domingo, novembro 08, 2009

CLÁUDIO HUMBERTO

“Tudo favorece à indisposição do governo para a investigação”
SENADOR ÁLVARO DIAS (PSDB-PR), SOBRE OS VAGAROSOS TRABALHOS DA CPI DA PETROBRAS

“INDENIZAÇÕES”, MIL. TRANSPARÊNCIA, ZERO
A Controladoria-Geral da União diz que “fiscaliza anualmente” as indenizações, muitas vezes milionárias, concedidas a “perseguidos pela ditadura” com 53 anos ou menos, “sem encontrar irregularidades” nos critérios da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Mas o distinto contribuinte só saberá quanto pagou e não a quem, na rubrica “pensões”, sem mais detalhes no Portal da Transparência da CGU.
BLINDAGEM
A transparência também é zero no portal do Ministério da Justiça: não exibe valores e a Comissão tenta “enrolar” quando se trata de petistas.
AOS AMIGOS, TUDO
O MJ tentou driblar a notícia da indenização ao ex-sindicalista aloprado Vladimir Poleto, na quinta (5), noticiada em primeira mão nesta coluna.
PAGA E NÃO BUFA
Os dados detalhados da farra das anistias são registrados no Siafi, o sistema de acompanhamento do governo, mas sem nomes.
MAIS UM
O Tribunal Superior Eleitoral deve julgar nesta semana o caso de mais um governador enrolado na Justiça: Ivo Cassol (PP), de Rondônia.
DF ENFRENTA SURTO DE “DOENÇA” DE PROFESSORES
O governo do DF demitiu uma professora que em apenas um ano letivo obteve 22 atestados médicos para justificar ausências de até três dias. A malandragem não é caso isolado: a Secretaria de Educação abriu dezenas de processos semelhantes. Ou é uma misteriosa epidemia: antes de medidas que dificultam a obtenção de atestados médicos, cerca de 20 mil professores se utilizavam desse expediente por ano.
CASOS CAÍRAM
No DF, cerca de 15% dos professores estavam permanentemente sob licença médica. O número caiu agora para 7.800 casos anuais.
MICROFONES
Para neutralizar a alegação de “dores de garganta”, justificando a falta ao trabalho, no DF foram distribuídos 18 mil microfones a professores.
O GRANDE FILÃO
Com aporte externo de US$ 275 milhões, a ex-consultoria HRT Petroleum virou holding: vai explorar 21 blocos na região amazônica.
A TERRA TREME
Que Lula não saiba, senão vai com Dilma lá: a Petrobras e a UnB analisam o subsolo de uma área no sul do Acre, abalada por frequentes tremores e ruídos. Acreditam que possa haver petróleo.
PROMOTORES VÃO...
A casa de marimbondos estará aberta entre os dias 25 e 28 próximos, em Florianópolis (SC), no 17º Congresso Nacional do Ministério Público, reunindo 1,5 mil promotores de Justiça de todo o País.
...DISCUTIR LICITAÇÕES
O Congresso Nacional do Ministério Público vai discutir sua atuação no controle da improbidade administrativa. Os promotores vão debater os aspectos controvertidos das licitações públicas e os contratos administrativos – fontes de desvios de dinheiro público. Lula já confirmou presença.
RABO DE CAVALO
O Brasil cresce para baixo, segundo o chapa-branca Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada. A nova “classe média” ganha até R$ 465. A turma do Ipea sabe quanto custa um plano de saúde?
AGRADECIMENTO
O vice José Alencar agradeceu, durante cerimônia de lançamento da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a “prece nacional” por sua saúde. Contou que recebe mensagens de carinho de todo o País e até ervas curandeiras da Amazônia.
HERÓIS ANÔNIMOS
Funcionários da Fundação Nacional de Saúde consideram “uma limusine” o avião da FAB, que caiu semana passada no Amazonas, matando dois deles. Com nível médio, orientaram os militares.
BARREIRA BRASILEIRA
A empresa de alimentos canadense McCain sofre com as restrições brasileiras a produtos argentinos: desde o dia 20 de outubro, a empresa vende menos de 10% do que vendia antes das proibições.
OLHA O NÍVEL
Irritado com as críticas de um blogueiro catarinense, o vereador Asael Pereira (PSB-SC), que é evangélico, usou e-mail da Câmara dos Vereadores para chamá-lo de “filho da puta”. O caso está na polícia.
PENSANDO BEM...
Qualquer dia terá camelô vendendo avião Rafale. Leva três, paga um.

PODER SEM PUDOR
CÂNTICO É PROVOCAÇÃO
Nem o casamento de Vitor, filho do governador baiano Paulo Souto, em Salvador em 2003, escapou dos constrangimentos sempre provocados pela presença de ACM. O babalaô era só um dos 2.500 convidados e o padrinho foi o líder do então PFL (DEM) na Câmara, José Carlos Aleluia, amigo de Souto e um raro baiano que ousa desafiar a truculência do velho. Quando se anunciou o beijo dos recém-casados, ouviu-se o cântico “A-leluia! A-leluia! Aleluiaaaa!”. ACM deve ter achado que era provocação: irritado, retirou-se da igreja.

Nenhum comentário: