sexta-feira, janeiro 08, 2010

ARI CUNHA

Delfim está em casa

CORREIO BRAZILIENSE - 08/01/10


Crítico mordaz, frasista dos mais competentes, Delfim Netto tem posição de destaque na política brasileira. Pelo que tem falado, o presidente Lula da Silva deve contar com o velho político paulista. Isso, pela maneira simplória com que fala assuntos sérios para o povo e governantes estrangeiros. Lula da Silva tem sempre mensagem e maneira de dizê-la. Certo que o presidente tem emulações pessoais. É visto na maneira como faz configurações de frases ou formação de episódios. Ocorre que uma ajuda intelectual do grande crítico vale a pena. Uma ajudinha e pequena orientação que têm o maior valor para manter a popularidade do presidente da República. Delfim não se afinava com Lula. São formações políticas díspares. Hoje são amigos, e bom proveito.


A frase que não foi pronunciada

“As mulheres se livraram da escravidão doméstica e passaram para o leasing.”
Marta Suplicy, pensando orgulhosa na “evolução”.




Lixo
Outro dia vi em Planaltina o lixo dominando área por onde passa a população. Com as chuvas atuais, Rio e São Paulo estão com bueiros entupidos. O lixo é levado para as proximidades de bacias. Lá se une para o pior. Bom lembrar que lixo acumulado cria moscas, mosquitos e doenças. O particular pode se defender, cuidando do próprio lixo.

Aviões
Líderes das Forças Armadas oficiaram a recepção dos relatórios enviados pelas autoridades executivas do Brasil. Sem comentários, guardaram as soluções. Já haviam dito que não era discussão, mas, sim, obediência à palavra superior.

Cinema
Com timidez, mas é o primeiro passo. Publicado no Diário Oficial da União decreto que obriga a exibição, nas salas de cinema, de pelo menos 28 filmes brasileiros por ano.

Colheita
A cana-de-açúcar está sendo colhida fora de tempo. O assunto se prende às chuvas que atrasaram a produção. Como a Bovespa não pode acompanhar as plantações, os donos de carros a álcool que se contenham com condições de abastecimento. Muita gente vai ter prejuízos na contabilidade.

Porcelanas
Maior fábrica de porcelanas da América Latina começa com 250 empregados. Projeto prevê o dobro. A sede do grupo Itagues está em Santa Catarina. Todos funcionários brasileiros fizeram curso de 30 dias para entenderem bem a política do setor.

Progresso
Trabalhando dia e noite, a administradora Mara Alkmim, do setor alimentar, conquista novos mercados a cada instante. Sua persistência aumentou a freguesia dos estabelecimentos que montou.

14 milhões
A maior biblioteca gastronômica do planeta está na internet. Revela o Google que são 14 milhões de páginas com receitas culinárias em português e 115 milhões de páginas com receitas em inglês. Essas receitas são também dirigidas aos mestres-cucas ou chefes com recomendação.

Ponto G
Estudos do King’s College de Londres revelam que o suposto terminal de terminações nervosas próximo ao clitóris, quando estimulado, provoca níveis de excitação e orgasmo. Descrito pelo cientista alemão Ernest Gräfenberg em 1950, foi comentado pela BBC de Londres. Estudo analisou 1.804 mulheres e cientistas. Foi considerado “falho” por Beverley Whipple. Não constavam entrevistas de lésbicas e bixessuais, que usam diferentes técnicas de ação.

Victor Alegria
Dos primeiros editores da cidade, Victor Alegria era homem de comunicação. Com a responsabilidade de muitas publicações, algumas das quais sobre política, há anos está aposentado. Foi vítima de espancamentos na época da revolução. Prejudicado fisicamente, está fora de ação. Os amigos que o conhecem entendem bem a situação em que se meteu o intelectual português.


História de Brasília

Há muito tempo debatemos, nesta coluna, a situação das chácaras, dadas a quem queria rancho para fim de semana, quando a finalidade seria prover o abastecimento da capital. Agora, o prefeito autorizou revisão e quem não cumpriu o contrato perderá o direito à terra adquirida. (Publicado em 22/2/1961)

Nenhum comentário: