segunda-feira, dezembro 28, 2009

PAINEL DA FOLHA

Barbeiragem

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 28/12/09

Em laudo a ser divulgado hoje, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) conclui que um erro de execução na obra tocada pelas empreiteiras OAS, Mendes Jr. e Carioca Engenharia provocou a queda de três vigas do trecho sul do Rodoanel, em Embu, no dia 13 de novembro. O acidente deixou três pessoas feridas, além de destruir dois carros e um caminhão. Segundo o IPT, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, não houve falha de projeto.
O governo paulista decidiu contratar o IPT para participar de todas as provas de carga nas obras de arte (itens como pontes e viadutos, no jargão da construção civil) prontas no trecho sul do Rodoanel.


Coreografia. A despeito da assertividade de Tarso Genro, que a todos tem avisado de sua saída do Ministério da Justiça no início de fevereiro, auxiliares de Lula dizem que o presidente ainda não descartou a ideia do desembarque coletivo, mais para a frente, de todos os integrantes do primeiro escalão que disputarão algum cargo em 2010.

Mais tarde. E Dilma Rousseff ficará mesmo na Casa Civil até o limite para desincompatibilização. "Se antecipar, vai ser do último para o penúltimo dia", diz um colega.

Mais cedo. Já Nelson Jobim, que não é candidato, deve preceder os colegas. Muitos apostam que o titular da Defesa conseguirá aproveitar o verão longe da Esplanada.

Em aberto 1. A Justiça é uma das pastas que podem escapar à regra geral de substituição dos ministros-candidatos pelos atuais secretários-executivos. Mas o deputado petista José Eduardo Cardozo recuou posições na bolsa de apostas para o lugar de Tarso Genro. "A hora dele passou", opina um palaciano.

Em aberto 2. Outro secretário-executivo sob risco de não assumir é o de Geddel Vieira Lima (Integração). Petistas dizem que "até no PMDB" há quem se oponha à ideia, com receio de colocar a pasta a reboque da campanha do atual ministro ao governo da Bahia, onde Jaques Wagner (PT) tentará a reeleição.

Pedreira. A crescente improbabilidade do projeto Ciro-SP torna mais difícil a vida do ex-tucano Gabriel Chalita (PSB). Uma coisa é disputar o Senado puxado por um candidato a governador com o grau de conhecimento de Ciro Gomes e em aliança formal com o PT. Outra é tentar a sorte no barco de Paulo Skaf (PSB).

Seleção natural. Já suficientemente apavorada com os candidatos a deputado federal do DEM preparados por Gilberto Kassab, a bancada federal do PSDB-SP terá de aceitar também o aliado PPS na coligação proporcional.

Outro lado. O deputado Armando Monteiro Neto (PTB-PE) diz que o escândalo que derrubou o correligionário Silvio Costa Filho da Secretaria de Turismo se deu no âmbito do governo de Pernambuco e em nada afeta sua candidatura ao Senado. Muito menos, afirma, guarda relação com suas atividades como presidente da CNI.

Nada feito. O STJ negou recurso do Ministério Público Federal contestando a rejeição, pelo tribunal, de denúncia contra a desembargadora Alda Basto, do TRF da 3ª Região, na Operação Têmis. A Corte Especial entendeu que não houve ambiguidade ou contradição quando decidiu que a acusação de advocacia administrativa carecia de apoio em dados concretos.

Lados. Em março, quando Fernando Grella buscará o segundo mandato como procurador-geral de Justiça de São Paulo, terá como provável adversário Mario Papaterra Limongi, do grupo do antecessor de Grella, Rodrigo Pinho, e do secretário estadual da Justiça, Luiz Antonio Marrey.
com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

Gabrielli mente tanto que nem os baianos o reconhecem mais. Ele fala com sotaque de lorde inglês e postura de xeque árabe.
Do deputado JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), sobre entrevista na qual o presidente da Petrobras disse que, se os tucanos tivessem vencido em 2002 ou 2006, "partes" da empresa teriam sido privatizadas.

Contraponto

Trocando as bolas


Paulo Teixeira (PT-SP) e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB-ES) participavam de debate na TV Câmara sobre o marco regulatório do pré-sal. O tucano acusava a proposta do governo de "desorganizar o setor". Ao que o petista rebateu, levando o estúdio às gargalhadas:
-O projeto do governo é muito importante. Nós vamos evitar aqui a doença da vaca holandesa!
O apresentador achou por bem lembrar que o mal da "vaca louca", que atingiu países da Europa, não guarda relação com a "doença holandesa", conceito usado para representar a perda de competitividade por parte de países que descobrem grandes reservas de recursos naturais.

Nenhum comentário: