quinta-feira, janeiro 21, 2010

CLÓVIS ROSSI

Os empregos que Lula deve

FOLHA DE SÃO PAULO - 21/01/10


SÃO PAULO - A julgar pelo que dizia um candidato presidencial de nome Luiz Inácio Lula da Silva, a economia brasileira tem um sério problema mesmo depois de sete anos de gestão do citado candidato, badaladíssima gestão, aliás.
Vejamos: quando candidato, Lula dizia que a economia brasileira teria que criar 10 milhões de empregos no período que se iniciaria em 2003 e iria até 2007.
Pois bem: o balanço ontem divulgado pelo Ministério do Trabalho mostra que, no sete anos do governo Lula, foram criados 8,725 milhões de empregos. Ou seja, nem somando os dois mandatos de Lula terão sido criados os 10 milhões de empregos que o candidato dizia que deveriam ser criados em apenas um período presidencial.
Detalhe: 10 milhões de empregos em quatro anos dá 2,5 milhões por ano. Em nenhum dos sete anos Lula se chegou nem mesmo perto dessa marca. O melhor resultado (2007) deu 1,617 milhões.
Não estou dizendo que o resultado foi ruim. Ao contrário, foi bastante razoável, ainda mais se comparado com os números dos anos FHC. Mas aí é que está o ponto: para o meu gosto, comparar uma gestão com outra pode ser até estratégia eleitoral, mas não é o que o país necessita. A comparação que deveria ser feita, sempre, é entre os resultados obtidos e as necessidades da pátria amada.
Se esse for o critério, Lula presidente ficou devendo, segundo Lula candidato. A menos que se acredite que o candidato Lula mentia quando falava, como oposicionista, em 10 milhões de empregos.

Lula foi escolhido pelo Fórum de Davos como "Estadista Global". O Fórum de Davos é aquele que o PT de antigamente odiava, como símbolo do capitalismo mais malvado. Acho o prêmio muito justo. Mas fico curioso em saber se o outro fórum (o Social) daria prêmio igual ou parecido a Lula.

Nenhum comentário: