domingo, dezembro 06, 2009

CLÓVIS ROSSI

Nem agora nem nunca. Mas logo

FOLHA DE SÃO PAULO - 06/12/09



BERLIM - Na quinta-feira, o dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrou-se com a chanceler alemã Angela Merkel, o movimento ambientalista Greenpeace "empapelou" a estação central de Berlim com "banners" a respeito da cúpula do clima que começa amanhã em Copenhague.
Um deles dizia: "Jetzt oder nie" ("agora ou nunca"), uma maneira mais ou menos radical de dizer que ou se salva o planeta agora ou nunca mais. Os dois líderes preferiram responder, conforme esta Folha já relatou, nem agora nem nunca.
Traduzindo: Copenhague nem vai estabelecer metas de cumprimento obrigatório por todos os países para conter a emissão de gases que causam o aquecimento global nem vai deixar de preparar o mapa do caminho para chegar a elas o mais depressa possível.
O risco dessa ambiguidade é o de abrir caminho para o corpo mole e para o crescimento dos negacionistas da ameaça climática.
Seria bom, por isso, que os governantes todos recebessem cópias da coluna de Martin Wolf no "Financial Times" da quarta-feira. Nem Wolf nem o seu jornal são militantes do Greenpeace, alucinados ambientalistas ou nada que se pareça com radicalismos de qualquer espécie (depois da crise global, nem mesmo na defesa do livre mercado o "FT" tem sido fundamentalista).
Wolf começa por admitir que "a ciência que enfatiza a mudança climática é altamente incerta". É a mais pura verdade.
Mas, em seguida, o colunista acrescenta: "Dados os riscos, nós temos que estar bastante seguros de que a ciência está errada antes de seguir os céticos. Quando soubermos que não está [errada], será provavelmente tarde demais para agir eficazmente".
Fecho: "Não podemos repetir experimentos, tendo um só planeta". Tudo somado, pode não ser "agora", como cobra o Greenpeace, mas o prazo está se esgotando.

Nenhum comentário: