domingo, janeiro 31, 2010

ARI CUNHA

Dinheiro da campanha

CORREIO BRAZILIENSE - 31/01/10


O ex-deputado José Dirceu, antigo chefe da Casa Civil, é a força do dinheiro que se pode pensar no governo federal. José Genoino e João Paulo fazem coro com a liderança de José Dirceu. São, por conseguinte, os responsáveis pelo mensalão que atormenta o Congresso, mas dá os votos que o presidente Lula deseja. A volta do trio financeiro arrepia os cabelos da Câmara. Ninguém pode falar do outro. Todos beneficiados. Lula, quando era constituinte, falava dos 300 picaretas da Câmara. Mas, calado, hoje não trata do assunto. Apenas confidencia que eram mais de 500. A volta dos três “mosqueteiros do Rei” dá a entender que Lula ainda é o maestro e tem a batuta na mão. Precisando de dinheiro para a eleição, já sabe a quem procurar.


A frase que não foi pronunciada

“Se você não precisa dela, pode contratar.”
Dona Dita, comparando a ajudante inútil com a Câmara Legislativa.


Pessoal qualificado
Débito do Ceará é de 166 mil profissionais com habilitação nos setores da indústria do petróleo, mineração, construção civil, naval, tecnologia da informação, siderúrgica, confecções, varejo, alimentos e bebidas. Copa do Mundo e Olimpíadas marcam as necessidades de gente qualificada.

Automóveis
Seguindo a tradição do Brasil, Fortaleza tem problemas com automóveis importados, impostos altos. A cidade não tem asfalto de boa qualidade, o que deixa deficientes os automóveis com tecnologia avançada, assim passíveis de acidentes ou dificuldades no manuseio.

Pirenópolis
Os morros de Pirenópolis estão escavados para que sejam retiradas peças de pedra arenosa, especialidade da área. Se houver chuva forte na cidade, poderão se formar lagoas no alto das serras. A tendência, nesse caso, poderá ser o esfacelamento dos morros. Como a natureza não suporta agressão, é melhor prevenir.

Câmara Legislativa
O deputado Cabo Patrício, do PT, convocou a CPI e marcou a eleição dos deputados que deveriam compô-la. A denúncia de que representantes haviam recebido importância em dinheiro, fez o presidente da Câmara Legislativa mudar de opinião. Abandonando a realidade política, desfez a convocação e marcou uma nova para outro dia. Notícia tanto pode ser verdadeira quanto maliciosa. Faltou investigar, antes, do que se tratava.

Sem preocupação
O deficit externo do Brasil está em US$ 5,91 bilhões. Empresas aumentam o lucro e os dólares vão para praças fora do Brasil. Altamir Lopes, chefe do Departamento Econômico do Banco Central, é otimista: “Não há razão para preocupações”.

Álcool
Em sendo dos grandes produtores de álcool do mundo, o Brasil amanheceu diferente. O preço subiu sob a alegação de redução de estoques. Esta coluna entende que a maneira de se desligar dos produtores é mudando o sistema até então escravagista. Entregá-lo à Bovespa será solução pacífica e longe das influências dos usineiros.

Raios
Cinquenta milhões de raios caem por ano em Brasília. É o cume de uma área sujeita às intempéries. Só o Ministério de Minas e Energia não adota providências. O número de aparelhos domésticos inutilizados é enorme. Ninguém pode pedir indenização, mesmo oferecendo a nota fiscal.

Cidade
Deixando a política, o vice-governador Paulo Octávio não quis dar muitas explicações aos jornalistas. “A cidade não pode parar”. Entendam que quem está em jogo é a cidade.

Transporte gratuito
A UnB, que possui outros câmpus, atende bem aos alunos. Adquiriu micro-ônibus para transportar gratuitamente os jovens estudantes. O reitor José Geraldo da Silva Júnior. mantém a preocupação de atender os estudantes dando-lhes condições de transporte grátis e confortável.

Estrume
A calçada da Câmara Legislativa amanheceu coberta de estrume. É a revolta dos eleitores. Jurado não pode ser réu. A organização partidária não pode estar acima da ética. Questionável a necessidade dessa Câmara na capital da República.

História de Brasília

O prefeito Paulo de Tarso recebeu um pedido importante de seu filhinho, e pôs, no pregador da gravata, uma linha de cor diferente, para não esquecer. Uma das pessoas recebidas em audiência, para ser agradável, retirou a linha do pregador de gravata do prefeito, que, assim, esqueceu do pedido de seu filho. Difícil, agora, é convencer o garoto disso. (Publicado em 24/2/1961)

Nenhum comentário: