quinta-feira, dezembro 10, 2009

TODA MÍDIA

Choque

NELSON DE SÁ

FOLHA DE SÕ PAULO - 10/12/09


Por Folha Online e outros, "protesto contra José Roberto Arruda termina em confronto entre manifestantes e Polícia Militar". Na locução de Fátima Bernardes para a "confusão":
"Um grupo de mil manifestantes interrompeu o trânsito numa avenida movimentada, em frente ao Palácio do Buriti, sede do governo. Policiais a cavalo avançaram contra os estudantes. Quem tentou resistir foi agredido. A tropa de choque também atirou bombas de gás lacrimogêneo."

CAVALO
Na home do UOL, "cavalaria da tropa de choque acua manifestantes que protestavam contra o governador"

UM
Por G1, iG e outros, "manifestante tenta se proteger da Polícia Militar do Distrito Federal"

RASCUNHO VS. RASCUNHO
Depois do "rascunho" de países ricos e Dinamarca, noticiado anteontem pelo "Guardian", o mesmo jornal britânico informava ontem que o secretário-geral Ban Ki-moon, em entrevista, "reafirma liderança da ONU nas negociações de Copenhague".
Do "El País" ao "Financial Times", ecoou o dia todo a reação dos "países pobres" e de ambientalistas às "táticas desleais dos Estados ricos".
E o "New York Times" postou, com eco na Folha Online, que "Brasil, África do Sul, Índia e China" estariam elaborando documento em resposta ao dos ricos. "Diz-se", na expressão do jornal americano.


"WP" & SARAH PALIN
A republicana Sarah Palin escreveu no alto da página de opinião do "Washington Post" em defesa do "boicote" dos EUA a Copenhague (acima). Argumenta com o "climagate", a revelação de que cientistas de uma universidade manipularam dados. O texto amplia outro que ela havia postado no Facebook, dizendo que "decisões de política exigem ciência de verdade".
A publicação pelo "WP" foi o que mais ecoou, "sob fogo", segundo o Huffington Post, de críticas como "o "WP" quer acabar ainda mais rápido".


CAPITALISMO DE ESTADO LÁ
Parte de sua série "USA Inc. - O Estado do Capitalismo", o "Wall Street Journal" deu a manchete on-line "Boeing atinge turbulência e o Tio Sam voa para o resgate".
Diz que as companhias aéreas enfrentam recessão, mas a fábrica de aviões produz como não fazia "há anos", com a injeção de bilhões que recebeu do Ex-Im Bank, em "intervenção governamental" do banco criado pelos EUA em 1934 "para lutar contra a Grande Depressão". Anteriormente, o "WSJ" havia questionado o "estímulo de Tio Sam" à GE.

BASTIDORES
Em sua série sobre meandros financeiros, a nova edição da revista do "Valor" mostra "os bastidores das operações com ações da Embraer que levaram o Credit Suisse a pagar R$ 19,2 milhões à CVM para encerrar inquérito"

SÓ BRIC SALVA
O "WSJ" noticiou entrevista do principal executivo da Embraer destacando a previsão de queda de 10% no faturamento em 2010. Já a Reuters ressaltou que o "BNDES deve financiar US$ 1,8 bi em jatos Embraer em 2010". E o cenário externo "frágil" teria como contraponto "o front interno", com encomendas de Azul e Trip.
Ainda no "WSJ", o jornal acompanhou e postou vídeo de um voo do Lineage 1000, "mais caro jato executivo da Embraer", de Hong Kong para Macau, com "uma dúzia de ricos chineses, potenciais compradores".

Nenhum comentário: