sexta-feira, novembro 27, 2009

ARI CUNHA

Energia surpresa


Correio Braziliense - 27/11/2009


Não aparece o responsável pelo apagão que continua irritando a população brasileira. Na vida moderna, não se admite fracasso no fornecimento de eletricidade. Todos os negócios, inclusive do governo, estão enquadrados nas delícias atuais. Governo central nega participação. Ministra Dilma Rousseff, que foi de Minas e Energias, não emite mais uma palavra. Pelo visto, a culpa é de quem paga eletricidade. O povo não reclama, temendo revide, que por acaso já começou. O anúncio de que são necessários R$ 600 milhões por mês para garantir o fim do blecaute fez o silêncio do consumidor. Mas sem engolir o sadismo de quem nega a origem ou põe a culpa no universo. Cidadão guarda constrangimento. Talvez, à chegada das eleições já tenha sumido da memória popular. Não adianta revide. Melhor será procurar governo que grite e não concorde com tudo o que ouve dos subordinados.

A frase que foi pronunciada


“Uma das desgraças do Brasil é precisamente o isolacionismo em que vivem do povo os seus partidos políticos.”
Assis Chateaubriand


Céu
No Rio Grande do Sul, mais de 15 mil pessoas estão fora de casa, por segurança. As chuvas castigam. Oito pessoas morreram. Enquanto isso, no Amazonas, em Manaquiri, o prefeito Jair Souto decretou estado de emergência. A estiagem maltrata. Os dois estados sofrem com alternâncias de chuva e seca ao extremo.

Terra
Manaquiri é um município com atividades importantes em capacitação e treinamento de jovens em vários projetos. O Sebrae Amazonas desenvolve com estudantes e agricultores a produção de óleos essenciais e tubérculos. A iniciativa tem sido importante para a cidadania e independência financeira dos moradores.

Capacitação
Uma pena a Companhia Metropolitana do DF não ter planejado, antes de implementar, o código de conduta dos funcionários do Metrô. As estações em Brasília são impecáveis. Limpas e com boa aparência. O que seria um código de conduta se transformou em código de estética. Vale a capacitação dos funcionários para casos de emergência e o bom atendimento ao público.

Fora daqui
Sai a gripe suína, volta a dengue. O mosquito oportunista encontrou em 17 capitais brasileiras ambiente para se reproduzir. Como as águas que fecham o verão vão até março de 2010, o Aedes aegypti pode ser um cabo eleitoral indesejável.

Pena
Corrupção popular também é notícia. Foi só o Ministério da Educação cruzar os dados dos bolsistas do Prouni com registros federais e estaduais para encontrar 1.700 estudantes que recebiam o benefício irregularmente. As instituições que não assinaram o termo de adesão ao programa também perderão o registro.

Homenagem
Deputados se concentram / aprovam com competência / a lei dos repentistas / Regulamento nas notas / dadas com inteligência / melhora a vida do artista.

Defensoria
Uma boa saída encontrada pelo governo para agilizar o trabalho jurídico. Foi publicada no Diário Oficial uma portaria criando o Programa de Residência Jurídica da Defensoria Pública da União. O programa de pós-graduação com casos práticos institui auxilio de R$ 1 mil e carga semanal de 30 horas.

Renda minha
Tirania financeira. Foi como definiu o senador Antonio Carlos Valadares a concentração dos recursos baseado na pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios. Dos tributos arrecadados, 60% ficam com a União, 25% com os estados e 15% vão para os municípios.

Terceiro Setor
Quase duas décadas depois, atuando como bem entendem, as ONGs passam a ter mais atenção do governo. Para novos registros, vão precisar ter relevância pública e não ter fim lucrativo. Maria Sylvia Di Pietro é coordenadora de uma comissão de juristas que prepara anteprojeto de normas gerais que vão reger esse tipo de atividade de interesse social. Para receber verba pública, o controle da prestação de contas será rígido.

História de Brasília

A continuar assim, o serviço de imprensa do sr. Jânio Quadros passará a exigir, brevemente, o diploma da Casper Libero, o que, convenhamos, fará muita gente se mudar de Brasília. (Publicado em 18/2/1961)

Nenhum comentário: