quinta-feira, novembro 05, 2009

DIRETO DA FONTE

Ecos tardios

SONIA RACY

O ESTADO DE SÃO PAULO - 05/11/09


Grupos neonazistas que atuam no Brasil podem estar mais bem articulados do que imagina nossa vã sociologia. Marcelo Itagiba, da comissão da Câmara que investiga o tema, descobriu conexões interestaduais entre organizações.
Quando terminar seu relatório, o deputado pedirá que a Polícia Federal faça investigação nacional.

Ecos tardios 2
A partir de documentos do Itamaraty, Itagiba também estuda a nebulosa passagem pelo Brasil de Franz Stangl, responsável pelo campo de concentração de Treblinka, na Polônia.
Há suspeitas de que o carrasco, que viveu 16 anos por aqui, tenha mantido contato e doutrinado grupos nazistas brasileiros.

Sabático
Aloizio Mercadante, em tour pela Europa, ficou de almoçar com Boni no restaurante do hotel George V, em Paris. Nada, nada de pré-sal no cardápio...

Festa adiada
Fritz Henderson, da GM, não vem mais ao Brasil no dia 9. O cancelamento da venda da Opel o obrigou a viajar para a Europa e adiar encontro com Lula e também com Yeda Crusius.
O que levou José Carlos Pinheiro Neto, da GM brasileira, a constatar: "Dá mais trabalho cancelar uma festa do que montá-la."

Volta por cima
A nova diretoria da Philips recebeu sinal verde da matriz para voltar a investir.
Quer ser a maior em equipamentos médicos de última geração, produzindo por aqui aparelhos de ressonância magnética e de tomografia computadorizada.

Maria Vik Beatriz
Gravura de Maria Bonomi acaba de ganhar companhia de peso. Será colocada ao lado de obras de Vik Muniz e Beatriz Milhazes na casa de um consultor da Tate Modern, de Londres.
Foi comprada durante exposição da artista na Gallery 32.

Mau olhado
Geyse Arruda, a moça do vestidinho curto da Uniban, está mesmo no inferno astral. Foi assaltado, na manhã de terça, o mercadinho Ganha Pouco de Diadema onde a estudante trabalha.
Fidel Pereira, dono do lugar, jura que os dois episódios não têm ligação.

Nenhum ouvido
Comecinho de noite da terça, Michel Temer ameaça encerrar a sessão por falta de quórum. "Encéééeerra!!!", gritou Rita Camata
Petistas acharam que era campanha por Serra e retrucaram: "Diiiiiiiilma!!"
Temer achou melhor recomeçar os trabalhos.

No som e no mapa
O ouvido afiado dos índios, mais a iniciativa dos passageiros de rapidamente soltar o localizador de emergência - ELT - foram cruciais para salvar as nove vidas do C-98 Caravan que caiu quinta passada, em um rio no Amazonas.
Captado por um satélite, o sinal do ELT foi repassado ao Salvaero. Juntando todas as informações, a FAB precisou o local da queda.

Saindo do forno
A morte de Claude Lévi-Strauss não pegou a Cosac Naify de calça curta. A editora, dona de 7 títulos do antropólogo, tem programado o lançamento de O Homem Nu para agosto de 2010.

Plano bê
Enquanto se especula se Madonna e filhos chegam nos próximos dias ao Rio, na paralela é dada como certa a vinda de Beyoncé para o réveillon. A moça já teria até reserva no Copa.

A Rodada rodou
Tudo indica que o governo Lula não acredita mais em Doha e muito menos no Mercosul: empresários paulistas têm sido chamados para opinar sobre acordos bilaterais com o Chile, o México e a África do Sul.

Na frente

Miguel não tirou seu pai Abílio Diniz da rotina diária. Nasceu ontem de madrugada. Veio cheio de saúde, para alegria de Geyse.
Membros do Facebook podem baixar, gratuitamente, uma edição em espanhol do clássico de Claude Lévi-Strauss, Tristes Trópicos.

Fernando Alterio, da Time For Fun, comemora 10 anos do Credicard Hall. Terça, com show de Donna Summer.

Bráulio Mantovani faz imersão total no roteiro de Tropa de Elite 2. Acaba mais uma fase do filme de Zé Padilha, a ser rodado no começo de 2010.

Matheus Nachtergaele parte hoje para NY. Seu filme, A Festa da Menina Morta, será exibido no MoMA.
Começa amanhã o Festival Porto Amazônia, evento gastronômico e cultural sobre os povos da região. No Porto Rubayat, em São Paulo.

A próxima edição do Fashion Rio, em janeiro, ganhou o original tema de... Rio Olímpico e Maravilhoso.
Juiz do Canadá aplicou pena severa em garoto de 12 anos acusado de vandalismo: confiscou seu Nintendo Wii.

Nenhum comentário: