terça-feira, janeiro 05, 2010

PAINEL DA FOLHA

Showman

SILVIO NAVARRO(interino)

FOLHA DE SÃO PAULO - 05/01/10

No ano em que se dedicou a consolidar o nome da ministra Dilma Rousseff como candidata do PT à sua sucessão, o presidente Lula bateu o recorde de exposição à imprensa, segundo contabilidade do próprio Palácio do Planalto. De acordo com os números, Lula concedeu 260 entrevistas no ano passado -média de cinco por semana. Em 2008, foram 182. No ano eleitoral de 2006, somaram apenas 92.
O crescimento se explica pelo aumento dos contatos com veículos regionais e internacionais. Das 117 entrevistas exclusivas no ano passado, 52 foram para imprensa estrangeira, especialmente interessada nos seguintes assuntos: crise internacional e a organização da Copa-2014 e da Olimpíada do Rio, em 2016.



Talheres. Lula chamou o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), para uma reunião na segunda quinzena do mês junto de outros "dois ou três peemedebistas". Depois do desgaste da "lista tríplice" para escolher o vice de Dilma, avisou que a conversa tratará de "tudo sobre 2010".

Débito... Uma cena chamou a atenção dos frequentadores de uma pizzaria em Brasília anteontem: o ex-ministro de Minas e Energia Silas Rondeau jantava acompanhado de duas pessoas. Na saída, pediu a conta, deixou o dinheiro na mesa e seguiu para o carro.

...ou crédito? Imediatamente, um garçom saiu em disparada atrás de Rondeau ao perceber que faltava dinheiro. O engano foi logo resolvido pelo ex-ministro, investigado pela Polícia Federal por fraudes no setor elétrico.

Autarquia. Após as mortes no Suriname, a Comissão de Relações Exteriores do Senado votará no retorno do recesso um projeto de Valdir Raupp (PMDB) que cria a Secretaria de Apoio a Brasileiros no Exterior -apesar de o Itamaraty possuir uma estrutura similar. Como o projeto já obteve o aval da CCJ, se aprovado, a decisão é terminativa.

Poeira. Um grupo de tucanos se reuniu na Paraíba no final de semana para ver o show da cantora Ivete Sangalo. Os mais animados eram os senadores Cícero Lucena, anfitrião, e Marisa Serrano (MS).

Zíper. Ambientalistas, ONGs e deputados se queixam do silêncio do ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) sobre o decreto de 2009 de Sérgio Cabral (PMDB) que permitiu maior ocupação em áreas protegidas, como o local da tragédia em Angra de Reis.

Currículo. Em férias pela Amazônia, Minc tem mandato de deputado estadual e foi secretário da área na gestão Cabral. "Até a Marina Silva já apareceu para falar do assunto", provoca um deputado.

Negócios 1. Especialistas em questões ambientais de Angra lembram que, no final de 2007, a cidade foi alvo da Operação Carta Marcada da Polícia Civil, que prendeu funcionários da prefeitura acusados de montar um esquema de fraude em licenças ambientais para liberar obras.

Negócios 2. Na lista de presos, suspeitos de desviarem R$ 80 mi dos cofres públicos, estavam o ex-presidente da Câmara Municipal Carlinhos Santo Antônio, o ex-secretário de Meio Ambiente Marco Antônio de Paula Silva e empresários.

Retard. O ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) desistiu de vistoriar Angra dos Reis, conforme havia sido anunciado. Ele foi desaconselhado por Cabral e pelo vice, Luiz Fernando Pezão, que argumentaram dificuldade de acesso à região.

Espera. Com exceção à assistência emergencial às vítimas no Rio, o Ministério da Integração Nacional só vai bater o martelo sobre o tamanho dos repasses às regiões atingidas pelas chuvas depois de receber relatórios com dados concretos dos prejuízos.

com LETÍCIA SANDER e MALU DELGADO

Tiroteio

"O Lobão deveria primeiro aprender um pouco sobre como evitar apagões para depois dar palpite em questões ambientais."

Do deputado RICARDO TRIPOLI (PSDB-SP), sobre o ministro Edison Lobão (Minas e Energia), para quem o Brasil não pode ficar "refém dos humores" do Meio Ambiente para construir usinas hidrelétricas.

Contraponto

Sem filtro Um dos ministros mais plugados no Twitter na Esplanada, Paulo Bernardo (Planejamento) passou a virada do ano conectado. A deputada Manuela D'Ávila (PC do B-RS) aproveitou para deixar uma mensagem:
-Ministro, eu o vi na TV agora a pouco. Além da pauta positiva sobre o salário mínimo, vi que tomou sol! Já eu não dei sorte... Ótimo ano!
Conhecido pelo bom-humor, Paulo Bernardo respondeu na hora:
-Obrigado! Você deve ter reparado que estou ainda mais brilhante, com a careca tostadinha...

Nenhum comentário: