domingo, janeiro 03, 2010

ARI CUNHA

Chuva e seca no Amazonas

CORREIO BRAZILIENSE - 03/01/10


Da maneira com que o clima está cada dia mais diferente, não se pode culpar a natureza. La Niña vem do Pacífico e chega sempre com novidades. Faz aquecer a água do oceano. A vida fica alterada. Daí nascem as correntes marinhas e os ventos que demandam a área do Atlântico. Nesse caminho ela executa um balé sem beleza, mas de significado valioso. Obedece à coordenação dos movimentos do mar em consonância com a terra. Quem ensina isso aos leigos como nós são os cientistas, que não largam o olho das observações. Há momentos em que a Amazônia vive cheias destruidoras. No momento o Amazonas sofre seca horrível. Os barcos param no fundo seco e são puxados por cavalos até as residências. Faz pena ver desastres como esse.


A frase que não foi pronunciada

“Palavras não me atingem.Só a força de um dicionário.”

Presidente Lula sobre o aumento de contratações do governo.



Cinto apertado
Faz tempo que a Receita Federal controla empresas e particulares fraudando o Imposto de Renda. A lista é longa e a comprovação está sendo feita a cada dia. Na arrecadação do próximo ano, muita gente vai pisar fino. Não podem ser citados os infratores obedecendo ao sigilo obrigatório.

Jaqueiras
Na Avenida das Jaqueiras, que separa o Cruzeiro do Sudoeste, as jaqueiras crescem e muito produzem. Pena que sejam frutos pequenos. A grama sufoca os vegetais, e rebentos nascem por todo o caule. As residências ficam longe, mas, se houvesse pessoa dedicada e com tempo e escolhesse uma planta para cuidar, a produção seria diferente.

Álcool
Com produção variável, o álcool não tem sustentação. Já se disse que, se os preços fossem de acordo com a Bovespa, o estoque seria garantido no preço e na qualidade. Tudo depende da safra. Os motoristas de carros a álcool são muitos e precisam dessa proteção.

Eleição
Candidato ficha suja está livre nas eleições de 2010. No próximo pleito, ficarão à vontade para enfrentar a cobrança dos eleitores. Depois é que surgirá a marca dos impuros em chamas. É como marcar um animal pelo resto da vida.

Ilal
Faculdades que aceitaram diploma do Ilal não fizeram a renovação de matrícula dos mesmos alunos. O número de estudantes no Ceteb correndo do prejuízo é enorme.

Congresso
Vê-se que os congressistas estão cativados pela força do bem pelo bloco aquinhoado com propinas do governo federal. A exceção existe em torno do Senado, onde os representantes do povo mantêm o esforço democrático.

Oração à propina
O número de igrejas se mistura com feudos financeiros que usam a ingenuidade humana para conseguir dinheiro do público. Há casos em que os “milagres” são creditados ao altar de seitas, que é generoso conforme a dádiva. As orações são exemplos de falsidade. Na câmara distrital de Brasília, representantes do “povo” fizeram orações em pleno folguedo de agradecer pelo “benefício” recebido dos dinheiros provindos da baderna da corrupção.

Tragédia
Algumas obras continuam obedecendo ao critério das construções. Não é novidade a má aplicação dos dinheiros provindo dos subornos. Governador José Roberto Arruda deixou o partido e se desligou dele sem que nenhum papel fosse assinado. Tribunal de Contas da União acompanha o desenrolar da tragédia e juntará argumentos quando o assunto chegar à Justiça.

Panetone
Quem abasteceu seu estabelecimento de panetones à larga experimenta o encalhe de todos os tradicionais farináceos doces e enfeitados. Há supermercados com falta de compradores. Logo mais serão devolvidos às fábricas para nova aplicação. Se houver liquidação, vão ser entregues a qualquer preço, nem que precisem mudar o nome.


História de Brasília

Ladeado pelo grego Metaxas, que o acompanhou até a porta do avião, levando sua valise, viajou às pressas para Belo Horizonte o sr. Anfrido Ziller no avião das 10h de ontem, da Real. A passagem foi retirada no aeroporto, e o passageiro não tinha reserva de lugar.(Publicado em 22/2/1961)

Nenhum comentário: