terça-feira, janeiro 26, 2010

TODA MÍDIA - NELSON DE SÁ

Liderança armada

FOLHA DE SÃO PAULO - 26/01/10


O chanceler Celso Amorim falou à CNN en Español, ainda no final de semana, no Haiti, e respondeu sobre "diferenças" com os EUA em tom amistoso, "estamos trabalhando em coordenação muito boa".
Ontem, já no Canadá, na CNN original, manteve o tom, mas foi questionado sobre que países deveriam ter a liderança no Haiti e respondeu que não se trata de "controlar" o país -e sim de agir para que ele não dependa mais de ajuda externa. Ele informou a CNN da aprovação, pelo Congresso brasileiro, de mais 1.300 soldados brasileiros no Haiti.
Por aqui, o "reforço" foi manchete por toda parte - e, para José Sarney, "mostra a liderança do Brasil no comando das forças de paz das Nações Unidas".

MALVINAS & PETRÓLEO
O "Wall Street Journal" deu ontem que companhias britânicas menores iniciam, mês que vem, a prospecção de petróleo nas "ilhas Falklands", ou melhor, Malvinas. Elas "mostram características similares a áreas quentes [de exploração] no Brasil", a saber, o pré-sal.
O jornal diz que as "tensões na região cresceram após a Argentina aprovar lei em 9 de dezembro" identificando as Falklands como parte do país. As "complicações políticas tornam difícil saber" quais grandes companhias poderiam investir nas ilhas -evitadas pelas empresa que operam na Argentina, "como a britânica BP e a Petrobras, que faz prospecção nas ilhas Cuenca Malvinas, ao lado".

CLINTON CONTRA A CHINA
"New York Times", "Wall Street Journal" e agências destacam a reação da mídia estatal chinesa às pressões da secretária Hillary Clinton e do Google.
Na própria manchete on-line de ontem, o "WSJ" ecoou os ataques de jornais como o "Guangming" e o "Diário do Povo", do PC chinês, dizendo que, "nos olhos dos políticos americanos, só quando a informação é controlada pelos EUA ela é considerada livre". O "NYT" destacou o "Global Times": "imperialismo de informação".

AS TÁBUAS
A Apple convocou para o lançamento, amanhã nos EUA, da "última criação" de Steve Jobs, o "tablet". É a reunião de iPhone com notebook, que suplantaria os e-readers, como o Kindle, da Amazon.
Segundo o Blue Bus, linkando o "Los Angeles Times", o "NYT" enviou equipe à Apple para ajudar a desenvolver o aparelho, uma alternativa de sobrevivência para os jornais.
A editora de revistas Condé Nast confirmou que está no projeto. Correndo por fora, a HP e a Dell apresentaram protótipos de "tablets" nas últimas semanas.

PAC, PAC, PAC
Nos sites e portais, o prefeito Gilberto Kassab pregou medalhas em Lula e José Serra, dizendo que simbolizam povos que construíram a cidade, o nordestino e o italiano. Mas o presidente tomou o palanque e, na chamada da Folha Online, "Lula avalia verba do PAC para enchente". No G1, "Lula promete recursos do novo PAC para obras contra as enchentes em São Paulo".
E Lula ainda participaria de dois eventos voltados ao PAC, ontem no Rio _onde, como deu a Band e ecoaram Josias de Souza na Folha Online e Fernando Rodrigues no UOL, "Dilma alcança Serra", no Vox Populi.

Nenhum comentário: