domingo, novembro 22, 2009

CARLOS HEITOR CONY

Tecnologia de ponta

FOLHA DE SÃO PAULO - 22/11/09


Nem tudo está perdido para nós, os brasileiros que desejam chegar ao ranking das grandes potências do século 21. Tivemos há pouco um apagão no abastecimento de energia elétrica, colapso que acontece nas melhores famílias da comunidade internacional. E, aspirando a ter uma tecnologia de ponta, capaz de explicar o acidente, temos recursos avançadíssimos para saber o que aconteceu. Um senador amazonense, por gozação ou por influência das lendas e superstições de seu Estado, lembrou uma consulta à cobra coral, não sei se uma instituição ou entidade esotérica, capaz de explicar as causas e prever os efeitos de qualquer incidente pessoal ou coletivo.

Afinal, a ex-ministra de Minas e Energia, douta no assunto, já deu o caso por encerrado, em contradição com o presidente da República, que até agora não compreendeu o problema e exige explicações dos responsáveis, sem que estes responsáveis possam ser liminarmente culpados. Apelando para um tipo de pajelança, é capaz de ser encontrada uma solução que substituirá a tecnologia de ponta que nos falta. Tudo é possível, dizia constantemente Machado de Assis.

Cultivo um mistério que já foi também mistério nacional. Onde estão os ossos de Dana de Teffé? Para quem não sabe, a ossada da milionária assassinada pelo amante nunca foi encontrada, apesar de o país inteiro levar anos procurando a prova que condenaria o assassino. Foi um problema nacional, não houve osso de galinha ou de cachorro que não fosse levado aos laboratórios. Tenho para mim que enquanto não forem localizados, nada dará muito certo para o Brasil. Com a ajuda da cobra coral lembrada pelo senador amazonense, é possível que esse mistério – como o do apagão – seja resolvido.

Nenhum comentário: