quinta-feira, fevereiro 25, 2010

ARI CUNHA

Sarney e José Aparecido


Correio Braziliense - 25/02/2010


José Aparecido e José Sarney sempre foram amigos pelos tempos vividos juntos. No governo de Brasília, Aparecido pede a Oscar Niemeyer projeto para a Casa dos Indígenas. Prédio pronto, os índios começaram a querer habitá-lo. Vendo que a arquitetura era um luxo, Aparecido preferiu pedir a Oscar Niemeyer que transformasse a obra num monumento aos índios. Havia muitos em Brasília hospedados na Casa do Ceará. Abusavam, e a presidente desfez o acordo com a Funai. Quiseram viver no monumento, o que não foi possível. Ameaçaram José Aparecido. Preocupado, havia perto da bandeira na Praça dos Três Poderes um redondel, escritório de Oscar Niemeyer. Aparecido foi ao Planalto tentar convencer José Sarney. Supersticioso, o presidente não aceitou. “Você que gosta dos índios dê-lhes guarida. Aqui perto do Planalto, não quero ouvir protestos dos homens da selva.” E pronto. Valeu a palavra do presidente.


A frase que não foi pronunciada
“Não é só a letra E que pode transformar Dilma em Dilema.”
» Presidente Lula, pensando no silêncio da noite.

Hollywood
Francisca Macedo informa que o Condomínio Hollywood foi vendido em licitação pública em 2002. Está totalmente vendido e, em seu lugar, está o bairro Taquari. Esta coluna agradece a comunicação e se desculpa pela informação antes divulgada.

Preços de imóveis
Quem informa é Pelágio Gondim, homem de imprensa da Terracap. Imóveis são vendidos a pessoas físicas, mesmo sendo apartamentos. Conjunto de interessados pode abrir firma e adquirir o que deseja. O prazo chega a ser de 240 meses. Nas cidades satélites distantes, lotes são vendidos até R$ 40 mil com infraestrutura terminada. Água, luz, esgoto e asfalto.

Hugo Chávez
O presidente Lula da Silva considera o presidente Hugo Chávez da Venezuela um democrata. O substantivo passou a ser adjetivo, o que não convém à política internacional. O ditador da Venezuela tem pouco petróleo e falta eletricidade. Persegue a oposição e põe o povo para calar ou ficar a seu favor. Regime personalista.

Bebedeira
O carnaval não intimidou muita gente. Foi grande o número de bêbados que não deram ouvidos à polícia. Alguns disseram que estão dispensados de obedecer. E explicam. Fazemos o que autoridades estão fazendo. Não está certo, mas não queremos ser minoria na população.

Tomaram dunas
Até recentemente, as dunas de Natal eram sagradas como preservação da natureza. O passar dos tempos motivou invasões. Dunas são movediças. No bairro Felipe Camarão, as casas irregulares são protegidas por paredes de pneus. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros trabalham ensinando aos moradores que a natureza não recebe desaforos de ninguém.

Eleição
Dono de alto prestígio, o presidente Lula da Silva quer ter sua turma de choque. José Dirceu, especialista em caixa 2, cassado pela Câmara Federal como líder do mensalão, é o escolhido. Pelo passar dos dias, o presidente sabe o endereço do Tesouro, mas seu amigo vai buscar direto na fonte. Companheiros punidos pela mesma atuação sentem a abertura da porteira.

Caríssimo
Temos no Brasil uma costa com a extensão de 8.500km. Não se justifica, portanto, o alto preço do peixe no país. Iniciado pela Embrapa projeto que leva nosso peixe ao mundo. Melhor seria viabilizar a chegada do produto a um preço justo aos próprios brasileiros.

Novidade
Pedido médico da rede pública é especial em laboratório biomédico. O preço é cortado pela metade. Trata-se de uma alternativa que aparece para os contribuintes que têm pressa no resultado dos exames.

História de Brasília

O negócio do navio contrabandista, é este: a carga era “endereçada” para o Uruguai, mas a “paradinha” era mesmo em Angra dos Reis. O porto clandestino fica no terreno do sr. Jorge Duque Estrada (guardem o nome) em Angra dos Reis. Há ainda lá uma estação de rádio para intercomunicação dos contrabandistas e o sr. Duque Estrada continua protestando inocência. (Publicado em 25/2/1961)

Nenhum comentário: