quarta-feira, janeiro 27, 2010

SONIA RACY - DIRETO DA FONTE

Todos por um nas Olimpíadas

O ESTADO DE SÃO PAULO - 27/01/10


Serra e Kassab se preparam para anunciar mega-projeto olímpico criando condições para abrigar treinos de alto rendimento e iniciação esportiva. Orçado em algo como R$ 300 milhões, o intuito é preparar atletas paulistas para o Rio-2016.
Ambos, aliás, têm até março para tomar uma decisão capital: definir os sucessores de Claury Alves e Walter Feldman nas respectivas pastas do esporte - eles tentarão vaga na câmara.
A dúvida é se mantêm as indicações políticas ou convidam estrelas do esporte. Serra deve manter a pasta - o ex-patinho feio do primeiro escalão - com o PTB. Ou seja: caberá a Campos Machado, a decisão final.
No caso da Prefeitura, Kassab gosta da proposta de contar com uma personalidade do porte de Hortência ouMagic Paula. Mas, pragmático que é, pode manter os tucanos no cargo: Gilberto Natalini, o vereador, é o mais cotado para a cadeira.

Chuva bate e fura

Apareceu buraco na pista de taxiamento em Congonhas. Já dentro do avião, sexta à tarde, passageiros da ponte-aérea Rio-SP foram avisados que haveria atraso na decolagem por causa do problema. Gerando em Luana Piovani, uma certa exaltação.
Congonhas confirma o buraco e diz que ele foi sinalizado. Já o reparo será feito quando o tempo firmar. Ainda bem que faltam exatos 1592 dias para a Copa 2014.

Voando alto

Com a decisão oficial de Sebastián Piñera, novo presidente do Chile, em vender sua participação na LAN Chile, os bancos de investimento no Brasil se alvoroçaram com a ideia de costurar uma parceria societária entre LAN e TAM. O que criaria uma das maiores empresas de aviação no mundo.
Sonho de verão?

Lebre por Gato

Um desavisado comprou em camelô da Paraíba o DVD de Lula, O Filho do Brasil. Só que a cópia que trazia Glória Pires na capa e tudo, na verdade, era o documentário ABC da Greve, de Leon Hirszman.
O comprador jura que amou a surpresa.

Estreitando laços

Nelson Jobim foi recebido por Shimon Peres, domingo.
Não se sabe se conversaram sobre Ahmadinejad.

Ano novo, vida nova

Alice Braga vai atacar de apresentadora de televisão.
Foi escolhida para pilotar o Superbonita 2010, do GNT.

Mistura fina

Andréa Beltrão disse sim ao convite de José Wilker. Vai integrar o elenco do Giovanni Improta, o primeiro de Wilker como diretor.
No mesmo filme, Jô Soares marca sua volta como ator em um papel "secreto" especialmente escrito para ele.

Aviso, amigo sou

Vem aí um sistema do INPE que permitirá prever com antecedência riscos de deslizamento. Ele funciona assim: cruza, em um mesmo mapa, dados sobre chuvas e a estrutura geológica da área. Assim que esse casamento aponta perigo, dispara um alerta preventivo, permitindo agir antes da tragédia.
Quanto a São Pedro...

A confirmar

Após derrota acachapante de Chicago em Copenhague, corre que Obama pode ter pego uma "alergia" aos Jogos Olímpicos. Circula que ele não chefiará a delegação americana nos Jogos de Inverno, em fevereiro.
Mas ele também não iria a Copenhague. E... Foi.

Complicações

Henrique Carvalho Pereira, agredido na Livraria Cultura por taco de beisebol, pegou infecção hospitalar e está tomando antibióticos.
Ainda em coma, internado há 37 dias no HC, o moço já respira sem aparelhos.

Ou um ou outro

Paulo Dimas, desembargador, pede ao TJ-SP redução de um terço do volume de seu trabalho hoje na Justiça.
Quer ter mais tempo para a presidência da Apamagis, a associação dos magistrados.

Patuá

Foi necessária equipe de 20 pessoas para transportar um Buda de meia tonelada e sete metros de altura.
Parte do cenário de O Rei e Eu, de Jorge Takla, que estreia em fevereiro, no Alfa.

Na frente

Aviso aos fãs. Enquanto São Paulo se prepara para receber Beyoncé no Morumbi dia 6, um vídeo com ângulos e takes pouco favoráveis à diva, já rola pela internet.

Tom Zé preparou músicas inéditas e temáticas para o Fórum Social Mundial. Sobe ao palco amanhã, em Canoas, na grande Porto Alegre.

Diogo Poças apresenta o show Tempo, ao lado da irmã, Céu, dia 28, no Tom Jazz.

Cristóvão Tezza já pode comemorar. Seu livro, O Filho Eterno, lançado na França, está sendo comparado à obra Uma Questão Pessoal, do nobel japonês Kenzaburo Oe, também sobre seu filho especial.

Orlando Silva está em Londres tentando absorver o bê-a-bá das preparações para as Olimpíadas com o colega local.

Sabrina Sato vai desfilar no carnaval paulista com uma fantasia de corações vermelhos e muitos cristais. Bolada pelo estilista Walério Araújo.

O Bananal, obra de Lasar Segall, do acervo da Pinacoteca, vai completar o conjunto de obras a ser exibido na Tate de Liverpool, até abril.

John Travolta pilotou um Boeing 707 segunda para ajudar as vítimas do terremoto. Ele próprio levou remédios, alimentos e time de médicos para o Haiti.

Na contramão de todas companhias aéreas, que colocam apenas o aviso de "atrasado" no painel de Congonhas nos dias de chuva forte, a OceanAir inovou. Optou por um inusitado "atrasado meteoro". Seria mesmo o que?

Bola do Bem

Segunda não é dia de futebol, menos ainda com frio de sete graus. Ainda assim o prestígio de Zidane e Kaká juntou 52 mil pessoas anteontem para ver, em Lisboa, o empate de 3 a 3 entre Benfica e Amigos de Zidane & Ronaldo. Toda a renda - 510 mil euros - vai para a população do Haiti.

Ronaldo Fenômeno foi a ausência mais sentida. "Ele me telefonou e pediu para jogar no lugar dele, já que não poderia sair do Brasil", explicou Kaká à coluna, que aceitou convite da Gillette para ver o jogo de perto. Mas foi por pouco que o astro do Real Madrid também não perdeu a pelada. Liberado no início da tarde, teve que providenciar um jatinho particular às pressas. Resultado? Apareceu no hotel faltando duas horas para a partida e não teve tempo sequer de se aquecer com os colegas em campo.

Zidane, por sua vez, fez uma longa homenagem à torcida e agradeceu a um a um todos os jogadores - mais de cinquenta - que aceitaram o convite. Como não foram chamados a campo, desconfia-se que foi batido ali o recorde mundial de maior banco de reservas da história.

A ajuda não se limitou ao Haiti. Em dois camarotes, grupos de crianças portadoras de deficiência foram convidados ilustres. Vaias? Só uma vez, quando juiz e bandeirinha trocaram de função. No mais, a torcida queria mesmo era barulho. Uma onda chegou a dar quatro voltas no estádio. Tão marcante quanto isso, talvez tenha sido a presença, nas arquibancadas, de oito bandeiras... do Brasil.

Mas para ninguém esquecer porque estavam ali, um telão exibiu durante o minuto de silêncio gritos em Porto Príncipe no dia do terremoto.

Colaboração
Débora Bergamasco debora.bergamasco@grupoestado.com.br
Gabriel Manzano Filho gabriel.manzanofilho@grupoestado.com.br
Marilia Neustein marilia.neustein@grupoestado.com.br
Pedro Venceslau pedro.venceslau@grupoestado.com.br

Nenhum comentário: