quarta-feira, janeiro 13, 2010

PAINEL DA FOLHA

Gato escaldado

SILVIO NAVARRO
Folha de S. Paulo - 13/01/2010
Ainda com o episódio da "lista tríplice" a digerir, a ala do PMDB ligada ao presidente da Câmara, Michel Temer (SP), reagiu com desconfiança ao saber que Lula começou o ano dando prioridade a conversas com Renan Calheiros (AL), recebido ontem, e José Sarney (AP), com quem deve se encontrar hoje. O grupo pró-Temer afirmava que o tema "vice de Dilma Rousseff" não seria mais tratado em reuniões isoladas com Lula. Mais: que o assunto será colocado à mesa num jantar amplo com o presidente, neste mês, com ministros e líderes do partido.

Depois do acordo de gaveta em 2009, o grupo agora fala em "ajustar procedimentos" sobre Minas, Bahia e Pará, onde PT e PMDB podem se enfrentar nas urnas.


Veja bem. Depois do encontro no Planalto, Renan disse que telefonaria ontem mesmo para relatar a Temer o teor da conversa. Lista tríplice? "Não, não. A indicação do Michel é natural", diz.

Intenções. Presidente do Banco Central, o neopeemedebista Henrique Meirelles afirmou a interlocutores depois da virada do ano que não tem ânimo para disputar nem o governo de Goiás nem o Senado. Ninguém tocou no assunto de ser vice de Dilma.

Cenários. A direção nacional do PSB se reúne hoje em Brasília para tratar da candidatura de Ciro Gomes (CE)... à Presidência. O deputado, entretanto, não dá nenhum sinal de que pretende tomar alguma decisão antes de março.

Palanque. O DEM do ex-prefeito Cesar Maia avisou que manifestaria apoio na hora se Fernando Gabeira (PV) mantiver em pé a candidatura ao governo do Rio. O PPS também se animou. Mas festa mesmo quem fez foi o PSDB. O presidente da sigla, Sérgio Guerra, tratará hoje do caso.

Hidrante 1. Às voltas com o desgaste em Santa Catarina devido às denúncias de corrupção contra o vice-governador, Leonel Pavan, o comando do PSDB agora administra uma crise na Paraíba.

Hidrante 2. O ex-governador Cássio Cunha Lima declarou apoio à candidatura do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), ao governo, mas o senador Cícero Lucena quer disputar o cargo.

Sem parar. A Mesa Diretora da Câmara endossou na última reunião do ano passado pedido do deputado Doutor Ubiali (PSB-SP) para que a Casa reembolse despesas com pedágio e estacionamento.

Estoque 1. Vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Moreira Franco anuncia amanhã em São Paulo que o recolhimento do FGTS em dezembro atingiu a marca de 31,4 milhões de trabalhadores, um recorde histórico de contribuição. Os números são resultado da expansão do emprego formal.

Estoque 2. A Caixa também anunciará que, em 2009, os investimentos do FGTS tiveram taxa de retorno de 14%, percentual elevado por se tratar de fundo de longo prazo.

No papel. Lula orientou ministros responsáveis pelo chamado PAC 2 para que concluam até março as linhas gerais do programa, a tempo de os governadores amarrarem suas contrapartidas.

Prorrogação. O PAC da Copa, que será lançado hoje, também terá segunda etapa. Até o final do semestre, serão anunciados investimentos em saúde e segurança.

Linha. Antes da reunião com Lula, Nelson Jobim (Defesa) disse ao presidente que faria uma prévia com Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) sobre ajustes no programa de direitos humanos.

140 caracteres. A Secretaria de Direitos Humanos recorreu ao Twitter, remetendo para a íntegra do texto com o aviso: "Tire suas próprias conclusões sobre o documento".

Tiroteio

"Vamos ver até quando o comando nacional do DEM vai conseguir manter fechada a caixa de Pandora para proteger o Paulo Octávio."

Da deputada distrital ERIKA KOKAY, líder do PT na Câmara do Distrito Federal, sobre denúncias do Ministério Público Federal contra as construtoras do vice-governador, suspeitas de desvio de dinheiro público.

Contraponto

Baixa rotação


No final do ano passado, um grupo de cantores se reuniu com deputados tucanos na Câmara para pedir apoio à aprovação da chamada PEC da Música, uma emenda constitucional que daria imunidade tributária para gravações com o objetivo de combater a pirataria. Como um dos presentes era Zezé Di Camargo, tucanos aproveitaram para perguntar sobre a cinebiografia de Lula.
-Você está vendendo mais ou menos CDs com a trilha do filme?-, alfinetou Nárcio Rodrigues (MG).
Ao que o cantor desabafou para delírio dos tucanos:
-Pior é que menos...
Apesar do alarde, a bilheteria do filme segue baixa.

Nenhum comentário: