quarta-feira, janeiro 20, 2010

RUY CASTRO

Libido represada


Folha de S. Paulo - 20/01/2010
Na sexta-feira, em São Paulo, num confronto entre gangues na Vila Nova Cachoeirinha (zona norte da cidade), um "soi disant" punk de 15 anos foi agarrado pelo braço por um grupo de skinheads idem dentro de um carro e arrastado por 60 metros pelas ruas. Sofreu traumatismo craniano, corte extenso no rosto, fraturas na fronte e nas costelas e lesões no fígado e nos rins.
Os skinheads alegam que o punk é que saltou na direção do carro para agredi-los com a ajuda de outros 20 punks. Na troca de acusações, os punks dizem que os skinheads não gostam deles, nem de negros, nordestinos e homossexuais. Mas os punks tampouco são famosos pelo convívio em sociedade.
No Rio, na mesma noite, um grupo de jovens, moradores do Grande Méier, marcou pela internet uma briga com a turma do Grajaú, também na zona norte carioca. O cenário seria uma praça no próprio Grajaú. Na hora combinada, a gangue visitante compareceu, armada de rojões, paus com prego na ponta, pedras, soco inglês.
Mas o bando local fez "forfait" -segundo consta, porque começara a chover forte- e isso revoltou os de fora. Os quais, para descarregar a tensão, descontaram em carros e lixeiras da praça e deram um teco em três garotos que passavam por ali. A polícia prendeu 25 dos vândalos, dos quais 16 menores. Em poucas horas, todos já estavam liberados e em casa, de pijama, prontos para tomar sua gemada e dormir.
Há algo meio fora de moda nesses jovens que marcam brigas, mesmo que pela internet. Dá a entender que só são valentes em quadrilha. Se não houver droga no pedaço, a explicação para tanta energia é uma tremenda libido represada. O que, em 1954 ou 1955, ainda era compreensível. Mas, hoje, com a libido de há muito liberada para fins imorais, homem que é homem não briga com homem.

Nenhum comentário: