sábado, janeiro 09, 2010

ARI CUNHA

Carros sem vistoria

CORREIO BRAZILIENSE - 09/01/10


Desde que foi suspensa a vistoria anual de ônibus e caminhões, montou-se organismo de destruição caríssimo para o Estado. Feriados e a presença da Polícia Rodoviária Federal descobriram coisas do arco da velha. No fim do ano, o movimento foi intenso de veículos. Poucos acidentes fatais ocorreram em várias cidades. Um chamou a Polícia Rodoviária. Carros velhos e quebrados sem manutenção não faziam as curvas. Barra da direção quebrada, atingia em cheio quem viesse em direção oposta. Desastres muitos estão custando dinheiro a valer dos orçamentos governamentais. O número de mortos e feridos é citado na hora. Dos que foram atendidos em casa, muitos morreram depois do acidente, outros estão vivendo de pensões, alguns paraplégicos e sem trabalhar.


A frase que não foi pronunciada

“Em Brasília fica o Campo da Esperança.”
Marco Antonio Gonçalves, jornalista, sobre a única coisa que não saiu da Caixa de Pandora, a esperança.




Adiante
Em janeiro de 2009, estiagem no Paraná e Rio Grande do Sul. Em maio de 2009, enchentes no Ceará, Maranhão, Piauí e Amazonas. Os prejuízos, imensuráveis. Mortes e desespero. O deputado Sarney Filho é um dos poucos parlamentares que têm feito reuniões para agir estrategicamente como prevenção aos fenômenos naturais. É hora de se preparar para os incêndios que devastarão áreas de preservação no meio do ano.

Valeu?
Por falar nisso, radares do Sivam foram adquiridos da França sem licitação, por se tratar de equipamentos de defesa nacional.

US$ 1,4 bilhão para monitoramento por satélite das condições meteorológicas, das fronteiras, controle ambiental e de tráfego aéreo. Também vigilância, coordenação de emergências.

Uma pena
É de arrepiar saber que aposentados e pensionistas terão serviços bancários gratuitos. O Banco Central precisa agir para que os bancos não continuem a mostrar no saldo dos aposentados valores além da conta. Ao fazer uso do dinheiro disponível para empréstimo, o banco ganha com os juros cobrados. E a bola de fogo cresce tirando proveito da ingenuidade.

Pela paz
Causa mal-estar a maneira que o presidente Lula fala dos ricos e da classe média. Afinal seus eleitores, que não precisam trabalhar, são sustentados por quem paga impostos. Esse cancro da contenda que se espalha pela América Latina deve ser extirpado o quanto antes.

Dupla face
Aliás, em Copenhague o Brasil tinha a metade da cara rica e a outra pobre. Dependia dos interesses e conveniências.

Picuinha
Tratamento entre autoridades espanta. Joaquim Barbosa versus Gilmar Mendes, Carlos Minc versus Puccinelli e agora Magela versus Ronaldo Caiado. Magela registrou em nota que Caiado é desequilibrado. Ele afirmou que Magela se beneficiou do Orçamento.

Fim expresso
Um casal que pretende se unir não precisa comunicar ao Estado dois anos antes a intenção. O mesmo deve acontecer para a obtenção do divórcio. A opinião é do deputado Sérgio Carneiro, que, em projeto com Antonio Carlos Biscaia, quer acelerar o processo de separação judicial.

Desafio
Kátia Abreu dá certeza de que os produtores rurais vão aceitar o desafio de desmatamento zero. Desde que universidades ou instituições científicas especifiquem a melhor política para a preservação ambiental. A senadora quer que toda a área de produção de alimento no país seja legalizada.

Expectativa
Segunda-feira pode trazer surpresas. Ninguém sabe se o presidente Lula vai concordar totalmente com a proposta do Orçamento de 2010.



História de Brasília

Chamamos daqui a atenção para uma irregularidade neste caso. Há muita gente com mais de uma chácara e, em alguns casos, foi feita distribuição em família. Assim, mesmo que não haja com o mesmo nome, há terra demais em nome de quem nunca viu Brasília e aqui tinha por obrigação produzir para o abastecimento da cidade. (Publicado em 22/2/1961)

Nenhum comentário: