sexta-feira, novembro 13, 2009

LUIZ GARCIA

Sem negativa de autoria

O GLOBO - 13/11/09

A Liga Independente das Escolas de Samba ofereceu uma festa para os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio. Não foi ato inédito: a Liesa costuma ser hospitaleira e generosa com setores do poder público. E até hoje as suas gentilezas não tiveram qualquer consequência custosa para os beneficiados.

Deveriam ter. A liga é controlada, sem qualquer disfarce, pelo jogo do bicho. E este não é apenas uma loteria popular: funciona como lavanderia de dinheiro para quadrilhas organizadas que se dedicam a atividades criminosas nem um pouco inocentes. Mais de uma vez, chefões dessa máfia tropical responderam a processos, inclusive por homicídios, e foram presos — os mais poderosos, por menos tempo do que mereciam.

Tudo isso é história velha. O que não torna menos merecedor de atenção o fato de que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio se deu ao desplante de pedir à Liesa que financiasse uma festa de gala para diversão e encantamento de desembargadores, coroando uma cansativa reunião do Colégio de Presidentes dos TREs.

Enfatize-se: não se aceitou uma oferta, a festa foi pedida, humildemente mdash; de chapéu na mão, como se dizia no tempo antigo. Os bicheiros foram procurados pessoalmente pelo desembargador Alberto Motta Moraes, então presidente do TRE.

Generosamente, a Liesa financiou show e coquetel na Cidade do Samba, em agosto passado. Não houve sequer o pudor de fazer a coisa na moita. “Fiz e faria de novo”, disse outro dia Motta Moraes.

Se alguém perguntar aos bicheiros, provavelmente ouvirá a mesma resposta. Talvez tenham a cautela formal de não informar o que esperavam em troca de sua generosidade.

Com alguma ingenuidade, podese admitir que apenas acharam que pagar a festa dos juízes era um gesto de relações públicas inofensivo e gratuito. Afinal, eles não têm uma reputação a defender.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Britto, participou da reunião oficial, mas não foi à festa, como fez questão de informar, embora não tenha dado opinião sobre o pedido feito aos bicheiros. Nem sobre o detalhe de que dois dos chefões dos bandidos, Aniz Abraão David e Luizinho Drummond, foram elogiados por Motta Moraes, em discurso na festa.

O caso ainda pode ter consequências, já que o Conselho Nacional de Justiça anunciou uma investigação. Na verdade, pouco existe para ser apurado: não há, como se diz em linguagem forense, negativa de autoria.

Mas, se vier punição, será a primeira vez que esse tipo de ligações tão indevidas quanto perigosas terá o tratamento que merece

Nenhum comentário: