quinta-feira, novembro 19, 2009

TODA MÍDIA

Lágrimas lá

NELSON DE SÁ

FOLHA DE SÃO PAULO - 19/11/09


No topo das buscas pelo Yahoo News, com foto, despacho conta dos "espectadores de olhos molhados"

O espanhol "El País" deu o enunciado irônico "Lula da Silva, presidente do Brasil... e herói de cinema" e anotou que "é difícil não se emocionar". O "Variety", antes, já previa "grande bilheteria". Pelas agências, a americana AP ressaltou o "tumulto de políticos, espectadores e manifestantes" na estreia em Brasília.
A chinesa Xinhua deu que Lula não viu, mas pediu que "toda a sua equipe fosse convidada, garçons, secretárias".
Na France Presse, "deixou a plateia em lágrimas e alguns críticos prevendo glória de Oscar". A italiana Ansa destacou Lula se dizendo mais "bonito" que o protagonista.
Por outro lado, a alemã DPA e o site da BBC deram atenção à "polêmica", ouvindo a oposição.

QUEM MANDA
Abrindo a escalada do "Jornal Nacional", "Supremo autoriza extradição de ex-terrorista, mas discute ainda de quem será a palavra final, do próprio Supremo ou do presidente". A manchete da Folha Online já anunciava então que "STF decide que Lula dará a palavra final sobre Battisti".
Antes, na Folha Online, "Mendes defende que decisão final sobre Battisti seja do STF". Em fim de mandato, Gilmar Mendes, na transmissão ao vivo pelos portais, chegou a argumentar com o "ativismo jurídico" do Supremo.

QUEM MANDA LÁ
Lula e a argentina Cristina Kirchner, via agências, reafirmaram não aceitar a eleição organizada por Honduras para a semana que vem, ainda sob governo golpista.
Por outro lado, o "Washington Post" postou que o presidente "de facto" Roberto Micheletti saudou o Supremo e o Congresso por não decidirem a tempo de Manuel Zelaya voltar ao poder antes da eleição. Ele diz que "todas as instituições estão trabalhando juntas para resolver a situação".

QUEM MANDA LÁ 2
O novo enviado do Departamento de Estado dos EUA já indica apoio americano à eleição sob governo golpista.
Mas a AP alerta que "Washington pode se ver em confronto com vários países latino-americanos se reconhecer a eleição".
Por outro lado, Lula e Kirchner, no destaque da espanhola Efe, cobraram "garantias de que a ação dos EUA vai se limitar à Colômbia", no acordo de bases que assinaram.

AOS NEGÓCIOS
O blog de Sérgio Dávila no UOL informa que, "seguindo a tradição" da diplomacia americana, a ex-secretária de Estado Condoleezza Rice abriu uma empresa de "consultoria estratégica internacional".
O RiceHadley Group LLC "terá como foco ajudar empresas americanas, especialmente em emergentes chave como China, Índia, Brasil, Oriente Médio e outros".

DESIGUALDADE
Navi Pilay, alta comissária da ONU para direitos humanos, postou no Huffington Post sobre sua visita ao Brasil. Elogiou leis e projetos, mas denunciou a resistência à sua "implementação", o que não permite aos afro-brasileiros "competir em igualdade de condições".
E cobrou enfrentar "abusos do período militar", citando a tortura, "crime contra a humanidade".

37 PONTOS A 11
Segundo o Radar, a novela "Viver a Vida" (Globo) freou o avanço de audiência de "A Fazenda" (Record) na terça. Dia em que a protagonista negra se ajoelhou para ser estapeada, em cena explorada o dia todo, em chamadas.

Nenhum comentário: