quinta-feira, fevereiro 11, 2010

ARI CUNHA

Na ponta da língua


Correio Braziliense - 11/02/2010


Fernando Henrique Cardoso pôs em artigo em O Estado de São Paulo tudo que podia fazer sobre a política atual, às vésperas das eleições presidenciais. “Dilma Rousseff não é líder. É o reflexo de um líder”. No escrito, diz mais que o presidente Lula da Silva possui “impulsos toscos” e “enuncia inverdades”. Isso quer dizer que, quando dona Dilma Rousseff olha no espelho, não sente que a imagem aparece igual. Explica-se. O espelho mostra a mesma clareza de detalhes, mas reproduz imagem de lado trocado. Em política, diz a sabedoria do povo, vale falar só o que se consegue pensar. Povo não quer saber só das intenções. O PT está fazendo todos os estudos sobre o assunto, para apresentar a Lula a forma definitiva de como deve agir sua candidata.


A frase que foi pronunciada

“Todo homem que se vende recebe muito mais do que vale.”
» Barão de Itararé



Absurdo

»
Assusta a diferença entre o preço de remédios genéricos e o de laboratórios conhecidos. José Serra sabia o que estava fazendo quando criou os genéricos. Por puro preconceito, muitas pessoas preferem pagar mais, não se dando conta de que o princípio ativo é o que vale, adverte Luiz Roberto Guimarães Marreu, da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania de S. Paulo.

Planejamento

»
O povo brasileiro pode ter a fama de fazer tudo em cima da hora. O governo, não. Estão aí os exemplos das Olimpíadas da Grécia e de Barcelona. Milhões de dólares gastos para a construção de centros olímpicos completamente obsoletos. Quando a festa da Copa de 2014 acabar, as instalações devem ceder o espaço à cultura. Projetos espalhados pelo país já provaram que podem resgatar a cidadania dos jovens, antes ociosos.

Novidade

»
Encomendado pela Confederação Nacional da Indústria, estudo revela que o acesso à educação criou nova classificação social. O esforço para atingir os estudos é compensado pelo aumento do poder aquisitivo. A infância sofrida e vencida pela sala de aula é a história da classe média C. O livro de Amauri de Souza fala sobre o assunto.

Boiando

»
Completamente perdidos, os alunos da rede pública só começam a ter aula de inglês na 5ª série. Não há livro didático, e a disciplina é cobrada como se a criança já tivesse base para o estudo. O assunto é sério, principalmente porque as notas dadas mascaram a realidade.

Um rico, outro pobre

»
Inteligente, Osório Adriano Filho começou a distribuir carros da Volkswagen. Certo dia, Lúcio, seu auxiliar para venda de carros usados, chegou ao escritório e encontrou um par de botas ofertada pelo artífice. “Osório, disse ele. Foram me dar essas botas. Não serviam para mim. Agradeci porque não podia usá-las. Agora vejo ao lado de sua mesa o presente que recusei.” Resposta de Osório: “Senti que o meu pé era muito maior, mas achei interessante ficar com o mimo para oferecer a uma pessoa importante que poderá me visitar”.

Aventuras

»
No mundo não havia os esportes radicais, comuns aos dias de hoje em muitos países. Na pequena cidade de Abaeté, Minas Gerais, nascia Geraldo Alves da Silva, que ficou conhecido como Geraldo Maluco. A origem do seu apelido era radical. Começou a andar de bicicleta. A cidade tinha muita areia. Ele treinava pedalando sobre um muro. Daí, a origem do nome que o fez homem corajoso. Morreu depois num desastre de automóvel, sem culpa nenhuma.

Surto

»
Desde o ano passado, há surto de meningite meningocócica no litoral sul da Bahia. Neste ano, quatro pessoas já morreram. A Secretaria de Saúde baiana informa que, além dessas mortes, mais quatro pessoas estão internadas com os sintomas da doença. Em Brasília, autoridades de Saúde ficam atentas ao aumento do número de casos de rotavírus.

Facílimo

»
Anúncio da Honda dá conta de que mais de 400 mil donos da marca em várias partes do mundo vão receber chamado para trocar o acionamento do airbag. Se isso é possível, muito mais fácil é implantar na legislação eleitoral um recall para substituir o político que não merece o voto recebido.

Alegria

»
O Galinho de Brasília prepara algumas surpresas na edição 2010 sob a batuta do mestre Paulo. Além dos passistas de frevo vindos diretamente do Recife, a comissão de frente trará toda diretoria vestindo o traje usado na inauguração de Brasília. Os políticos da cidade podem ficar tranquilos. O forte do Galinho é o ritmo.

História de Brasília

No Iapetc, por exemplo, outro dia uma senhora caiu num bueiro, e foi parar no hospital. Tudo isso em virtude da falta de iluminação em um dos blocos daquela superquadra. (Publicado em 24/2/1961)

Nenhum comentário: