quarta-feira, janeiro 13, 2010

ARI CUNHA

Direitos humanos: dois lados culpados


Correio Braziliense - 13/01/2010

Ministros falam sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos. Comissão da Verdade sugere investigação de tortura na ditadura militar. Lula queria silêncio dos auxiliares. A Comissão da Verdade pode abrir o leque para esclarecer os fatos. Deve abrir o baú da hipocrisia e mostrar tanto um lado como o outro. Houve tortura, crimes, mortes violentas. Vale a verdade para que se esclareçam dificuldades. Os dois lados devem responder pelos fatos, e não apenas imperar uma versão.


A frase que foi pronunciada

“Que vai ser bom ter opção para almoçar, isso vai.”
Comentário de um jornalista animado com o projeto de uma praça de alimentação no Senado.

Jogada
» Confiante no cartaz dado pela TV, o PDT insiste em Wagner Montes. A ideia é que ele dispute o governo fluminense. Só falta a TV Record liberar e o partido assumir a conta.

Denatran
» O último prazo para se adaptar às regras do Denatran será no meio deste ano. Uma das mudanças principais será o transporte de crianças. O uso da cadeirinha passa a ser obrigatório até os sete anos de idade.

Chance
» Órfãos poderão ser adotados com mais facilidade. Nova proposta para regulamentar o assunto traz várias novidades. A principal é que brasileiros passam a ter prioridade sobre estrangeiros. A inscrição dos futuros pais será válida em todo o território nacional.

Mais uma
» Andando nas pontas dos pés, as mudanças no Código Civil serão firmadas de forma sorrateira. De um lado e de outro, interesses escusos recebem votos à revelia da vontade do povo brasileiro. Foi assim com a PEC do calote.

Solução
» Shopping de Taguatinga enfrentou o pavor com bandidos armados atirando. A Polícia Civil tem disponível, desde 2008, o Sistema Sentinela. Trata-se de atendimento imediato a locais públicos. Escolas, condomínios e comércio resguardados por uma segurança a mais. É só ir pessoalmente à delegacia mais próxima.

Alternativa
» No Senado, a Comissão de Infraestrutura analisa projeto que vai desburocratizar o uso da malha ferroviária. Por meio de incentivos, as concessionárias poderão reduzir os custos e aumentar os lucros.

Presente
» Ana Clara Rodrigues Brandt, repórter do Correio com o forte em cultura, ganhou um presente “inembrulhável”. Depois da entrevista que fez com Anand Rao, músico e poeta, recebeu uma composição feita em sua homenagem. Está no YouTube para quem quiser conferir.

Achados
» Documento perdido não deve ser razão para desespero e aborrecimento. Mais de 1 milhão de carteiras de motoristas e identidades estão aguardando os donos nas agências dos Correios. Há um cadastro nacional que facilita a recuperação.

Ataque
» Mais um pit bull ataca crianças em Brasília. Cachorro de porte médio e grande deve usar focinheira para passear. Acontece que não há regulamentação para a lei que já está em vigor. O resultado é que ninguém se responsabiliza pela fiscalização.


História de Brasília

A propósito disso, o governador Carvalho Pinto está “com as mãos na cabeça”. Todos os seus bons colaboradores estão sendo chamados para servir no plano federal. Já ontem, regressou de S. Paulo o prefeito Paulo de Tarso, que foi pedir quatro colaboradores para a sua administração e conseguiu o comissionamento de todos. (Publicado em 22/2/1961)

Nenhum comentário: