quarta-feira, fevereiro 10, 2010

ARI CUNHA

Chuvas no país


Correio Braziliense - 10/02/2010

Caem chuvas em todo o país. Estamos pagando o erro dos nossos antepassados. Em São Paulo, a terra ficou limpa. Foram plantados milhões de mudas de gramínea para produzir açúcar. Destruíram a terra, praticaram o mal. No Paraná, os pinheirais foram destruídos a golpe de motosserra. Santa Catarina cavou o chão para colher o carvão. O Rio Grande do Sul destruiu a terra alargando os campos, colhendo água dos rios para regar plantações. Em todos os estados, a natureza foi atacada. Todos sabemos que ela não suporta desaforo de ninguém. Tudo o que foi feito está sendo cobrado. O que está acontecendo leva a mão destruidora do homem. Todos pagamos por isso.


A frase que não foi pronunciada

“Eleitores que não são perfeitos são acomodados.”
» Candidato ficha suja pensando no próximo passo.


Novidade

»
Gado brasileiro já pode ser monitorado por chip. A necessidade é tão premente que o Brasil acaba de ganhar a primeira fábrica de semicondutores da América Latina. Tanto no pasto quanto no sinal de TV de alta definição, os semicondutores são uma revolução no acompanhamento de produção e qualidade.

Infraestrutura

»
Toda construção em encostas precisará passar por estudos geológicos, geotécnicos e topográficos. Depois das tragédias acontecidas em tempos de chuva, a ideia do senador Romeu Tuma é criar uma lei sobre o assunto. O projeto também obriga ao monitoramento do poder público. Dados da Defesa Civil mostram que a situação de emergência ou estado de calamidade chegou a mais de 300 municípios só no mês de janeiro.

Registro

»
Lançado pelo Ipea o Boletim de economia e política internacional com a cordenação de André Viana. A publicação trimestral promete ser um documento importante com ideias de autoridades do Brasil sobre economia e política nacional e internacional.

Saúde

»
Campanha do Ministério da Saúde vai ser estendida para a vacinação de 6 milhões de crianças com menos de dois anos de idade na rede pública. Dessa vez contra pneumonia, meningite, sinusite e otite.

Trabalha, nego

»
Quem ganha mais de 30 salários mínimos tem a carga tributária de 29%. Ademais, tem 106 dias de trabalho. Até 16 de julho o cidadão pobre trabalha para pagar impostos. Quem ganha é o governo. A partir daí passa a ganhar o dinheiro depois de tanto suor.

São Paulo

»
O estado está debaixo d´água. Caem barreiras. O governo constata. Não tornou conhecida do público qualquer medida que venha salvar o estado. Higienópolis é o bairro mais antigo. E seu nome indica que foi o primeiro lugar a receber obras de saneamento.

Novidade

»
Jogadoras de vôlei brasileiras são as melhores em sua categoria. A novidade não fica nisso. Como os tênis derrapam na marca que a bola deixa no chão, encontraram solução. É um pano de chão embebido em Coca-Cola. Dá liga de segurança ao tênis para não escorregar como às vezes acontecia. A Coca-Cola tem mais uma
utilidade encontrada pelas campeãs.

O mesmo

»
Ministro Tasso Genro deixa o Ministério da Justiça para se candidatar a governador do Rio Grande. Disse com clareza que nada será alterado nos secretários gerais que assumem o posto do chefe. Desqualifica a competência dos que ocuparão o cargo. Estão tapando buraco e atendendo às ordens de sempre.

História de Brasília

A conservação das superquadras, exceção feita ao IAPB, está lastimável. As lâmpadas dos corredores, queimadas; as lâmpadas dos pilotis, queimadas; as lixeiras, infestadas de ratos; as entradas de serviço, sujas, malcheirosas e repugnantes. As empresas possuidoras de contratos de conservação estão fazendo o pior trabalho que se poderia desejar. (Publicado em 24/2/1961)

Nenhum comentário: