sábado, janeiro 02, 2010

BRASÍLIA -DF

Voo ascendente

CORREIO BRAZILIENSE - 02/01/10


A ala tucana favorável à candidatura de Geraldo Alckmin ao governo de São Paulo leva sobre o braço uma nova rodada de pesquisas que apontam o atual secretário de Desenvolvimento Econômico como a via mais segura para o PSDB prolongar os 15 anos passados à frente do Palácio do Bandeirante. Mais do que corroborar os resultados da mais recente pesquisa Datafolha, a sondagem amplia a vantagem do Alckmin em relação a Marta Suplicy (PT) e ao deputado Ciro Gomes (PSB), cenário em que venceria com 57% dos votos — a mais estreita margem aferida.

A pesquisa tem sido tratada com discrição pelos alckmistas, já repreendidos uma vez pelo governador José Serra (PSDB), pelo vazamento de uma edição anterior. Avesso à antecipação da disputa estadual, Serra não quer marola com o outro postulante ao governo paulista, seu chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira.


Campo

O governo federal acelerou, em 2009, aumento no número de imóveis rurais de interesse social para a reforma agrária que, em 2008, chegou a apenas 6,4 mil hectares, a menor marca dos últimos 14 anos. No ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou 137 decretos, prevendo a desapropriação de 408 mil hectares


Comparativo

Apesar da retomada, a área destinada à reforma agrária ficou 19% abaixo da média dos primeiros seis anos do governo Lula, de 500 mil. Em relação à gestão de Fernando Henrique Cardoso, o número se distancia ainda mais da média do governo tucano, de 1,2 milhão de hectares.


Relógio

A Câmara dos Deputados deve gastar R$ 2,2 milhões para implementar o sistema de ponto eletrônico dos funcionários da Casa. O registro das horas trabalhadas — que sofre resistência de setores — funcionará no início, de forma experimental, em quatro setores da administração da Casa.


Minguante

Deputados escolados no eleitorado do Rio de Janeiro fazem prognósticos desanimadores para a bancada do DEM. Dos cinco parlamentares eleitos em 2006, preveem, só dois devem se reeleger: Índio da Costa e o presidente nacional da legenda, Rodrigo Maia, que concorrerá com seu pai, o ex-prefeito César Maia, fora da máquina pública carioca.


Composição

Aspirante ao governo do Maranhão, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, desistiu de concorrer ao Palácio dos Leões. Disputará a reeleição para o Senado na chapa da governadora Roseana Sarney (PMDB). Um dos ministros mais próximos da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, Lobão declarou também apoio para que o vice da “mãe do PAC” seja o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP).


Entorno
Uma proposta do deputado Tadeu Fillippeli (PMDB-DF), que prevê a incorporação de seis municípios goianos do Entorno ao Distrito Federal, acendeu uma disputa com a bancada do estado vizinho. Apresentado no fim de outubro, o projeto recebeu pedido de vistas do deputado João Campos (PSDB-GO), que monta resistência ao avanço da matéria.

Missivas
Entre a enxurrada de e-mails enviados, em 2009, para a Presidência da Câmara dos Deputados, o projeto que mais recebeu atenção dos eleitores foi a PEC 300/08, que unifica o piso nacional de policiais e bombeiros militares. A proposta foi tema de 36.636 mensagens. Em seguida, veio o PL 3.299/08, que prevê o fim do fator previdenciário, com 35.159 correspondências.

Prudência
Presença certa em feiras e praças de Planaltina, por onde costumava circular nesta época entre o eleitorado da cidade, o distrital Aylton Gomes (PR) mudou o roteiro de fim de ano. Depois de ser citado nas investigações da Operação Caixa de Pandora, o neo-republicano decidiu passar férias na cidade de Valparaíso (GO), a 60km de distância.


Sonhar pode

Entusiastas da candidatura do vice-governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB), ao Palácio da Liberdade apontam como cenário ideal, nas próximas eleições, uma aliança de peso com o PMDB. Ao partido, seria entregue a vice e a segunda cadeira ao Senado, com prioridade ao ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Nenhum comentário: