sexta-feira, novembro 13, 2009

BRASÍLIA - DF

São Paulo se basta


Correio Braziliense - 13/11/2009



Para a maioria dos políticos paulistas, São Paulo se basta. A política nacional parece um estorvo. Precisaria ser domada. Como? Ora, com os votos de São Paulo e do Sul Maravilha. Qualquer tucano de São Paulo acredita que a sucessão presidencial de 2010 se decidirá às margens do Tietê e seus afluentes. Com a adesão de Minas, é claro. Mas foi assim que a vaca foi para o brejo na Revolução de 1930, que pôs um ponto final na política do café com leite da República Velha.

Por que o comentário? Por causa da estratégia do governador José Serra (PSDB) na sucessão de Lula. É até simplória. Consiste em esperar o prazo de desincompatibilização dos cargos públicos (março de 2010) para decidir se será candidato a presidente da República ou à reeleição ao Palácio dos Bandeirantes. O governador paulista chama isso de sangue frio, mas não passa de cálculo político pragmático: seu objetivo será determinado pela correlação de forças na hora derradeira de deixar o cargo. Só o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acredita que Serra está condenado a ser candidato a presidente da República porque não teria motivação para administrar São Paulo por mais um mandato.

Tom maior



Quem de fato se movimenta como candidato a presidente da República no PSDB é o governador de Minas, Aécio Neves (foto), que subiu o tom das críticas ao governo Lula para fugir da armadilha que lhe está sendo imposta pela cúpula da legenda. O imobilismo do PSDB neutraliza as possibilidades eleitorais de Aécio, que extrapola a coalizão de oposição com o DEM e o PPS, ao arrebanhar apoios na base governista. Para o governador mineiro, a longa espera por uma decisão de Serra pode ser mortal. É por isso que partiu para a polarização com o PT e sua candidata, Dilma Rousseff.

Aposentados

Aliado inesperado do governo na questão da Previdência, o deputado Arnaldo Madeira (foto), do PSDB-SP, garante que não há perdas de redimentos para aposentados e pensionistas de 1995 até hoje. Segundo ele, o piso dos aposentados teve um aumento real de 112,10%, ou seja, mais que dobrou de valor. Os benefícios acima do piso, mesmo com o fator previdenciário, tiveram um reajuste real de 19,85%, graças, sobretudo, ao aumento real de 20,40% de 1995.

Escola




O governador em exercício Paulo Octávio anunciou ontem que o dinheiro arrecadado com a venda de 14 apartamentos funcionais do GDF na Asa Sul do Plano Piloto será destinado à construção de uma unidade educacional na expansão de Ceilândia. São
R$ 12milhões

Batalha

As bancadas dos estados produtores de petróleo tentarão, no plenário, retirar as chamadas áreas estratégicas do marco regulatório do pré-sal, previstas no parecer da partilha. O dispositivo dá poderes à União de enquadrar campos fora do pré-sal no regime de partilha. Rio de Janeiro e Espírito Santo temem perder milhões em participações especiais.

Naval/ Esquenta a disputa entre os concorrentes no programa F-X2 da Força Aérea Brasileira (FAB). A francesa Dassault garante o que seu avião de caça Rafale é o único dos três capaz de operar no porta-aviões São Paulo, o antigo Foch francês adquirido pela Marinha brasileira. Os suecos estudam a aptidão de seu Saab Gripen NG para a função. O F-18 Super Hornet da americana Boeing, porém, necessita de um navio com pista de pouso mais extensa.

Estágio/ A Saab levou 20 engenheiros da indústria paulista de aeronáutica Akaer para integrarem a equipe encarregada de desenvolver a fuselagem e a asa do futuro Gripen NG, concorrente no F-X2. Como o caça ainda está em desenvolvimento, os suecos decidiram antecipar o treinamento de especialistas nacionais na fase que consideram mais crítica em termos de prazos.

Rede/ Executivos da Boeing têm percorrido indústrias brasileiras em busca de parceiros para integrarem a rede de fornecedores do F-18 Super Hornet, caso sejam os escolhidos pela FAB no F-X2. A empresa americana havia listado 27 pré-compromissos na documentação enviada à Aeronáutica. Na última semana, sondou mais 10 parcerias em São Paulo e cinco em Minas Gerais.

Pagamentos/ Com sobra de caixa, a Mesa do Senado pretende antecipar o pagamento do 13º salário dos servidores da Casa. A data deve ser anunciada até a próxima semana. Na mesma onda, o GDF também estuda a antecipação do 13º salário e do pagamento de dezembro.

Militância/ A escolha dos novos dirigentes nacionais, estaduais e municipais do PT, na semana que vem, vai mobilizar um exército de militantes. Para os cargos de direção, disputam 110 mil petistas. Na maioria dos estados, a disputa decidirá o futuro de candidaturas majoritárias e alianças.

Azebundsman/ A propósito da citação dos curdos, na coluna de ontem, são apenas 7% da população do Irã ( e não 20%), mas representam 20% do grupo étnico de 36 milhões de pessoas. São 20% da população da Turquia; de 17% a 20% da população do Iraque; 8% da Síria; e 1,7% da Armênia, onde são o segundo grupo étnico.

Nenhum comentário: