempenho da empresa, que foi adquirida pela Oracle em 2009.

FRAUDE 1
O brasileiro Nilton Rossoni, 50, foi condenado a 68 meses de prisão pela Justiça dos EUA, acusado de fraude no eBay (de leilões on-line). Segundo a Justiça, ele "executou um esquema" em que vendeu milhares de itens entre 2003 e 2008, mas não os entregou. Ele teria usado e-mails e endereços falsos para realizar a fraude.

FRAUDE 2
Ainda segundo a Justiça, na Flórida, Rossoni realizou mais de 5.500 vendas no eBay (como passagens aéreas e DVDs), usando ao menos 260 contas diferentes no site. No total, faturou US$ 717 mil. "Nenhum dos itens foi enviado ou entregue, e Rossoni simplesmente ficou com o dinheiro para uso pessoal", afirma a Justiça.

Nenhum comentário: