quinta-feira, janeiro 21, 2010

ARI CUNHA

Mundo torto

CORREIO BRAZILIENSE - 21/01/10


Política brasileira, terremotos, vendavais, desentendimentos e fuxicaria. Não vai bem o mundo. A acomodação das placas tectônicas ameaça agravar a fome no mundo. No Brasil, a política domina com prepotência, egoísmo, uso do dinheiro público. A candidata Dilma Rousseff não aparece em companhia de nenhuma pessoa da família. Pouco se conhece de sua biografia. Não se sabe da sua atividade em administração sem a tutela de Lula. Nem se sozinha, caso eleita, terá discernimento para comandar a administração. Presidente vai de seca a Meca com a candidata a tiracolo. Não apareceu outro candidato. Em Brasília, a erva daninha se enraíza na administração. Mesmo assim, se quer o povo a favor. Pelo visto, há placas tectônicas querendo acomodação também na superfície da política.


A frase que não foi pronunciada

“Aonde Lula vai, a Dilma vai atrás.”
Comentário de Juca Franco, operário, estudando a modernidade da língua


Shoppings
Brasília está vendo pronta a construção de edifícios de shoppings. São muitos, com bastante lugar para estacionamento. Não se sabe se a área é pública ou privada. Pode-se entender que moradores da Península Norte não terão meios de se locomover. Para isso, nenhuma providência está sendo tomada para o trânsito na área.

Forasteiros
Destaque que antes Brasília desfrutava está nas nossas costas. Havia a informação de que brasileiros de toda parte aqui chegavam com a intenção de arrebanhar dinheiros públicos. Passa o tempo e Brasília tem gangue própria para dominar até dinheiro do Legislativo e do Executivo, com rebarbas partindo ao redor do Judiciário.

Previdência
Jarbas Passarinho dirigiu a Previdência. Feitas as contas, eram despesas acrescidas e não controladas. Ministro Passarinho fez revisão na entrada e saída de dinheiro. O rombo foi descoberto. Hoje é da ordem de R$ 42,9 bilhões. A culpa é do governo, que usou dinheiro do trabalhador em atividades impróprias.

Transferência
Lula da Silva transmite para a candidata Dilma Rousseff a força que ela não pode receber. O presidente brasileiro deseja a menor referência ao seu mando. Pior é que, depois de 2010, nós é que vamos pagar pelo orgulho que ele empenha para provar que fez tudo sozinho.

Chineses
Dominando mal o português, pequena comunidade chinesa ocupa um shopping não aceito pelos ambulantes da Rodoviária. A área está quase deserta. Chineses foram chegando, alugando caro apartamentos no Cruzeiro e lojas do shopping abandonado. Com isso se cria comunidade irregular de arrivistas desafiando nossas leis.

Comunidade
Por falar nisso, estrangeiros que entraram no Brasil até 1º de fevereiro de 2009 têm a chance de regularizar a situação se quiserem permanecer no país. Agora é lei. Segundo o senador Eduardo Azeredo, essa população chega a 40 mil.

Abocanhou
Apropriação indevida fez calote das empresas no Fundo de Garantia chegar a R$ 10,9 bilhões em 2009. A cobrança judicial está no encalço dos que ficaram com o dinheiro.

Ah, bom
Não é preciso ter 18 anos para iniciar os exames para obter carteira de motorista. A informação animou a meninada. Mas o projeto de lei do deputado Vital do Rego prevê que a 90 dias de completar os 18 anos o jovem já pode iniciar o trâmite burocrático. Aulas de direção, só depois da maioridade.

Novidade
UnB inova. A intenção do diretor do câmpus de Planaltina, Marcelo Bizerril, é construir um Museu de Ciência moderno e interativo. Além dos mil alunos e 70 professores, o objetivo é atingir a população da área. A MBA Cultural será a responsável pela construção. Tem como referência os museus da Mata Atlântica e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

História de Brasília

As quadras 31, 32 e 33 da Fundação da Casa Popular estão ameaçadas de ruir, em virtude da infiltração de água das últimas chuvas. Uma enxurrada com força extraordinária invadiu a maioria das casas, causando prejuízos enormes. (Publicado em 23/2/1961)

Nenhum comentário: