quarta-feira, janeiro 06, 2010

BRASÍLIA -DF

Direito à boa morte

CORREIO BRAZILIENSE - 06/01/10



O senador petista Augusto Botelho, de Roraima, que é médico, deu parecer favorável ao projeto de descriminalização da ortanásia (boa morte), de autoria do senador capixaba Gérson Camata (PMDB), que deve entrar em pauta para votação no Senado tão logo os trabalhos legislativos recomecem. Na prática, é uma espécie de eutanásia, assunto polêmico, que costuma gerar celeuma entre religiosos e familiares de doentes terminais. Para emitir o parecer, Botelho conversou com monges budistas, pastores e padres. Fez audiências públicas com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil, da União dos Advogados Católicos do Brasil, do Conselho Federal de Medicina e de outras entidades. Porém, enfrenta o poderoso lobby da saúde privada, que lucra com os recursos do SUS ao manter pacientes terminais internados por longos períodos sem necessidade.
Botelho confessa que já deixou pacientes irem morrer em casa porque eles manifestavam essa vontade. “Os médicos só deixam quando há uma grande confiança entre o médico, o paciente e seus familiares. Porém, nós já fazemos sabendo que corremos o risco de haver um processo, algum problema. Porque a lei não permite que se faça isso”, ressalva. Segundo Botelho, é um direito da pessoa não querer sobreviver à custa de aparelhos se tem uma doença incurável.

Poupança

O deputado federal Raul Jungmann, do PPS-PE, resolveu comemorar a decisão do governo de não mexer na caderneta de poupança, atitude pela qual batalhou. Ontem, abriu uma caderneta de poupança no Banco do Brasil. “Abro essa caderneta de poupança como um ato simbólico, na certeza de que esse governo não vai mais mexer no dinheiro do pequeno poupador.”


Afinou O ministro da Aeronáutica, Juniti Saito, garantiu ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, que a Força Aérea Brasileira não pretende manifestar preferências em relação aos aviões de caça que vai adquirir. A escolha final será do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sem saia justa, porque o relatório técnico do Programa FX-2 não fará comparações entre os aviões SAAB Gripen NG (sueco), Boeing F/A18 E/F Super Hornet (norte-americano) e Dassault Rafale (francês).

Atraso O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, inspecionou ontem as obras da nova Cidade Administrativa, complexo de prédios do bairro Serra Verde, região norte de Belo Horizonte. As chuvas constantes provocaram pequenos atrasos em algumas obras e no paisagismo, mas foram um bom teste. O complexo projetado por Oscar Niemeyer abrigará 18 secretarias e 25 órgãos, totalizando 16 mil servidores.

Revanche O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Henrique Maués, repudia a alteração do texto do decreto que criou a Comissão da Verdade, para investigar a tortura e os arquivos do período da ditadura militar (1964-1985) em virtude da pressão do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e dos comandantes militares. “Ninguém em sã consciência pode acobertar atos de tortura, prisões ilegais, desaparecimento por perseguição política e assassinatos. Esses atos são criminosos em qualquer regime político.”


Escaldado

Pego no contrapé durante a epidemia da gripe suína — comprou tamiflu a granel e não conseguiu distribuir os kits à população em tempo satisfatório —, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, resolveu antecipar os preparativos para a campanha de vacinação contra o vírus pandêmico A (H1N1). Custará R$ 1 bilhão e distribuirá 83 milhões de doses de vacina. Candidato a deputado federal, Temporão sabe que perderá o cargo e a eleição se a situação fugir ao controle.


Risco

A propósito, a gripe ronda a aldeia Yanomami no alto Rio Negro (AM), onde um curumim está doente, e a Casa Civil da Presidência, pois a ministra-chefe Dilma Rousseff (PT), candidata petista à sucessão de 2010, também anda gripada. Ambos fazem parte do grupo de risco do vírus A (H1N1): grávidas, trabalhadores de saúde envolvidos no atendimento aos pacientes, crianças entre 6 meses e 2 anos, indígenas e pessoas com doenças crônicas preexistentes (cardíacas, pulmonares, renais, metabólicas etc.).


Meta

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), bateu a meta de sua administração para ampliação do ensino profissional com a criação de mais seis escolas técnicas estaduais na região metropolitana de São Paulo, num total de 173 unidades em todo o estado. No total, foram criadas 100 mil vagas

Desconstrução

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), se queixa de estar sendo crucificado porque desembarcou em Angra dos Reis às 8h30 de 2 de janeiro, só depois que teve a exata dimensão da tragédia do ano-novo, na qual morreram 52 pessoas. Porque estava com familiares e amigos em Mangaratiba, estaria está sendo tratado como se fosse o comandante do Bateau Mouche, o barco que naufragou na Baía de Guanabara em 31 de dezembro de 1988.

Absoluto

O deputado Fernando Ferro (PE) será mesmo o novo líder da bancada do PT na Câmara, com o apoio do atual ocupante do cargo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que marcou para 2 de fevereiro a reunião na qual passará a liderança. Até agora, não apareceu outro candidato

Nenhum comentário: