domingo, dezembro 06, 2009

ARI CUNHA

Pragas da natureza também humana

CORREIO BRAZILIENSE - 06/12/09


Cupim é uma praga em Brasília. Basta andar pelo cerrado e ver as enormes colônias espalhadas. Uma técnica caseira simples dá resultado. Corta-se uma garrafa de refrigerante PET. A parte do gargalo fica de cabeça para baixo, dentro da parte maior, formando um V. É só procurar a trilha das formigas e enterrar a PET de modo que a borda fique um pouco mais baixa que o chão. Assim, a formiga anda na trilha e cai na armadilha. Como escorregou pelo gargalo, não há como sair. Interessante notar que, com 20 garrafas espalhadas pelo terreno, os cupins vão diminuindo. A parte interessante é que as cortadeiras não regressam e o comandante do formigueiro envia as crias menores para fazer o serviço. Exatamente como os bandidos do morro Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Eles usaram uma garota de 15 anos, uniformizada, para transportar um fuzil para traficantes de outra favela, no Complexo do Alemão. É ação dos bandidos contra a polícia pacificadora, que tem inibido ações criminosas.


A frase que não foi pronunciada

“O que ganhamos em autoridade, perdemos em liberdade.”

» Político brasileiro que ainda não nasceu.



Mudanças
» Celebrando a Semana Nacional de Justiça, diretores e reitores assinam o compromisso de acrescentar na grade de disciplinas de cursos de direito vários métodos alternativos para a conciliação. Entre eles, arbitragem, negociação e mediação.

Consumidor
» Audiência pública importante amanhã no Senado para a criação da Lei Geral das Agências Reguladoras. A Comissão de Infraestrutura quer regulamentar a ação dessas instituições. Para o consumidor, é uma reunião importante, já que caberia às agências protegê-lo também como contribuinte.

Diferente
» Plantar soja na região amazônica parece absurdo. E é. Na Conferência do Clima em Copenhague, representantes do agronegócio vão mostrar estratégias como a moratória da soja, que proíbe a compra do grão.

Parabéns
» Responsável pela modernização de setores estratégicos da administração pública, o Serpro comemorou 45 anos de serviços prestados ao país. O Serviço Federal de Processamento de Dados é vinculado ao Ministério da Fazenda. Onze mil servidores trabalham para facilitar a vida dos brasileiros.

Escoteiros na Antártida
» Três jovens brasileiros foram selecionados para conhecer o continente gelado. Eles desenvolveram projetos de ação ecológica. Gabriel de Souza, Pâmela da Silva e Daniel Rodrigues não conseguiram traduzir a experiência. Só garantiram que nunca mais vão esquecer o aprendizado.

Matriz
» Câmara decide em comissão o uso de energias renováveis na matriz energética do Brasil. Solar e eólica são as mais cotadas. O deputado Fernando Ferro propôs um fundo de financiamento para pesquisas, além de incentivo fiscal e tributário. Há também a novidade de se tornar obrigatória a placa de energia solar em residências até 2014. O Senado vai analisar o projeto.

Banco
» Depois da experiência americana com crédito imobiliário, o país tem que ter cautela. A Caixa anuncia um recorde no mês de novembro. Liberou R$ 39 bilhões só em 2009. Como diz o filósofo de Mondubim, “quando a oferta é demais, o santo desconfia”.

No prato
» Uníssono o discurso no Senado pela moralização do Governo do Distrito Federal. O senador Pedro Simon bateu na tecla da impunidade como fonte inspiradora das falcatruas. A corrupção no Brasil daria para comprar um panetone para cada habitante do planeta, afirmou Cristovam Buarque. Pode ser que a situação melhore. Só depende dos senadores e deputados votarem a reforma política.

Falcatrua
» Mercados de Brasília reciclam produtos perecíveis. Embalagens com calabresa, presunto e queijo são trocadas quando vencidas. A ordem recebida é trocar e etiquetar novamente. Todos sabem, mas só o consumidor não vê.

Pés e cabeça
» Vários jogos de decisão do Campeonato Brasileiro de futebol esvaziaram as missas nas tardes de domingo. Agora a meninada que vai fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio vai amargar a distância da TV quando acontece a última rodada do Brasileirão. Alguns desistiram do teste por não ter preparo emocional para se desvencilhar dos jogos. Assim é o nosso país.


História de Brasília

Há vários meses está instalado um posto Shell na Superquadra 307, sem que até o momento tenha funcionado, um único dia. Deveria estar em serviço desde 4 de outubro, e, até agora, nada. Uma particularidade interessante é que os aferidores já renovaram as marcações de suas bombas pela terceira vez, isso em virtude dos três últimos aumentos verificados no preço da gasolina. (Publicado em 18/2/1961)

Nenhum comentário: