terça-feira, fevereiro 16, 2010

CLÁUDIO HUMBERTO

"Fatos não comprovam, fatos, quando muito, mostram indícios"
Secretário de Educação do DF, Afonso Brito , tentando defender o governador Arruda

Arruda deve ficar preso por 60 dias
O governador do DF, José Roberto Arruda, deverá permanecer pelo menos 60 dias preso, segundo estimativas de juristas e magistrados. Acusado de atrapalhar a instrução criminal, a prisão preventiva deve perdurar enquanto essa fase não for concluída. A decisão do ministro-relator Fernando Gonçalves é considerada irretocável, sob o aspecto técnico, por isso o Supremo Tribunal Federal dificilmente a revogaria.


Celeridade
Pela praxe, a instrução do processo ganha celeridade quando o acusado está preso; por isso, talvez essa fase termine em 60 dias.


Sem saída

Provas contundentes e o ato jurídico perfeito da prisão fizeram os advogados de Arruda desistir de recorrer do habeas corpus negado.


Sem pressa

Para julgar o mérito do habeas corpus negado, o STF pedirá parecer da Procuradoria-Geral da República. Que não terá pressa em fazê-lo.


Está difícil
Além do plenário do STF, apenas o ministro Fernando Gonçalves, que a ordenou, tem o poder de mandar libertar o governador Arruda.

Nome forte
O ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Paulo Costa Leite é um dos nomes fortes de que Lula dispõe para ocupar o Governo do DF, caso seja decretada a intervenção pelo Supremo Tribunal Federal. O gaúcho Costa Leite reside em Brasília há mais de trinta anos e é um dos advogados mais admirados do país. Em 2002, Lula chegou a revelar a amigos que gostaria de tê-lo como seu candidato a vice-presidente.

Obstáculo
Há motivos de sobra para a intervenção, mas transtornos, como a proibição de emendar a Constituição, são o seu principal obstáculo.

Abatimento
Nos primeiros dias de cárcere, Arruda ficou tão abatido que nem sequer teve ânimo para tomar banho e fazer a barba.

Diploma
A Associação Nacional das Universidades Particulares denunciou a Lula a lentidão do MEC em investigar faculdades ilegais em São Paulo.

Festa e suborno
Antônio Bento recebeu na churrascaria Porcão, em 3 de fevereiro, durante a festa de casamento de Haroaldo de Carvalho, de outro preso por obstruir as investigações, os primeiros R$ 200 mil destinados a subornar Edson Sombra, testemunha das acusações Durval Barbosa.

Desordem
O decreto do Superior Tribunal de Justiça mandando prender José Roberto Arruda cita "provas contundentes" e revelações da imprensa para concluir que "os crimes colocam em risco a ordem pública do DF".

Conduta moral
Do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, sobre a crise envolvendo Arruda: "O Brasil institucional, indispensável à democracia, carece de decência, pois não são os índices do PIB que expressam o avanço de um país, mas a conduta moral de seus dirigentes".

Falso

A ONG Proteste, de defesa do consumidor, testou 13 marcas de atum ralado natural, em latinhas, e descobriu que em duas delas (Rubi e Alcyon) a carne é parecida, mas o peixe é outro, bonito.

Negócio educativo
O fundo de investimento americano Advent, que comprou o Pitágoras, do ex-ministro Mares Guia, é o novo dono da universidade Uniabeu, há 50 anos no Estado do Rio. Com o Pátria e o Dínamo, domina o setor.


Arruda
Depois de posar com Lula segurando a camisa 10 do time do Gama, com "Arruda" às costas, o governador jamais imaginou passar um Carnaval na ala dos presidiários...


PODER SEM PUDOR

Nota zero

Certa vez, em coletiva de imprensa, o então ministro do Turismo, Mares Guia, avisou que usaria sua habilidade de ex-professor de matemática para explicar alguns gráficos de pesquisa do setor no Brasil. Após a didática explicação, uma jornalista provocou: "Agora o professor terá que tirar todas as dúvidas dos alunos."

Nenhum comentário: