quinta-feira, dezembro 17, 2009

PAINEL DA FOLHA

Pró-gesto

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 17/12/09


Carlos Minc não é o único integrante do primeiro escalão do governo a achar que o Brasil deveria contribuir com US$ 1 bilhão para um fundo de combate às mudanças climáticas, em contraste com a opinião manifestada por Dilma Rousseff em Copenhague. Mas, diferentemente do titular do Meio Ambiente, essas vozes preferiram não divergir da ministra da Casa Civil na conferência, optando por tratar do assunto em privado com Lula.
Para Dilma, esse valor "não faz nem cosquinha" no problema. Prováveis adversários da petista em 2010, tanto José Serra (PSDB) quanto Marina Silva (PV) defenderam a participação do Brasil no fundo.


I'll be back 1. Em encontro com Serra, o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, acertou visita a São Paulo em fevereiro.

I'll be back 2. Integrantes da comitiva brasileira em Copenhague se impressionaram com o empenho do ator-governador: com o auditório vazio, Schwarzenegger ensaiou do começo ao fim sua apresentação na conferência.

Troco. Há quem diga que as razões foram várias. Outros, porém, atribuem exclusivamente a uma ação coordenada do PMDB o fiasco da tentativa de concluir a votação na Câmara do sistema de partilha do pré-sal, empurrando a definição para 2010.

Ai, Jesus! Piada ouvida anteontem no jantar de fim de ano do PMDB: ao fim da exibição de "Lula, o Filho do Brasil", o presidente reclama que cortaram a melhor parte do filme; Dilma pergunta qual; "aquela em que eu caminho sobre as águas", diz ele.

Cautela. O governo evitará comprar briga com Fernando Collor (PTB-AL), que decidiu apresentar adendo ao relatório da CPI da Petrobras, adiando mais uma vez o enterro da comissão. O senador preside a Comissão de Infraestrutura, por onde passarão os projetos do pré-sal.

Painhos. De Delcídio Amaral (PT-MS), ao ver José Sarney, Wellington Salgado e Paulo Duque desfilando de terno branco pelo Senado: "Iemanjá está chamando!".

Em marcha. O ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) encaminhou a Reginaldo Lopes, reeleito presidente do PT-MG, pedido de registro de seu nome em prévia para definir o candidato da sigla ao governo. O outro postulante é o ex-prefeito de BH Fernando Pimentel.

Pão e circo. Com a praça em frente à sede do governo tomada por manifestantes, Yeda Crusius ofereceu almoço a jornalistas para celebrar três anos de mandato no Rio Grande do Sul. A tucana presenteou convidados com camisas do Grêmio e do Inter.

Comissário. Candidato do PT ao governo gaúcho, Tarso Genro (Justiça) ganhou, de advogados dos envolvidos no escândalo do Detran, o apelido de Beria, em alusão ao chefe da polícia política de Stálin.

Cimento 1. Relatório aprovado ontem pela Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara lista irregularidades em seis obras do PAC: transposição do São Francisco, ampliação do aeroporto de Guarulhos, Refinaria Abreu e Lima, duplicação da BR-040, obras em Sete Lagoas e complexo petroquímico do Rio.

Cimento 2. O parecer recomenda que a Comissão de Orçamento suspenda previsão de repasses para algumas dessas obras, embora o governo tenha maioria para aprovar sua proposta. O texto dispara contra o TCU, afirmando que alguns técnicos "não têm a devida especialização".

Consolação. O deputado tucano Duarte Nogueira (SP), que perdeu a disputa pela liderança da bancada para João Almeida (BA), será o próximo líder da minoria na Câmara.
com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

"Ciro é oportunista e gazeteiro. Aliás, não entendo como não foi cassado até hoje por excesso de faltas."
Do deputado EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ), em resposta aos ataques recebidos na véspera do colega do PSB.

Contraponto

Fiel


Senadores debatiam ontem a punição ao Coritiba, que perdeu o mando de 30 jogos em razão da batalha campal promovida por torcedores do clube após rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Osmar Dias (PDT-PR) fazia questão de repetir que seu time era outro. Eduardo Azeredo (PSDB-MG) resolveu manifestar solidariedade:
-Temos algumas semelhanças... você torce para um time pequeno, eu sou América mineiro, o Jarbas é Sport, o Suplicy é Santos, que não foi grande coisa neste ano...
Osmar Dias retomou a palavra e esclareceu:
-Para encerrar, lembro que eu sou Corinthians!

Nenhum comentário: