sexta-feira, novembro 20, 2009

PAINEL DA FOLHA

Salvo-conduto

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 20/11/09

Segundo relato de auxiliares próximos, foi durante a viagem à Itália, no final de semana passado, que Lula mudou de posição quanto a Cesare Battisti, passando a considerar que o melhor seria obter do
Supremo Tribunal Federal o direito à palavra final sobre o caso.
Sem prejuízo das manifestações favoráveis à extradição do terrorista ouvidas de políticos italianos da direita à esquerda, o presidente recebeu sinalização de que o governo não iria esbravejar caso o STF lhe devolvesse a bola, na prática postergando (e criando incerteza sobre) o desfecho da novela. Nos dias que antecederam o julgamento de quarta-feira, operadores do Planalto atuaram fortemente no Supremo para chegar ao resultado desejado por Lula.


Fora do ar. Henrique Meirelles não gravará participação no programa do PMDB a ser exibido na próxima quinta. O presidente do Banco Central disse a correligionários que uma coisa é ser filiado, outra, pronunciar-se politicamente estando no cargo.

Ficando. Pós-encrenca na troca do diretor Mario Torós, Meirelles passou a emitir repetidos sinais de que pretende permanecer no comando do BC até o fim de 2010, abdicando de disputar a eleição.

RT. Arquidesafeto de Lula, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) postou no Twitter link para vídeo de evento no Planato em 2003: "Vejam o presidente, em carne e osso, agradecendo a minha colaboração para o aperfeiçoamento do programa Bolsa Família".

Fazer... Dilma Rousseff enfrentará saia-justa na eleição interna do PT neste domingo. A ministra votará no Rio Grande do Sul, hoje dividido entre os candidatos Raul Pont, da Mensagem, e Marcel Frison, que tem o apoio da Construindo um Novo Brasil.

...o quê? Pont é o candidato do presidente do PT gaúcho, Olívio Dutra, de cujo governo Dilma foi secretária. Mas ela vem sendo pressionada a dar declaração de apoio a Frison.

Engorda. A festa de fim de ano do PT, no dia 8 em Brasília, servirá para reforçar o caixa do partido. Convites de R$ 50 a R$ 5.000 estão à venda.

Versão power. Durante reunião da Executiva do PV, ontem, Marina Silva disse que a "interpretação de pesquisas pode criar fatos" e que "o uso das máquinas tenta projetar uma eleição plebiscitária". A pré-candidata vem sendo pressionada pelos verdes a "aparecer mais".

Lava-rápido. Deputados discutiam na comissão de mudanças climáticas quando alguém citou Hugo Chávez. Fernando Gabeira (PV-RJ) observou que tem muitas divergências com o presidente venezuelano, menos uma: "Acho que banho tem de durar no máximo três minutos".

Pressão 1. Contrariados com o fracasso do esforço de derrubar foro privilegiado, líderes do PR ameaçaram retaliar barrando a emenda constitucional dos precatórios.

Pressão 2. Ainda no que diz respeito aos precatórios, há quem aponte descompasso entre o líder da bancada do DEM, Ronaldo Caiado, que não demonstra pressa, e o correligionário Gilberto Kassab, advogado maior da aprovação do texto. Caiado defende urgência na definição do candidato do PSDB. Kassab, pró-Serra, está em outra.

Ai meu Deus! Ontem, em meio ao "apagão" no sistema da TAM em São Paulo e no Rio, passageiros lembravam ter recebido da empresa, dias antes, e-mail noticiando a conclusão "com sucesso da migração para a plataforma tecnológica da Amadeus".

Visita à Folha. Luiz Lara, presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Marcelo Parada, da Comunicação e Estratégia.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

"O presidente Michel Temer instituiu a pauta do susto. Cada semana é uma surpresa."
Do deputado GUSTAVO FRUET (PSDB-PR), sobre a inclusão, em cima da hora, da proposta que acaba com o foro privilegiado, ao final derrotada na noite de anteontem.

Contraponto

O roto e o rasgado


Em reunião ontem da Executiva Nacional do DEM, a conversa girava em torno do apagão quando o deputado Roberto Magalhães (PE) perguntou em tom indignado:
-Eu queria saber se é verdade que o governo colocou um engenheiro agrônomo na diretoria-geral de Itaipu!
Vários dos presentes confirmaram que sim, era essa a formação do petista Jorge Samek. E o deputado Eduardo Sciarra (PR) acrescentou uma advertência:
-Mas é melhor a gente não falar nada...
Diante do olhar intrigado de Magalhães, ele completou:
-É que no governo do Fernando Henrique o diretor-geral de Itaipu era o Euclides Scalco, farmacêutico...

Nenhum comentário: