domingo, dezembro 27, 2009

PAINEL DA FOLHA

Crescimento sustentável

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 27/12/09


No que diz respeito à escolha do vice de sua chapa presidencial, o PV está na mesma situação dos "grandes" PT e PSDB, ou seja, pretende adiar a definição o máximo possível. Embora seja consensual no partido e no entorno de Marina Silva a conveniência de que a escolha recaia sobre um empresário de algum modo associado à agenda ambiental, nomes como Guilherme Leal (Natura), Roberto Klabin (Klabin) e Márcio Elias (Parmalat) continuarão a ser postos para circular no noticiário sem indicação de preferência.
Para além da necessidade de acomodar aliados, a procrastinação tem motivo bem palpável. "Enquanto o vice permanece em aberto, os empresários continuam todos contribuindo", diz um dirigente verde.


A estrela sobe 1. Por uma combinação de fatores que vão da derrapagem do projeto Ciro-SP ao eventual descarte da opção Antonio Palocci, Aloizio Mercadante virou o nome da hora nas especulações sobre o candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes. Nesse cenário, Marta Suplicy disputaria o Senado.

A estrela sobe 2. Em público e mesmo nas conversas partidárias, Mercadante tem sido enfático em rejeitar a possibilidade, reafirmando a intenção de buscar novo mandato no Senado. Mas ainda não se sabe o que Lula quer. Isso fará toda a diferença.

Ou um... Opinião de um conhecedor do equilíbrio interno da campanha de Dilma Rousseff: se Fernando Pimentel for o candidato do PT em Minas, diminuirão bastante as chances de Palocci ser o escolhido para concorrer ao governo de São Paulo.

...ou outro. Tanto Pimentel quanto Palocci integram o comitê central do projeto Dilma -o primeiro mais próximo da ministra; o segundo, de Lula. Caso o ex-prefeito de BH abandone o posto para cuidar da própria eleição, o presidente tenderia a fazer de Palocci o coordenador da campanha nacional.

Paixão. Em reunião com políticos no interior paulista, José Dirceu cravou previsão: segundo o ex-ministro, Dilma empatará com José Serra (PSDB) na Semana Santa.

Setorial. Segundo um cardeal da campanha de Dilma, a zona de atuação de Dirceu no momento é menos o PT propriamente dito e mais a ponte com o PMDB, antiga especialidade do deputado cassado. É por aí que ele espera se credenciar para influir no eventual futuro governo.

Dois litros por dia. De um ministro de Lula, sobre a resiliência demonstrada pelo governador de São Paulo no Datafolha da sucessão presidencial: "Esse Serra não vai ser fácil de desidratar".

Esperneio 1. Às vésperas das férias forenses, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, deu parecer sobre o recurso em que Marcos Valério pretende afastar Joaquim Barbosa da relatoria da ação penal do mensalão. Valério alega prejulgamento do ministro do Supremo Tribunal Federal por ter afirmado que o empresário é "expert" em lavagem de dinheiro.

Esperneio 2. Antes de submeter o caso ao plenário do STF, o presidente do tribunal, Gilmar Mendes, poderá mandar ouvir Joaquim Barbosa, para que o ministro diga se se sente impedido. Outra hipótese: indeferir liminarmente o pedido, o que poderia ter sido feito em novembro, quando a peça foi protocolada.

Precedente. O ministro do Superior Tribunal de Justiça Arnaldo Esteves Lima, que concedeu liminar suspendendo a Operação Satiagraha da PF, antecipou-se ao entendimento de Gilmar Mendes em outro caso polêmico. Em novembro passado, Esteves Lima votou contra a prisão do médico Roger Abdelmassih, acusado de estuprar pacientes, agora solto por decisão do presidente do Supremo.
com SÍLVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

O cenário é bom para o PT, mas não podemos subir no salto. Já vi governo bom perder eleição e governo ruim ganhar.
De CÂNDIDO VACCAREZZA, líder da bancada petista na Câmara, recomendando "humildade" e "determinação" aos correligionários na disputa presidencial de 2010.

Contraponto

Como água


Quando lhe perguntaram se havia assistido à cinebiografia de Lula, Devanir Ribeiro, amigo do presidente desde os tempos de sindicato, disse que preferiu não ir à pré-estreia, receoso do contraste entre ficção e realidade. Ao ouvir, por exemplo, que o Lula da tela fumava demais e bebia só para se soltar nos comícios, o deputado revelou:
-Fumar ele sempre fumou muito. Mas o Lula nunca foi de beber, era atleta. Engordou por recomendação médica.
Diante da curiosidade do interlocutor, Devanir seguiu:
-O Lula teve pedra nos rins, e o médico deu a ele duas opções de tratamento: água ou cerveja. Não preciso nem dizer a você qual ele preferiu, né?

Nenhum comentário: