terça-feira, dezembro 22, 2009

BRASÍLIA -DF

A hora do sacrifício


Correio Braziliense - 22/12/2009



A batata do líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), está assando. Segundo a última pesquisa Datafolha, ele lidera a disputa por uma vaga no Senado, mas deixa o PT sem um candidato competitivo ao governo de São Paulo. Com isso, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) consolida seu favoritismo no pleito e facilita a vida do candidato tucano à Presidência da República, o governador José Serra. Uma larga vantagem em São Paulo pode decidir a eleição a favor da oposição. Ou seja, Dilma precisa de um palanque robusto no maior colégio eleitoral do país e não o tem.

O comentário de Lula no sentido de que os caciques do PT em São Paulo erram ao trocar de candidato a cada eleição deve ser entendido como um recado para Mercadante, que disputou as últimas eleições e agora pretende renovar o mandato de senador. Trapalhões no comando de sua campanha ao governo paulista, em 2006, protagonizaram um escândalo eleitoral que levou à eleição presidencial para o segundo turno, mas a imagem de Mercadante foi preservada. Na cúpula do PT, o zunzunzum de que o senador petista é o melhor candidato governista ao Palácio dos Bandeirantes recrudesceu. E a pressão vai aumentar para que Mercadante aceite o sacrifício.

Norte-Sul// A Ferrovia Norte-Sul escapou por pouco de ter as obras novamente paralisadas ao ser mantida no Orçamento da União de 2010, apesar de o Tribunal de Contas da União (TCU) ter detectado irregularidades na execução dos contratos com empreiteiras.

Alternativa

Soninha Francine (PPS) pode desistir da candidatura ao governo de São Paulo e se lançar ao Senado. Nas pesquisas, a ex-vereadora bate todos os candidatos a senador — Netinho de Paula (PCdoB), Orestes Quércia (PMDB) e Romeu Tuma (PTB) —, com exceção de Mercadante (PT). Mesmo assim, supera o petista na capital.

Rebelde



Ciro Gomes (foto), candidato do PSB, teria as mesmas possibilidades da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy se concorresse ao Palácio dos Bandeirantes. O ex-ministro da Integração Nacional transferiu o título para São Paulo a pedido de Lula, mas nunca demonstrou o menor interesse em se candidatar a governador do estado. Além disso, hoje, se saísse da disputa pela Presidência da República, Serra poderia vencer a sucessão de Lula no primeiro turno. Esse é o trunfo de Ciro para salvar sua candidatura.

Procura-se

O deputado Fernando Gabeira (PV) e o ex-prefeito Cesar Maia (DEM) não querem concorrer ao Palácio Guanabara. Deixaram o tucano José Serra sem um palanque competitivo. Gabeira teme o isolamento político da candidatura de Marina Silva (PV), enquanto Maia enfrenta a desconstrução da própria imagem pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB). Dilma tem dois palanques no Rio: o do governador Sérgio Cabral (PMDB) e o do ex-governador Anthony Garotinho (PR).

Voluntário



Marta Suplicy aparece nas pesquisas, mas não quer ser candidata ao Palácio dos Bandeirantes. Prefere disputar uma cadeira no Senado ou na Câmara dos Deputados. Seu ex-marido, o senador Eduardo Suplicy (foto), porém, se inscreveu como pré-candidato às prévias petistas. Seus concorrentes seriam o prefeito de Osasco, Emídio de Souza, e o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci. Embora ambos tenham mais trânsito na cúpula petista, Suplicy é quem tem mais apoio no eleitorado paulista.

Estaleiros

A construção naval migra do Rio de Janeiro. A prioridade do Fundo de Marinha Mercante é a instalação de dois estaleiros de grande porte na Bahia (estaleiros da Bahia e Paraguaçu) e em Alagoas (Estaleiro Eisa), além da ampliação de capacidade de mais quatro estaleiros de menor porte, dois no Rio Grande do Sul, um no Ceará e mais um na Bahia. Consumirão R$ 4,3 bilhões

Academia/ Depois do Haiti, para onde enviou homens a fim de ajudar na reorganização das forças de segurança do país, a Polícia Federal vai agora a Guiné-Bissau. A PF está encarregada de montar a academia de polícia do país africano. Um grupo de agentes e delegados segue para lá em janeiro.

Bala/ O prazo para recadastramento de arma de fogo acaba em 31 de dezembro. De acordo com o Estatuto do Desarmamento, todos os registros de armas feitos até 23 de dezembro de 2003, quando a lei foi publicada, devem ser renovados. A partir de 1º de janeiro de 2010, perderão validade os registros de armas não recadastradas. Tê-las pode levar a detenção de um a três anos e multa.

Visitas/ Neste fim de ano, foi estendido o horário de visitas ao Congresso Nacional. Hoje, tem início às 9h30, com saídas dos grupos a cada 30 minutos, e só termina às 20h. A Cantata de Natal será no Salão Negro do Congresso em dois horários: 19h e 21h. Nos dias 24 e 31, começa às 10h30 e se estende até as 15 horas. Em 25 e 1º de janeiro, a porta do Salão Negro será aberta às 13h. O último grupo de visita será fechado às 20h.

Nenhum comentário: