quarta-feira, novembro 11, 2009

BRASÍLIA - DF

Medo dos velhinhos


Correio Braziliense - 11/11/2009




O lobby dos aposentados pela derrubada do “fator previdenciário” e pelo reajuste das aposentadorias com base no salário mínimo é o assunto que mais preocupa a bancada governista. Muito mais do que a polêmica sobre a partilha do petróleo da camada pré-sal entre a União, estados produtores e estados não produtores. Há amplo entendimento na Câmara de que a aprovação das duas propostas pode quebrar a Previdência, como teme o governo, mas poucos querem colocar a cara na reta para “votar contra os velhinhos”.
Nove entre cada 10 caciques do PT acusam o senador Paulo Paim (PT-RS), autor dos dois projetos aprovados no Senado, de estar mais preocupado com a própria reeleição. “Esse Paim vive criando problemas para o governo, a proposta não tem cabimento”, reclama o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), ex-diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e amigo do presidente Lula. O senador petista não se faz de rogado. Na tribuna do Senado, um dia sim outro também, discursa pressionando os colegas da Câmara a aprovar suas propostas. Não dá bola às críticas: “Não tem uma cidade no Brasil, hoje, que não esteja debatendo a questão dos idosos, aposentados e pensionistas”, argumenta.

Pacífico

O presidente do Peru, Alan Garcia, enviou carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na qual propõe um protocolo de paz e segurança — espécie de pacto de não agressão — para a América Latina. O documento, trazido pelo ministro peruano dos transportes, Enrico Cornejo, manifesta a preocupação de Garcia com a corrida armamentista em curso no continente. Lula tem viagem marcada para o Peru em 11 de dezembro.

Complicou

Eleição que parecia no papo da oposição fica cada vez mais complicada: no Paraná, o PSDB não decide quem será o candidato da legenda. O prefeito de Curitiba, Beto Richa, e o senador Álvaro Dias continuam se estranhando. O Palácio do Planalto, cada vez mais, aposta numa aproximação entre o governador Roberto Requião (PMDB) e o senador Osmar Dias (PDT).

Estripador



O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (foto), do PDT-SP, faz autocrítica de ter reunido numa só negociação o reajuste das aposentadorias e o fim do fator previdenciário. É preciso discutir uma coisa de cada vez, a começar pelo aumento dos benefícios do INSS. O deputado pretende levar a proposta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as demais centrais sindicais. A ideia é jogar a votação para as calendas e o governo conceder um bom aumento das aposentadorias por medida provisória.

Provedores

Estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam a existência de 13,3 milhões de idosos chefiando famílias, a metade delas com um adulto com mais de 21 anos desempregado. Há 27 milhões de aposentados e pensionistas.

Copa



O ministro do Esporte, Orlando Silva (foto), rasgou elogios ao GDF pela agilidade nas obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014. “Fiquei impressionado com o GDF. Os projetos são muito bons, transparentes e estão totalmente alinhados com as exigências da FIFA”, disse. O governador em exercício Paulo Octávio (DEM) aproveitou a deixa para pedir pressa na ampliação do Aeroporto de Brasília.

Heterodoxos

A oposição caminha para a total fragmentação no Rio de janeiro. O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) só garante palanque para a candidata do PV à Presidência, senadora Marina Silva (AC). Deixou órfãos o DEM, o PSDB e o PPS. O prefeito de Caxias, o tucano José Camilo Zito, está firme com o governador Sérgio Cabral (PMDB). E, para complicar mais, o ex-prefeito Cesar Maia (DEM), candidato ao Senado, é pressionado para fazer uma “chapa camarão”, isto é, sem candidato a governador.


Terrestre/ A Agência Nacional do Petróleo (ANP) encampa emenda ao marco regulatório do pré-sal para que seja financiada com 100 milhões dos 5 bilhões de barris de petróleo destinados à capitalização da Petrobras. Os recursos, segundo a proposta, seriam aplicados na recuperação de campos terrestres que hoje têm produção declinante.

Desgraça/ A Procuradoria da República no Distrito Federal instaurou inquérito civil para apurar se “declarações” do ex-diretor de Recursos Humanos do Senado João Carlos Zoghbi trouxeram prejuízos aos cofres públicos. Zoghbi foi demitido, semana passada, depois de responder a uma sindicância interna.

Ordem/ Às vésperas da disputada eleição na Ordem dos Advogados do Brasil em todos os estados, marcada para 16 de novembro, a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) virou tema de campanha na seção da OAB-RJ. A oposição quer saber o porquê de ter viajado para o Rio, em novembro do ano passado, com despesas pagas pela OAB/RJ.

Dinheiro

Apesar de ter sido o pré-sal o motivo da visita à Câmara dos Deputados, os governadores do Nordeste fizeram apelo especial ao presidente Michel Temer (PMDB-SP) pela regulamentação da Emenda 29. O pedido foi subsidiado por queixas de que a União deve elevar sua participação no custeio da saúde.

Nenhum comentário: