quarta-feira, dezembro 16, 2009

ARI CUNHA

Precatórios sem ordem

CORREIO BRAZILIENSE - 16/12/09

A Ordem dos Advogados do Brasil fica apreensiva com decisão pagando fora de ordem os precatórios devidos pelo governo. O assunto abre leque de surpresa ao ser criada situação que desfaz tudo que se pode comparar com justiça romana. Foi a maneira encontrada para que fossem respeitados os direitos dos cidadãos, mesmo os perseguidos pelo imperador. Supremo Tribunal Federal foi chamado a ser o árbitro diante da situação de calamidade em que ficará o pagamento dos precatórios. A ordem de chegada sempre foi aceita. No início, o pagamento era de uma vez. Depois, foi criada mensalidade, para que o governo pudesse exercer seu dever. A situação é anômala e o poder de amizade vai influir em favor dos devedores amigos.

A frase que foi pronunciada
“Mãe, Papai Noel sobe a escadinha para roubar?”
Pedro Mendes, 5 anos, vendo a decoração nos prédios de Brasília

Aquecimento
Muitos anos atrás, os países ricos destruíram árvores dos países cheios de selvas no mundo. Recolheram madeira de lei, venderam caro e formaram gabinetes de governos e pessoas ricas com os melhores lambris que até hoje enaltecem os aplicadores. O Universo hoje enfrenta dificuldades, sentindo o aquecimento do planeta. Forma-se a briga. Anos de discussão e não se decide a participação na reconstrução do mundo.

Bernardo Sayão
Desbravador do sertão, a 60 anos morria Bernardo Sayão. Brasília parou. Árvore enorme da Amazônia matou o homem do trabalho. 2010 será o ano de lembranças do homem de botas e camisas que fundou cidades e foi chamado por Juscelino para construir o impossível que deu certo.

Dois lados
Todos os dias surgem declarações de autoridades. O ministro da Justiça alega que crime contra a humanidade não tem vencimento. Jornais, revistas e televisões estão sempre falando do que aconteceu ao tempo dos militares. Foram mortos muitos guerrilheiros. A moeda tem duas faces. Só está revelada uma. Falta saber dos militares e familiares que foram mortos de maneira bárbara. Esse é um levantamento que não pode ser esquecido.

Trem-bala é mito
Construir trem-bala ligando o Rio a São Paulo é um desmantelo. Locomotivas e vagões há nas prateleiras para vender. Equipamento eletrônico, que é desenhado para cada caso, custa o que só governo pode pagar. Linha suspensa, sensores de tempo, vento e chuva são dirigidos da central de computadores. O piloto é obediente ao mando dos salões onde estão as máquinas. O Nordeste fica longe, tem mais facilidade para atuação. Depois disso, será possível se pensar numa distância de 400km e 900m acima do mar.

Verduras
Em pleno Distrito Federal ocorre fato horrível com verduras. Há chácaras que cuidam da produção se livrando de todos os males da saúde. Detalhe é que lavam as verduras em riacho contaminado em Ceilândia, e a vida de todos os usuários está em perigo. Falta orientação mais positiva e penalidade aos irresponsáveis.

Greve na polícia

Não é salário a razão principal da greve na Polícia Civil. O desejo é por maior número de viaturas e pessoal habilitado para o exercício da profissão com respeito e dignidade.

Paz
Tem dado resultado a implantação de Unidades Pacificadoras em comunidades cariocas. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos, o ministro Tarso Genro implanta o Pronasci Olímpico, que vai incrementar os projetos já em andamento. Há perspectiva de investimento para a bolsa de formação de policiais.

Dor
Adelmir Santana sugeriu ao ministro Temporão que o Ministério da Saúde compre medicamentos em grande escala pelo Registro Nacional de Preços. O que não dá é ver centenas de milhares de brasileiros morrerem precocemente aguardando solução na Justiça, afirmou o senador. Além de administrar doença grave e pagar impostos, há que se proteger contra o descaso.

Transparente
Toda a mobilização para encontrar petróleo será compensada. Até onde só tenha água. É que a senadora Rosalba Ciarlini quer aproveitar os poços onde não há o ouro negro. A água é fundamental para melhorar a vida de comunidades carentes. No projeto que apresentou, a senadora sugere que toda a descoberta da água seja comunicada à Agência Nacional de Águas e à de Agência Nacional Petróleo.

História de Brasília
Muita gente que pensa agradar ao ministro da Justiça o está chamando de Oscar Pedrosa D’Horta. Fiquem sabendo que ele não tem nada com esse D, e prefere ser chamado por seu nome verdadeiro, Oscar Pedrosa Horta. (Publicado em 19/2/1961)

Nenhum comentário: