quarta-feira, janeiro 27, 2010

ANCELMO GÓIS

Memélia, 100 anos 1

O GLOBOB - 27/01/10


A festa de 100 anos de dona Maria Amélia Buarque de Hollanda, na casa do filho Chico Buarque, no Leblon, no Rio, segunda, foi pura emoção. Era celebração familiar, cheia de filhos, netos, bisnetos e uns poucos amigos do peito. O único estranho no ninho foi o ministro Márcio Fortes, que passou só para dar um abraço.

MEMÉLIA, 100... 2
Lula, velho amigo da família, ficou cerca de uma hora. Chegou às 20 horas e saiu por volta de 21 horas. Apesar das divergências políticas, o encontro com Frei Betto foi amigável. “Somos amigos há mais de 30 anos”, diz Betto.“Separamos a amizade de eventuais diferenças de ponto de vista.”
MEMÉLIA, 100... 3
Lula não chegou a tempo de assistir a uma celebração religiosa preparada por Frei Betto. Betto distribuiu vários textos, lidos pelos presentes – incluindo versões poéticas que fez do Pai-Nosso e da Ave-Maria.
MEMÉLIA, 100... 4
Aliás, no panfleto de Betto, havia versos de Não sei, poema de Cora Coralina: “Não sei... se a vida é curta... /Não sei... se a vida é curta ou longa demais para nós/ Mas sei que nada do que vivemos tem sentido/Se não tocarmos o coração das pessoas”.
MEMÉLIA, 100... 5
Memélia ganhou, pelo menos, 200 rosas. Oscar Niemeyer, 102 anos, deu 100 botões numa caixa em forma de coração. Alfredo Melo, boa gente, dono do Bip Bip, botequim vizinho de Memélia, em Copacabana, teve a mesma ideia e deu outras 100.
MEMÉLIA, 100... 6
O ex-genro João Gilberto não foi, como estava escrito nas estrelas. Mas mandou seis caixas do champanhe francês Mumm. Aliás, a neta mais chameguenta com a avó era Bebel Gilberto, filha de João e Miúcha. Aliás do aliás: Maria Amélia virou Memélia por causa da neta. Quando era miúda, Bebel a chamava de Memélia, e o apelido pegou.
MEMÉLIA, 100... 7
Numa festa cheia de petistas, o imortal Afonso Arinos de Melo Franco, primo de Memélia, ao ver Frei Betto e Luiz Dulci, lembrou que os três tinham algo em comum, além de mineiros. Suas famílias eram da UDN.
MEMÉLIA, 100... 8
Lula, de lá, foi para o Palácio Laranjeiras, onde Sérgio Cabral festejava seus 47 anos. A propósito, o presidente voltou a fumar muito. Cabral, que parou há dois meses, tem insistido para Lula deixar a cigarrilha. Mas aí é outra história.
O CÉU DOS RICOS
A Anac está cadastrando, até dia 5 agora, as aeronaves particulares que devem voar sobre Salvador e Recife durante o carnaval. No período, os céus do Nordeste ficam repletos de jatinhos. São bacanas do Rio e de São Paulo que vão descansar em praias ou cair na folia em Recife e Salvador.
SEGUE...
A Anac e a Aeronáutica estão preocupadas com os engarrafamentos nas alturas.
COISA DE PELE
A PM do Espírito Santo inovou neste verão. A corporação está distribuindo protetor solar fator 30 a seus policiais que atuam em praias ou em áreas de grande movimentação de turistas, no sol, e, portanto, com maior probabilidade de contrair doenças como câncer de pele. Não é fofo?

Nenhum comentário: