sexta-feira, janeiro 22, 2010

ARI CUNHA

Um dia no Haiti


Correio Braziliense - 22/01/2010

Nenhuma imagem no pensamento poderia alcançar a realidade de Porto Príncipe. A diferença entre acompanhar as notícias e estar lá é indescritível. Um lugar que já era arrasado e cujo clamor de socorro o mundo tentou calar, tapando a boca dos desafortunados com dinheiro. Ao ver um repórter, homens e crianças se juntam ao redor apenas para pedir. Pedir qualquer coisa. Até um olhar serve. Cheiro de corpos em decomposição, trânsito caótico, choro. As armas não matam a fome nem a sede da população. Como tudo o que há, vem o lado bom. A solidariedade humana, o choro dos soldados ao resgatar mais uma pessoa viva, os braços abertos e o sorriso do garotinho que dias depois conseguiu voltar à luz do sol. Os Estados Unidos ganham com a experiência, porque também esperam um terremoto. O Brasil é visto com a simpatia do mundo, mesmo com a dor de também ter perdido bravos soldados. (Circe Cunha)

A frase que foi pronunciada

“A única coisa que nos salva da burocracia é a ineficiência.”
» Zé, aluno que se formou no Ilal e não consegue manter a matrícula na faculdade.

Entendimentos

» Argentina e Brasil têm entendimentos para liberar importações e exportações. Os negócios estão sendo feitos em moedas nacionais. A intenção de ambos é equilibrar importações e exportações.

Estrada

» A DF-05, ligando o Varjão ao Paranoá, está com duas vias. Não foram construídos os pontos de ônibus. Na chuva, moradores se encolhem nas paradas de madeira. A sinalização é deficiente. O motorista está sujeito a desencontro. A linha de retorno do piscinão não está sinalizada. Um descuido faz o automóvel bater no canteiro de entrada.

Medição

» Em alguns lugares de muitas obras, o trabalho de produção é interrompido pelo pessoal da medição. O faturamento está sendo feito em alguns lugares.

Cocô de cães

» Cento e cinquenta e três euros é o que Paris está cobrando de quem não apanha o cocô dos cães que sujam as ruas. O fato tem tido tal importância, para que as pessoas que não acompanham cães sejam protegidas pela lei, que está ao lado delas.

Um ano de Obama

» Barack Obama comemora o primeiro ano à frente do governo norte-americano. Continua em conversa com o Congresso, que bem conhece. O povo aplaude suas posições sem que a demagogia tome conta da política. O fato é que Obama prometeu governar com a popularidade que agrada ao povo. Os Estados Unidos têm sofrido, mas convivem com nova história de amizade intercontinental.

Opinião

» Embaixador Sérgio Amaral entende que Obama ganhou com o programa de saúde e outros. Ele se desvincula de movimentos não populares. Recebeu o mérito da paz, ainda que mantenha guerras em favor dos EUA. Não perdeu a esportiva.

Burocracia

» Mérito ao ministro da Educação, Fernando Haddad. Os funcionários terceirizados que atendem na recepção do ministério são muito educados. Porém, pouco instruídos, não têm a menor intenção em desburocratizar. São necessários muitos minutos à espera de respostas.

Má imagem

» Continuamos pagando as dívidas das visitas, e temos base financeira. Diz o presidente Lula que o Brasil mantém boa fase financeira. A má imagem do Brasil está saindo de foco, principalmente na França. Aviões de fabricação francesa fazem visita ao Brasil a qualquer momento.

História de Brasília

Aquela valeta sobre a qual falamos ontem, existente na Quadra 31, foi aberta pela Civilsan. Era para a colocação das manilhas. Acontece que a Manesmann não mandou as braçadeiras e a empresa empreiteira, que não teve o cuidado de verificar o trabalho, viu-se obrigada a interromper o serviço. Agora, estão tentando soldar as junções e colocar piche, mas não deu certo também. (Publicado em 23/2/1961)

Nenhum comentário: