sexta-feira, janeiro 08, 2010

SONIA RACY - DIRETO DA FONTE

Corrida pelo patrimônio

O ESTADO DE SÃO PAULO - 08/01/10


Há boas razões para que a recuperação arquitetônica de São Luiz do Paraitinga siga exemplarmente as linhas originais. A cidade seria declarada Patrimônio Histórico Nacional (é apenas estadual) ainda este ano.
Para não atrapalhar aquele plano, as reformas têm de ser coisa de profissional.
Essa é a prioridade de Alfredo Manevy, interino de Juca Ferreira na Cultura, que vai à cidade na terça.
Com ele vão o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida e técnicos - que já atuam com o Condephaat na região.

Corrida 2
Prático e rápido, Eduardo Suplicy enviou carta a Lula pedindo que visite a cidade, com uma comitiva de ministros, o quanto antes.
Frequentador da cidade há três décadas, o petista percorreu suas ruas, na terça, ao lado do único prefeito petista da região, José Augusto de Guarnieri, de Santo Antonio do Pinhal.

Sem destino
Ciro Gomes dá um tempo no agito. Ao lado de Patrícia Pillar, está "mochilando" pela Europa.
Sem data para voltar nem percurso pré-definido.

Plano S
Com a desistência de Fernando Gabeira, que vai concorrer à Câmara, o PV deve lançar Alfredo Sirkis para o governo do Rio.

Companheirão
Sarney está feliz da vida.
Lula decidiu que sua primeira viagem do ano, assim que voltar a Brasília, será para o Maranhão.

Santa disciplina
Está em fase final o DVD do eterno campeão Oscar Schmidt. Que, entre outras histórias sobre o basquete brasileiro, diz o que pensa de seu apelido.
"Não tem nada a ver essa história de Mão Santa. Tudo que consegui foi graças a muito treino e empenho."


Perigo na rua
Parceira do Brasil na construção de Angra 3, a multi francesa Areva - que faturou mais de US$ 13 bilhões em 2008 - já enfrenta cobranças do Greenpeace.
A ONG informa ter detectado 11 pontos de alta radiação em pedras nas ruas de Akokan, na Nigéria. Onde a empresa explora urânio.

Presente e Futuro
A produção de Lula, o Filho do Brasil esclou gente para percorrer cinemas do Rio com uma câmera na mão.
Gravam depoimentos para mostrar ao diretor do longa, Fábio Barreto, no hospital. E, se precisarem das imagens durante o ano...

Justiça provisória
A maioria dos 200 funcionários do fórum de Poá, Grande São Paulo, está de braços cruzados há dois meses - e não deve voltar ao trabalho antes do carnaval. Sob risco de desabar, o prédio está fechado desde novembro.
Grupos de dez funcionários, em rodízio, dão plantão provisoriamente numa pequena sala no fórum de Ferraz de Vasconcelos.
Mas um vigia, um telefonista e outro funcionário continuam de plantão no prédio condenado - coisa da qual a assessoria do TJ-SP diz não ter conhecimento.

Cadê mamãe?
Gisele Bündchen dá uma pausa em sua licença-maternidade e faz caras e bocas para a campanha da Colcci.
A sessão acontece dia 25, em Boston. David Sims assina o ensaio. Ela volta à passarela na SPFW, em junho.

Na Sapucaí?
Leonardo DiCaprio pode baixar no carnaval carioca.
O ator já deu entrada, em NY, na documentação para renovar seu visto brasileiro.

Sem Melancia
Pela primeira vez no Brasil a banda irlandesa The Cranberries, que se apresenta no Credicard Hall no final do mês, foi comedida.
Dolores O"Riordan, a vocalista, quer revistas que tratem de moda, saúde e ioga.


Duelo de loiras
Silvio Santos faz planos para Hebe. Quer que ela dispute as manhãs com Ana Maria Braga.

Na fernte

Eleita a mulher do ano pela revista Billboard em 2009, Beyoncé emplacou mais uma. Segundo relatório divulgado pela Crowley, Halo foi a música mais ouvida do ano, com 24.734 execuções.

O Instituto Victor Brecheret programa exposição com obras do escultor em NY. A ideia é que, na volta, a mostra passe por cidades brasileiras.

De olho nos movimentos de Angelina Jolie, Grazi Massafera se tornou fã de Tomb Raider. Para compor sua primeira vilã na televisão. Na nova novela das sete, Tempos Modernos, que estreia dia 12.

Stephen Gan, editor-chefe da Visionaire aterrissa quarta em São Paulo. Será um dos jurados do concurso Super Models of the World, da Ford.

Bastaram 15 minutos do anúncio dos novos participantes do BBB para que o twitter de Boninho entrasse em colapso.

Chico Science vai ganhar uma mostra com documentos e fotografias da sua carreira. Em fevereiro, no Itaú Cultural. A 1ª do ano no projeto Ocupação.

O livro mais pirateado em versão eletrônica de 2009, segundo a Freakbits foi o ... Kama-Sutra. A cifra de cópias baixadas chega a 250.000.

A quem interessar possa. A proeminente barriga de Fábio Assunção em Dalva e Herivelto é um enchimento. Quer dizer, uma parte dela...

Interinos: Doris Bicudo, Gabriel Manzano Filho, Marilia Neustein e Pedro Venceslau.

Nenhum comentário: