domingo, fevereiro 07, 2010

ANCELMO GÓIS

Latinha em alta

O GLOBO - 07/02/10


O mercado brasileiro de latas de cerveja e refrigerantes está bombando.

A Rexam, gigante britânica das latinhas de alumínio, vai fechar uma fábrica no México.

O maquinário será usado para reativar a antiga unidade do grupo em Pouso Alegre, MG, fechada há nove anos.

Ele se acha
Mesmo na cúpula do governo há quem considere arriscada esta articulação de Zé Dirceu nas bases do PSB para implodir a candidatura de Ciro Gomes.

A preocupação vem de petistas que não confiam muito no taco político de Dirceu.

É. Pode ser.

Eu apoio
Quinta, Lula comemorou, feliz da vida, uma semana sem fumar cigarrilhas.

‘Eu sou gay’
De Milton Cunha, o carnavalesco gaiato — ou “gayato”, com todo o respeito —, ao explicar no barracão da Cubango, escola do Grupo de Acesso A do Rio, o enredo “Os loucos da praia chamada saudade”, e abrir para perguntas: — A primeira resposta eu já tenho: sim, eu sou gay! Agora, a segunda pergunta, por favor

RH
O que se diz na Rádio Corredor é que o Citibank no Brasil deve perder em breve alguns executivos.

É gente que saiu do Goldman Sachs, em 2006, e agora voltaria para a antiga casa. Outros acompanhariam Ricardo Lacerda, que deixou o Citi para montar seu próprio banco. A conferir.

Ai, que calor Avatar ecológico
Passistas da Grande Rio gravavam matéria para TV sob o sol fervente da Cidade do Samba, quinta, quando três delas sentiram o sapato preso no piso.

O salto de acrílico delas, acredite, tinha derretido com o calorão. Há testemunhas.

O DOMINGO É da formosa Thaissa Carvalho, 27 anos, a mais nova candidata a Ritinha — a irresistível empregada vivida por Juliana Paes, lembra?, na novela “Laços de família”, de Manoel Carlos. Thaissa faz sucesso como a apimentada empregada Cida em “Viver a vida”, trama também de Manoel Carlos, na TV Globo. Carioca do Méier, a bela é atriz há 13 anos e nutricionista formada pela Uerj.

Aliás, foi pela cozinha que chegou à TV Globo: conseguiu estágio no restaurante da emissora e, ao saber de um teste para a novela “Alma gêmea”, candidatou-se, ganhou o papel e mudou sua vida para sempre. Sorte nossa

Cinema mudo
A demora da Finep no repasse de verbas para o cinema atrasou a estreia de “5XFavela”, produzido por Cacá Diegues.

O longa só vai ficar pronto em abril. Por isto, não participará de várias exibições para as quais havia sido convidado

Já... A
Finep reclama que os produtores demoraram a entregar certos documentos.

Mas o fato concreto é que as reclamações fazem fila.

Viva Juliana!
Juliana Paes renovou com a TV Globo até 2013.

Santos Brasil
A fama de brigar com os sócios persegue Daniel Dantas.

Agora, Dantas e o empresário Richard Klien, sócios na Santos Brasil, que administra um terminal no Porto de Santos, estão em litígio.

ZONA FRANCA

Nosso Marceu Vieira e Tuninho Galante mostrarão sambas inéditos feitos para escolas de samba, terça, às 12h30m, no Arquivo Nacional, no projeto Música no Museu. Grátis.

Muniz Sodré, da Biblioteca Nacional, fala quarta no simpósio de filosofia “A ambiguidade do sagrado”, na universidade SUC, em Estocolmo.

O laboratório Actelion doou R$ 80 mil ao Haiti. Metade veio dos funcionários e metade da empresa.

Fernando Policarpo, da Soter, faz as obras da ONG Oficina do Parque.

Nathalia Ventura lança linha de festas da Kaunake.

A Fiszpan lança coleção de acessórios de carnaval.

É hoje a Caminhada pela Paz na Zona Norte, na Vila da Penha.

Avatar ecológico

Mais um projeto de filme em 3D, a tecnologia da moda que transmite truques óticos, chegou à Ancine.

Trata-se de versão cinematográfica do desenho animado brasileiro “Peixonauta”, do Discovery Kids. O peixe astronauta é defensor do meio ambiente.

Mire-se em Barcelona
Pasqual Maragall, 68 anos, que foi prefeito de Barcelona nos Jogos de 1992 e acaba de ser anunciado como consultor das Olimpíadas do Rio, em 2016, sofre de Alzheimer.

O anúncio da doença foi feito pelo próprio Maragall, em 2007.

O recomeço
A Yes, Brazil, sucesso dos anos 1980 que revolucionou o mercado de moda no Brasil, vai ser relançada em maio.

Sol, Thomaz e Rafael Azulay, filhos do já falecido dono da marca, Simon Azulay, e o estilista Paulo Zyngier vão reeditar modelos de sucesso da grife.

Cena carioca
Sexta, na discussão de um casal no Shopping da Gávea, o homem virou-se para a mulher, que falava com voz bem delicada e baixinha, e disse: — Não vem com essa vozinha de Tessália, não, que me irrita! Referia-se à curitibana Tessália Serighelli, 22 anos, que gerou polêmica no “BBB 10”.

Meninas do Brasil

Diante de uma bela mulata — com o perdão da redundância —, o olhar de cobiça dos homens lembra o das crianças em frente à árvore de Natal lotada de presentes. É tanta generosidade, tanta beleza, tanto tudo, que eles nem sabem por onde começar. Elas saboreiam o assédio perpétuo, de gracejos abobalhados, gestos sem nexo, sorrisos entregues.

Documentos da raça brasileira pela graça da mistura, acostumam-se ao cortejo permanente, na rua, no samba, na vida. E, claro, se divertem o tempo todo. Ou quase.

Cinco edições de Mulata do Gois, à razão de 12 candidatas por ano, são 60 musas do samba, com dores e delícias de todo tipo. Moças vaidosas, com tudo “ão” — sorrisão, peitão, pernão, bundão —, escondem, na folia e brincadeira, projetos de felicidade modesta, uma casa, o colégio melhor para o filho que normalmente cria sozinha, a faculdade, a sorte de um amor tranquilo. E na solidão do trabalho itinerante, mal pago, conjugam alegria e melancolia.

A maioria não tem namorado. O flerte deslumbrado se dissolve no ciúme do ofício com pouca roupa e o romance raramente prospera.

Os homens estão perto, mas estão longe. “Homem nenhum gosta de casar com mulata.

A gente dá trabalho”, assume Mônica Rangel, 22 anos, candidata da Viradouro em 2010. “Nenhuma passista que passou aqui disse que o namorado gosta. A roupa da gente é pouca coisa, tem muito assédio...”, admite Grazi Dantas, 28, da União da Ilha.

À espreita, está a confusão com garotas de programa.

As fantasias alimentadas pelo ritmo sensual turbinam o preconceito, ainda que algumas, como na música, aceitem “uma prenda, qualquer coisa assim”. As seis dezenas de relatos guardam um ponto comum — o amor pela vida na dança. Ter um tufão nos quadris, para elas, é tudo de bom. Para nós também.

No mais, é como resume Janaína, candidata da Unidos da Tijuca em 2008. “Mulata já foi cor da pele; hoje é profissão”. E destino.

COM ANA CLÁUDIA GUIMARÃES, MARCEU VIEIRA, AYDANO ANDRÉ MOTTA E BERNARDO DE LA PEÑA

Nenhum comentário: