terça-feira, janeiro 05, 2010

ARI CUNHA

Análise da economia

CORREIO BRAZILIENSE - 05/01/10


Ernesto Louzada é economista e estuda o Brasil e a estratégia de desenvolvimento. Trabalho de sustentar o crescimento da sociedade com atendimento. Subdividiu o estudo em várias configurações. Fala que conquista do voto pela emoção é usar o passional sobre o racional. O país fica livre de ordenar ideias. O povo se emociona com as frases bem colocadas e está sujeito a cair no engano. É como se, ao decidir o voto, a emoção cegasse e os anos vindouros trouxessem a visão de volta. O governo Lula da Silva trouxe a felicidade a muitos que recebem dinheiro sem ter que trabalhar por isso. Venceram o estado de miséria e agora certamente têm muito a oferecer. Basta cobrar.


A frase que não foi pronunciada

“Os homens só enxergam a natureza quando ela grita.”
Senadora Marina Silva, pensando no que está ocorrendo no país.



Mudança
» Durante uma conferência sobre desastres, Lelio Bringel Calheiros, então coordenador-geral de cursos, mostrou a falta de cultura no Brasil para a valorização da defesa civil. Investimentos e parcerias com universidades são necessários para que o trabalho seja também preventivo.

Prejuízo
» Baixos salários promovem a debandada de concurseiros. Quem se dedicou a prestar exames e passou, logo desistiu de ocupar a vaga. O baixo salário não compensou. Só na UnB, os recursos humanos convocaram 586 pessoas para tomar posse — 42% já desistiram.

Obrigação
» Toda prefeitura emite o habite-se com uma finalidade. A principal deveria ser o ressarcimento no caso de desastres naturais. Isso forçaria o Estado a garantir a segurança dos habitantes.

Solução
» Projeto do senador Romeu Tuma garante que quem vier a perder a moradia por causa das chuvas tenha prioridade em programas habitacionais. A justificativa é a omissão do Estado ao permitir construções em locais de risco.

Incentivo
» Cajus por todos os lados, mas os moradores de Pipa, no Rio Grande do Norte, não ofereciam a fruta. A fartura tira seu valor. Penalizavam os turistas. O senador Arthur Virgílio quer mudar essa cultura, incentivando o produtor de fruta nativa. O projeto aguarda votação na Comissão de Agricultura do Senado.

Enem
» Hoje, presidiários de todo o país fazem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Apesar da diferença das provas regulares, o Enem garante que o nível de dificuldade será o mesmo.

Brasil-França

» Oseo/Finep é o Programa de Inovação entre Brasil e França. Todos os projetos que possam ser aplicados em parceria entre empresas brasileiras e francesas serão recebidos a partir de hoje até o dia 15.

Punir
» Ministério do Turismo, CPI da Pedofilia, mobilização de universidades por teleconferência para tratar do tema, nada tem resolvido o problema do turismo sexual no Brasil. Nas barcas e restaurantes do Nordeste, ainda é possível ver estrangeiros com meninas que trocam sexo por comida. Falta punição.

Tecnologia
» Água de coco é usada na confecção de película para controlar a luminosidade nos vidros dos automóveis. Também pode reduzir a corrosão em dutos de petróleo. São duas patentes importantes registradas pela Universidade Federal de Sergipe.

Oscip
» As 50 mil mercadorias apreendidas na alfândega de Brasília estavam em três malas de dois passageiros de Maringá (PR). Vale a informação de que órgãos registrados como Oscip podem solicitar da Receita Federal objetos apreendidos para serem vendidos em bazar.


História de Brasília

Hoje é terça-feira, dia da reunião ministerial. O povo aguarda a oportunidade de saber como vai o país, e quer se inteirar do que será feito com o seu destino. (Publicado em 21/2/1961)

Nenhum comentário: