sábado, novembro 14, 2009

PAINEL DA FOLHA

Dia de fúria

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 14/11/09

Confrontados com a irritação exibida por Dilma Rousseff em entrevista coletiva anteontem sobre o apagão, aliados envolvidos na preparação da campanha avaliam que, se a ministra já mudou muito em alguns aspectos, aceitando delegar a maioria das tarefas de governo para mergulhar na agenda de candidata, ainda tem dificuldades de outra natureza.
Apoiadores atribuem o tom contrariado e professoral de Dilma na entrevista ao fato de que o tema "pega na veia" da ministra. As mesmas pessoas, porém, lembram que durante a campanha haverá um assunto desses por dia, e que ela terá de aprender a "moderar a intensidade". Só que, por enquanto, "ninguém tem coragem de dizer isso a ela", admite um assessor.




Sacou? Um governista resume a diferença entre Dilma Rousseff (Casa Civil) e Edison Lobão (Minas e Energia) no enfrentamento do apagão: "Ela entende do assunto, mas não se controla. Ele se controla, mas não entende".

Dúvida. Quem conhece os sinais de Lula diz que o presidente não se sente seguro com Lobão à frente do caso.

Rubro-verde. O PV criou comissão para negociar aliança com o PSOL de Heloísa Helena (AL), que ontem manifestou apoio à candidatura de Marina Silva (AC). "Vamos viabilizar uma forma de estarmos juntos. Além da amizade, essa declaração vale pela intenção de voto", diz Marina.

Trio. Um assessor palaciano resume o perfil da delegação brasileira que irá à cúpula do clima em Copenhague: uma articuladora (Dilma), um negociador (Celso Amorim) e um agitador (Carlos Minc).

É guerra. O site oficial do governo de Mato Grosso traz um artigo intitulado "Governo José Serra continua lesando o Brasil". Assinado pelo secretário estadual da Fazenda, Éder Moraes, o texto acusa o presidenciável tucano de fazer "vista grossa" à prática de grande lojas de departamento que, estabelecidas em outros Estados, faturam produtos em SP via internet.

Lembrete. O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), é apoiador de primeira hora da candidatura de Dilma.

Missão. Jilmar Tatto (PT-SP) foi o escolhido para liderar o bloco governista na CPI do MST. Será relator ou presidente da comissão. O outro cargo ficará com o PMDB.

Castigo. O deputado Devanir Ribeiro (SP) defende que o PT adote medida disciplinar contra o senador Paulo Paim (RS), autor de projetos pró-aposentados que vêm tirando o sono do governo pelo potencial de dano às contas públicas. "Ele não tinha o direito de causar embaraço tão grande. Tinha pelo menos de discutir antes com o partido."

Quebra essa. Faltando pouco mais de uma semana para a visita de Mahmoud Ahmadinejad ao Brasil, o Itamaraty enviou ontem ao Congresso um pedido para que o presidente iraniano seja recebido nas Casas. O sinal verde ainda não é dado como certo.

Data e local. O acordo entre Brasil e Estados Unidos para que a Embraer venda cem aviões Supertucanos aos americanos deve ser fechado na primeira semana de dezembro em Washington.

Rural 1. O TCU determinou nesta semana que a Anara (Associação Nacional de Apoio à Reforma Agrária), ligada ao MLST de Bruno Maranhão, devolva R$ 2,2 milhões aos cofres públicos. Maranhão ganhou notoriedade ao liderar, em 2006, a invasão da Câmara dos Deputados. Rural 2.O tribunal apontou "falhas graves" na prestação de contas da ONG relativa a repasses realizados pelo Incra entre 2005 e 2006. A ligação da entidade com a invasão do Congresso foi detectada pela Procuradoria do Ministério Público no TCU.

com SÍLVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

Serra ignorou o resultado da eleição interna e colocou na reitoria da USP um ex-assessor de seu secretário Aloysio Nunes Ferreira. E depois dizem que o PT aparelha.

Do deputado CARLOS ZARATTINI (PT-SP), sobre o fato de o governador ter escolhido o segundo colocado, João Grandino Rodas.

Contraponto

Teoria conspiratória Oriundo do setor elétrico, Delcídio Amaral (PT-MS) fez na quarta-feira um discurso para tratar de questões técnicas relativas ao apagão da véspera. Em dado momento, o senador mencionou o Erac (Esquema de Rejeição e Alívio de Carga), sistema de proteção existente nas usinas.
Ao ouvir a sigla desconhecida, Wellington Salgado (PMDB-MG) fez cara de reprovação e sugeriu:
-Olha, eu acho que nós temos que mudar esse negócio de Erac. Erac é quase Heráclito...
Ele se referia ao colega Heráclito Fortes (DEM-PI).
-Quando Vossa Excelência disse que o sistema se chama Erac, pensei: o que a oposição teve a ver com isso?

Nenhum comentário: