terça-feira, janeiro 19, 2010

PAINEL DA FOLHA

Emenda Minas

SILVIO NAVARRO

FOLHA DE SÃO PAULO - 19/01/10


Diante da resistência do diretório mineiro em aprovar o fim das prévias eleitorais já no Congresso do partido, dia 18 de fevereiro, a direção do PT vai montar uma comissão para reescrever o estatuto da sigla. Divididos entre as pré-candidaturas do ministro Patrus Ananias e do ex-prefeito Fernando Pimentel ao governo, os mineiros argumentam que, além da disputa política interna, as prévias constam do estatuto (artigos 135 a 142) e que este não poderia ser alterado por resolução -muito menos em ano eleitoral.
"O PT não fará prévias, mas pelo convencimento político. A única exceção pode ser Minas", admite Ricardo Berzoini (SP), de saída da presidência da sigla.


Vizinhança. Tucanos de diferentes plumagens não esconderam a empolgação com a vitória do empresário Sebastián Piñera, da coalizão de centro-direita no Chile, contra o candidato apoiado pela socialista Michele Bachelet.

Ângulos. O discurso que correu ontem entre tucanos é que, assim como Bachelet, Lula encerrará o governo com alto índice de popularidade. A chilena, dizem, não conseguiu transferir votos porque seu candidato, o senador Eduardo Frei, tinha perfil distinto do dela. E a tese é que isso se aplicaria a Dilma Rousseff.

Bula. Já petistas usaram a divergência entre apoiadores de Bachelet, que terminou com a candidatura "independente" de Marco Enríquez-Ominami (terceiro colocado) para alfinetar Ciro Gomes (PSB): "É um exemplo que não deve ser seguido no Brasil. Ciro não deve ser candidato, embora Bachelet apoiar Frei equivale a Lula apoiar FHC", diz André Vargas (PR).

Fiador. Presidente do PSB, o governador Eduardo Campos terá nova conversa com Lula sobre as eleições no dia 27.

De fora. José Sarney (PMDB) aproveitou a viagem de Lula ao Maranhão na semana passada para manifestar preocupação com a eventual candidatura de Ciro ao Planalto. O peemedebista acha que isso daria força ao ex-governador José Reinaldo (PSB), seu desafeto.

Script. Aliados de Paulo Octávio (DEM) apostam que depois de anunciar a desistência de concorrer ao governo do DF, ele deverá entregar o cargo de vice de José Roberto Arruda. Além dos apelos da família, a razão para deixar a política é evitar que o desgaste chegue às suas empresas.

Roteiro. Lula sinalizou ontem na reunião de coordenação que, ao contrário do esperado, quer ir neste ano tanto ao Fórum Econômico, em Davos, quanto ao Fórum Social Mundial, agora em versão itinerante. A ideia é que ele passe por Porto Alegre no dia 26 e, ao voltar da Europa, faça uma parada na Bahia.

Memória. Foi durante o Fórum Social Mundial do ano passado, em Belém, que Lula anunciou a criação da Confecom (Conferência Nacional de Comunicação).

Sacolinha. Presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) lançou a campanha "Adote o Haiti", destinada a recolher recursos de deputados e funcionários da Casa para doar ao país.

Socorro. Em conversas com ministros ontem, Lula pediu dedicação especial de Guido Mantega (Fazenda) na tentativa de mobilizar empresários para levantar doações ao Haiti. Além de comida, o governo trabalha para agilizar a entrega de barracas e lonas.

Explique-se. Incomodados com a afirmação de Nelson Jobim (Defesa), segundo quem a missão brasileira no Haiti deverá ficar no país pelo menos mais cinco anos, deputados pretendem convocar o ministro na Comissão de Relações Exteriores da Câmara para tratar do assunto.
com LETÍCIA SANDER e MALU DELGADO

Tiroteio

"O povo sabe que o horário eleitoral é gratuito.
Então, ninguém quer pagar para assistir."
Do deputado JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), sobre a baixa bilheteria nos cinemas registrada até agora pela cinebiografia de Lula.

Contraponto

Quase igual


Na última sexta-feira, o secretário municipal de Participação e Parceria, Ricardo Montoro (PSDB), falava durante audiência sobre um programa de hortas comunitárias, batizado em homenagem à sua mãe, Lucy Montoro, que cultivava uma horta no Palácio dos Bandeirantes na gestão Franco Montoro (1983-87).
-O projeto é contagiante. A implementação da Horta Escola Lucy Montoro coincidiu com um projeto similar da Hillary Obama nos jardins da Casa Branca...
A plateia caiu na gargalhada e o tucano só se deu conta do deslize quando um assessor cochichou:
-É Michelle, secretário!

Nenhum comentário: