domingo, fevereiro 21, 2010

ARI CUNHA

Meio ambiente

CORREIO BRAZILIENSE - 21/02/10


Muita coisa que ocorre na atualidade é consequência da falta de sintonia com o meio ambiente. Não desconfiem, visto que o que acontece é palpável. Se a natureza se rebela é porque tem razão. Não é sempre que as autoridades acreditam. Ao sentir desejo contrariado, logo encontram os “desvios”. Pior para todos. A decisão sobre meio ambiente é exclusivamente técnica. Em Brasília temos o caso das construções do Setor Noroeste. Passando por lá, vimos a rapidez com que andam os projetos. Ninguém olha para a natureza. Lá mesmo foi detectada falsificação sobre o meio ambiente. Parte da divisa está localizada em terras de defesa. Quem decide a locação muda de sentido a qualquer momento. A pressa da construção vai ofender a natureza. A vingança vem depois.


A frase que não foi pronunciada

“Na política há os espertinhos e os estrategistas espertos.”
» Roberto Jefferson, pensando enquanto lê os jornais



Dengue

» Cento e cinqüenta e sete municípios de Goiás foram atacados pela dengue. O calor faz desenvolver as larvas que se tornam mosquitos. Em Brasília, Itapoã e Paranoá têm número expressivo de focos.

Chuvas

» Há informação de que, desde 8 de dezembro, chove todos os dias em São Paulo. Pelo menos 200 moradores estão desabrigados. Gente de casa sugere um plano de infraestrutura para que o assunto seja tratado com seriedade. Fazer estatísticas ou só registrar vítimas indica que tudo continuará por muito tempo.

Baby Duvalier

» Fundos financeiros de Baby Doc Duvalier estão sob controle do governo suíço. É que a origem mostra dinheiro saqueado. Voltar ao Haiti é difícil. Ocorre que jogada financeira poderá liberar os fundos de Doc Duvalier. Para tanta esperteza sua vida não para.

Gasolina

» Houve época em que autoridades indicavam as empresas que deveriam usar álcool em lugar de gasolina. A situação estava difícil. Empresas que possuíam bombas de gasolina foram obrigadas a trocá-las por álcool. Nessa época foi criada a Via Estrutural. Deviam servir aos ônibus elétricos para não usar gasolina. Tempos depois, não entravam os ônibus elétricos. Hoje os carros formam filas e o trânsito é vagaroso.

Economia

» Raul Velloso reclama que os gastos do setor público caminham para dificultar a economia do Brasil. Sai caro manter o estado das coisas como atualmente.

Carnaval

» Esteve diferente o folguedo de Momo no Rio. As letras são inteligentes. Mantos são jogados entre os personagens. Em segundos aparecem com vestimentas elegantes. Ideia de um quase adolescente. As mágicas surpreenderam os carnavalescos.

Telefônicas

» É comum a todos os estados o que acontece nos telefones. Com a maior falta de cerimônia, ligações são interrompidas. Providências da Nextel não chegam ao conhecimento dos assinantes. Nunca as ligações foram tão ruins.

Entrevista

» Fernando Henrique Cardoso propaga que projeto do presidente Lula da Silva nasceu no governo anterior. Isto é o que se chama cutucar o cão com vara curta, como ensinava o filósofo de Mondubim.

Avião sem tripulante

» Satélite espião americano viaja com combustível altamente tóxico, capaz de prejudicar rios, mar e cidades. Esse míssil detectou que um satélite tomava a direção da Terra e estava sem controle. Viajou 9 mil quilômetros e destruiu o alvo antes que se chocasse com a Terra.

Pré-sal

» O dinheiro do pré-sal entra em campo sem bola. Não se fala em medir o custo para extrair petróleo a tal profundidade. Nem se os recursos gastos darão lucro. A Petrobras faz a propaganda, mesmo conhecendo o assunto em detalhes, mas o tema não sai de suas atividades.


História de Brasília

Já que se fala nisso, é bom que se ouça o plano do sr. André Levy, de transferência do comércio para a W4 da Asa Norte ou outra avenida qualquer. O que é fato é que mais de 60 blocos estão sendo construídos no Setor Norte, sem que o comércio até agora se tenha deslocado para aquela região. (Publicado em 25/2/1961)

Nenhum comentário: