sexta-feira, novembro 06, 2009

VINÍCIUS TORRES FREIRE

Um tabu e uma atração fatais

FOLHA DE SÃO PAULO - 06/11/09


Ofensiva da Fazenda, ainda tida como "exótica", mas não muito, ajuda a derrubar o tabu sobre o debate cambial

O MINISTRO Guido Mantega disse ontem em Londres que quer evitar o "excesso de atração fatal" pelo Brasil. Referia-se ao eufórico e inopinado amor do mundo endinheirado pelo Brasil, que ameaça criar bolhas e exageros de valorização do real. Releve-se o fato de que uma atração fatal, como diz a palavra, é mortal; portanto, o ministro parece querer evitar uma morte exagerada por overdose amorosa de dólares. Mas passemos. Anteontem, em Nova York, o secretário de Política Econômica de Mantega e inspirador intelectual do ministério, disse que um dólar em torno de R$ 2,10 seria adequado para o crescimento do país. Ontem, esta Folha noticiou que a Fazenda deve baixar mais normas que pretendem afetar o câmbio (como emissão de mais dívida pública em reais, no exterior, e fazer com que os bancos captem mais dinheiro de longo prazo no mercado doméstico). A Fazenda reafirma, pois, que quer tomar o controle do câmbio ou, ao menos, da discussão a respeito.
Logo depois da taxação do investimento externo em carteira (via IOF), engolida a seco e com desgosto pelo Banco Central, o presidente do BC, Henrique Meirelles, passou a dizer que estuda medidas para liberalizar mais o fluxo de capitais.
Economistas de bancos e consultorias privados, como de costume, preferem que o BC conduza a discussão, o que têm explicitado em seus relatórios. Por exemplo, análise escrita nesta semana por Sérgio Vale, da consultoria MB Associados, dizia o seguinte. "Por um lado, isso [medidas como o IOF] traz a incerteza de que a Fazenda possa continuar fazendo experiências, e o medo de que essas experiências possam ser exóticas. Por outro lado, força o BC a entrar na discussão, o que é positivo, pois dá um caráter mais técnico e com soluções mais interessantes, como a possibilidade de fundos de pensão investirem lá fora ou a diminuição da cobertura cambial para exportações."
Diga-se de passagem que, no mesmo comentário, Vale introduz uma análise ora pouco usual sobre o câmbio: o real forte, ou o dólar raquítico, não é um destino inelutável. Vale argumenta que o dólar deve se valorizar, pois: 1) O comércio mundial vai se reerguer e vai aumentar a demanda pela moeda americana; 2) Os juros americanos terão de subir; 3) O deficit externo americano deve ir a quase zero em dois ou três anos. No Brasil, o deficit externo deve ir a 3,5% e além, o que deve impor um piso à valorização do real. De resto, os candidatos favoritos à Presidência parecem mais intervencionistas do que Lula em matéria cambial, o que levaria o mercado a antecipar a depreciação.
A análise mais comum, porém, é ainda a do real cada vez mais forte.
Um tanto curiosamente, banqueiros brasileiros, em conversas reservadas, acham que isso é mesmo um problema para a indústria e/ou o crescimento (no que divergem, digamos, de seus economistas), embora temam também que o governo possa aparecer com medidas "exóticas", como escreveu Vale.
Resumo da ópera: 1) Discutir o que fazer do câmbio deixou de ser tabu, mesmo na finança; 2) O balanço de forças nas discussões de política econômica muda cada vez mais para o lado da Fazenda.

Nenhum comentário: