sexta-feira, janeiro 08, 2010

PAINEL DA FOLHA

Pires na mão

SILVIO NAVARRO (interino)

FOLHA DE SÃO PAULO - 08/01/10


Em período de gastos emergenciais para tentar amenizar os prejuízos causados pelas chuvas no país, as prefeituras receberão a notícia de que começarão o ano com o caixa apertado. A primeira parcela do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) depositada hoje, de R$ 1,3 bi, é 20% menor do que o montante pago nos primeiros dez dias do ano passado, contrariando a tradição de que janeiro é um dos meses mais gordos do ano para as contas dos municípios. A previsão é que o quadro não melhore até março.
Dois fatores influenciaram na queda: mudança no calendário de restituição do Imposto de Renda e a manutenção da política de redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).


Romaria. Diante da previsão negativa, prefeitos têm pressionado deputados nas bases para pegar carona em emendas parlamentares liberadas no final do ano.

Finanças. Presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski avalia que o cenário será ainda mais crítico: "Houve aumento no piso do magistério e no salário mínimo".

Aéreo 1. Na tentativa de desconstruir o favoritismo apontado no relatório da Aeronáutica pelos caças Gripen NG, o principal argumento colocado até agora pelo governo na praça é o fato de apenas um terço dos componentes ser produzido na Suécia. O restante é americano ou de outro país europeu.

Aéreo 2. O discurso é usado para tentar desbancar a tese de que os suecos levam vantagem no quesito transferência de tecnologia ao Brasil.

Munição. José Genoino (PT-SP) rebate as críticas na própria base aliada contra a preferência do governo pelos franceses: "Agindo de maneira corporativa, a Aeronáutica cria uma situação que pode impedi-la de obter os aviões e, assim, melar o negócio".

Caminhos. Relator na CCJ da Câmara do projeto que reestrutura o Ministério da Defesa, Genoino deverá dar sinal verde a quase tudo o que foi proposto pelo governo, incluindo a criação de uma Secretaria Nacional de Compras subordinada diretamente ao titular da pasta.

Retrovisor. A Câmara votará após o recesso um projeto de Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) que altera o Código de Trânsito para obrigar os agentes a usar crachá ao abordarem motoristas.

Tour. O PT articula para que o pontapé inicial das viagens de Dilma Rousseff pelo país aos finais de semana ocorra no dia 16, no ABC paulista. A ideia é levá-la a Mauá e São Bernardo do Campo.

Em alerta. Depois da ofensiva tucana na Justiça Eleitoral contra o programa de TV do PT, exibido em dezembro, uma ala do partido defende um formato mais light na aclamação de Dilma como candidata no congresso da sigla, dia 18 de fevereiro.

Bolo. O PMDB gaúcho vai transformar a festa de aniversário do senador Pedro Simon, no final do mês, em lançamento oficial da candidatura do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, ao governo.

Cotovelada. Tucanos que preparam a reunião do partido, no final do mês em Minas, temem pela presença da dupla do PPS Itamar Franco e Roberto Freire. Os dois têm dado sucessivas entrevistas, o primeiro cobrando de José Serra (SP) que oficialize sua candidatura à Presidência, e o segundo pressionando Aécio Neves (MG) para que aceite a vaga de vice na chapa.

Telemarketing. Com o Congresso em recesso, o PSDB na Câmara divulgou um levantamento para mostrar que o líder, José Aníbal (SP), foi o campeão de... telefonemas no 0800 da Casa.
com LETÍCIA SANDER e MALU DELGADO

Tiroteio


Hoje em dia, não se resolvem casos de tortura na delegacia da esquina, mas tem gente tentando resgatar coisas que ocorreram há 40 anos.
Do governador ROBERTO REQUIÃO (PMDB-PR), sobre a comissão da verdade prevista no terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos para apurar torturas e desaparecimentos durante o regime militar.

Contraponto

Chamada a cobrar


Uma repórter telefonou na última terça-feira para o celular do assessor de um governador do Nordeste. Quando ele atendeu, a jornalista, antes de se identificar, perguntou se aquele era o número correto.
-Sou eu mesmo, e nem precisa continuar. Pelo sotaque da senhora e o prefixo do telefone, já sei que é da C&A me cobrando uma dívida!-, disparou o assessor.
A repórter tentou interromper, mas ele continuou:
-Aliás, saiba que esta ligação deve custar mais do que a minha dívida com a loja...
O engano foi logo esclarecido para risada de ambos.

Nenhum comentário: