quarta-feira, novembro 11, 2009

TODA MÍDIA

Israel & Palestina

NELSON DE SÁ

FOLHA DE SÃO PAULO - 11/11/09


As agências vinculam a visita do presidente de Israel à do presidente do Irã.
E avaliam que "sublinha a ambição do Brasil de ter um papel mediador, parte da aspiração de um perfil internacional à altura de seu peso econômico crescente". Na cobertura israelense, o foco é outro. Na submanchete on-line do "Jerusalem Post", "Shimon Peres tenta cortejar velho amigo Mahmoud Abbas", o presidente da Autoridade Palestina que anunciou que não vai se candidatar à reeleição, reagindo à aceitação das colônias judaicas pelos EUA.
A submanchete on-line do "Haaretz" foi na mesma linha, mas ressaltando seu pedido de apoio da Síria. Abbas, destacam os sites, "visita o Brasil no fim do mês".
Ao fundo, na home do "Financial Times", a editora de Oriente Médio avisou que a recusa de Abbas é séria e "mostra como se extinguiu rápida e dramaticamente a esperança em Obama".

UM ANO DEPOIS
Na capa da revista "Valor Investe", por Raquel Balarin, "a história não contada do ataque ao Unibanco". Relata "os episódios dramáticos que aceleraram a fusão com o Itaú", dez dias depois, e a "tática de guerra no mercado para segurar os preços das ações". Destaca, a certa altura, que a "CVM investiga se a recompra de ações foi simultânea às negociações com o Itaú"

FED FRACO
Na manchete on-line do "Financial Times", com enunciado significativo, "Projeto dos bancos busca retirar poderes do Fed".
O "Wall Street Journal" foi mais simpático, dizendo que a reforma do senador democrata Chris Dodd, de Nova York, "busca mudanças ambiciosas", com a restrição da "regulação" do setor financeiro a uma só instituição.

TAIWAN & BRASIL
O "FT", que agora segue em tempo real o mercado financeiro do Brasil, postou que o dólar fraco "amplifica lucros", daí a alta na Bovespa. Avisa que pode mudar.
E o site financeiro Seeking Alpha destacou que "Taiwan dá uma de Brasil" (pulls a Brazil). A Comissão de Supervisão Financeira do país adotou restrições à movimentação de capital externo.

DE FORMA A IMPEDIR
Na manchete do "Valor" de ontem, "Bancos fecham operação de R$ 6 bilhões para Telefônica".
É para a empresa espanhola elevar sua oferta de compra da tele paranaense GVT, "segundo as instituições financeiras, de forma a impedir que a francesa Vivendi entre no Brasil". Ecoou por Bloomberg e demais. A operação tem como "bancos líderes" Bradesco, HSBC, Banco do Brasil e Votorantim.

ASPECTOS
O site Teletime deu que "o Ministério Público abriu consulta pública a todos os que tiverem considerações e informações sobre a aquisição da GVT pela Telefônica, 'aspectos concorrenciais'".

TELEPÃO
E o site Blue Bus destacou, a partir do post de um consultor, que "o Pão de Açúcar, maior rede de supermercados do país, está se preparando para se tornar uma operadora de telefonia móvel".

GUERRA MODERNA
No lançamento do game Modern Warfare 2, ontem nos EUA, o "WSJ" entrou na fila e elogiou o jogo "complexo e visualmente excitante", mas alertou que estimula a matar civis. E tem favela do Rio por cenário

PARA NEGÓCIOS
Em longa reportagem com a foto acima, o "NYT" destaca o "influxo de dinheiro de negócios no Rio", que com os Jogos se torna "cada vez mais um destino sério de empresários", concorrendo com São Paulo.

Nenhum comentário: